Carlos Mayer
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Observo nas comunidades do Orkut, Facebook e também aqui no Fórum que muitos proprietários de bicicletas motorizadas equipadas com motorização de 2 tempos tem encontrado dificuldades na hora de ligar o motor, mantê-lo funcionando e até mesmo para tirar a motorizada da imobilidade...
Antes de entrar no mérito devemos levar em consideração alguns pontos:
1º - A grande maioria destes proprietários nunca teve qualquer experiencia com motocicletas, scooters e muito menos com bicicletas motorizadas.
2º - Dominar os procedimentos para colocar o motor em funcionamento requer alguma prática e a prática só vem com o tempo.
3º - Alguns procedimentos como acionar o afogador com o motor quente, não fechar a torneirinha de combustível ao parar, acelerar excessivamente a motorizada na hora de ligá-la ou até mesmo a embreagem mal regulada certamente dificultarão e muito a partida do motor quando não impedirão que o motor seja ligado.
4º - Devemos levar em consideração ainda que que um motor novo tem muito mais atrito do que um motor usado, o motor vem de fábrica com a mistura propositalmente rica para melhor refrigeração durante o amaciamento. Esta característica da mistura mais rica (mais gasolina do que ar) somada ao fato de que nos primeiros 500Km de uso (período de amaciamento) mais óleo 2 tempos é misturado à gasolina também contribuirão para alguns percalços nos primeiros dias de convívio.
O que fazer então para tornar estes primeiros dias mais agradáveis?
* Antes de instalar o tanque na motorizada lavá-lo por dentro com um pouco de gasolina para que saiam resíduos de solda e tinta oriundos da fabricação que poderão vir a entupir o carburador logo nos primeiros dias de uso.
* Providenciar a instalação de um filtro de combustível (como o da imagem abaixo) entre a torneirinha do tanque e o carburador. Pode ser encontrado em lojas de motocicleta em média por R$ 5,00
* Preparar em um vasilhame (garrafa Pet, galão etc) a correta mistura para abastecer sua motorizada. Adicione 63Ml de óleo 2 tempos mineral para motores refrigerados a ar a 1 (um) litro de gasolina comum (não utilize gasolina Aditivada ou Premium) e misture bem. Abasteça em seguida. Obs: Não prepare mais do que o necessário e não utilize gasolina "guardada".
Com o tanque devidamente limpo, o filtro de gasolina instalado e gasolina corretamente misturada a óleo 2 tempos sua motorizada estará pronta para entrar em funcionamento.
Levante a alavanca do afogador para acioná-lo (facilita a partida)
Aperte a manete da embreagem mantendo-a apertada. Pedale vigorosamente por 15 ou 20 metros e solte a manete da embreagem. A roda traseira travará dando um tranco e o motor entrará em funcionamento. Imediatamente pressione a manete da embreagem e pare a motorizada. Não estranhe a fumaça, se o motor estiver com o funcionamento irregular (lembre-se o afogador está acionado). Aguarde entre 2 e 3 minutos para que o motor chegue á temperatura ideal de funcionamento. Abaixe a alavanca do afogador (não esqueça) pedale duas ou três vezes e solte a manete da embreagem à medida que acelera com suavidade...
Pronto... Sua motorizada estará em movimento e você certamente feliz da vida...
Considerações finais...
Ao parar acione a embreagem e desligue sempre o motor no botão amarelo que fica no punho do acelerador. Ele é o corta corrente e desligará o motor sem trancos.
Feche imediatamente a torneira de combustível.
Se ficar pouco tempo com a motorizada parada não será necessário acionar o afogador. Basta repetir o procedimento de partida sem acioná-lo. No entanto se o motor estiver frio repita o procedimento completo (acionar o afogador, ligar, esquentar o motor com a motorizada parada, levantar a alavanca do afogador e só depois colocá-la em movimento.
Com o passar dos dias a partida do motor se tornará cada vez ais rápida e você terá cada vez mais prática nos procedimentos...
Qualquer dúvida é só falar... Forte abraço a todos
Antes de entrar no mérito devemos levar em consideração alguns pontos:
1º - A grande maioria destes proprietários nunca teve qualquer experiencia com motocicletas, scooters e muito menos com bicicletas motorizadas.
2º - Dominar os procedimentos para colocar o motor em funcionamento requer alguma prática e a prática só vem com o tempo.
3º - Alguns procedimentos como acionar o afogador com o motor quente, não fechar a torneirinha de combustível ao parar, acelerar excessivamente a motorizada na hora de ligá-la ou até mesmo a embreagem mal regulada certamente dificultarão e muito a partida do motor quando não impedirão que o motor seja ligado.
4º - Devemos levar em consideração ainda que que um motor novo tem muito mais atrito do que um motor usado, o motor vem de fábrica com a mistura propositalmente rica para melhor refrigeração durante o amaciamento. Esta característica da mistura mais rica (mais gasolina do que ar) somada ao fato de que nos primeiros 500Km de uso (período de amaciamento) mais óleo 2 tempos é misturado à gasolina também contribuirão para alguns percalços nos primeiros dias de convívio.
O que fazer então para tornar estes primeiros dias mais agradáveis?
* Antes de instalar o tanque na motorizada lavá-lo por dentro com um pouco de gasolina para que saiam resíduos de solda e tinta oriundos da fabricação que poderão vir a entupir o carburador logo nos primeiros dias de uso.
* Providenciar a instalação de um filtro de combustível (como o da imagem abaixo) entre a torneirinha do tanque e o carburador. Pode ser encontrado em lojas de motocicleta em média por R$ 5,00

* Preparar em um vasilhame (garrafa Pet, galão etc) a correta mistura para abastecer sua motorizada. Adicione 63Ml de óleo 2 tempos mineral para motores refrigerados a ar a 1 (um) litro de gasolina comum (não utilize gasolina Aditivada ou Premium) e misture bem. Abasteça em seguida. Obs: Não prepare mais do que o necessário e não utilize gasolina "guardada".
Com o tanque devidamente limpo, o filtro de gasolina instalado e gasolina corretamente misturada a óleo 2 tempos sua motorizada estará pronta para entrar em funcionamento.
Levante a alavanca do afogador para acioná-lo (facilita a partida)

Aperte a manete da embreagem mantendo-a apertada. Pedale vigorosamente por 15 ou 20 metros e solte a manete da embreagem. A roda traseira travará dando um tranco e o motor entrará em funcionamento. Imediatamente pressione a manete da embreagem e pare a motorizada. Não estranhe a fumaça, se o motor estiver com o funcionamento irregular (lembre-se o afogador está acionado). Aguarde entre 2 e 3 minutos para que o motor chegue á temperatura ideal de funcionamento. Abaixe a alavanca do afogador (não esqueça) pedale duas ou três vezes e solte a manete da embreagem à medida que acelera com suavidade...
Pronto... Sua motorizada estará em movimento e você certamente feliz da vida...
Considerações finais...
Ao parar acione a embreagem e desligue sempre o motor no botão amarelo que fica no punho do acelerador. Ele é o corta corrente e desligará o motor sem trancos.
Feche imediatamente a torneira de combustível.
Se ficar pouco tempo com a motorizada parada não será necessário acionar o afogador. Basta repetir o procedimento de partida sem acioná-lo. No entanto se o motor estiver frio repita o procedimento completo (acionar o afogador, ligar, esquentar o motor com a motorizada parada, levantar a alavanca do afogador e só depois colocá-la em movimento.
Com o passar dos dias a partida do motor se tornará cada vez ais rápida e você terá cada vez mais prática nos procedimentos...
Qualquer dúvida é só falar... Forte abraço a todos