Oleo ??

Ademberd

New member
Gabriel, serve sim, mas se possível use óleo 2T semi sintético ou sintético, eu possuo uma bike com motor 4T e outra uma moby, com motor 2T, em ambas eu utilizo gasolina aditivada ou Premium, sendo que uso óleo 2T sintético de boa qualidade, quanto a recomendação do fabricante, tenho lá as minhas dúvidas, pois em Portugal neste mesmo tipo de motor só utilizam óleo sintético, que é muito melhor que o mineral e não vai danificar o motor, pelo contrário, vai proteger mais.

gabriel9292

New member
Obrigado, mas no momento terei q usar somente o mineiral, meu motor está em período de amaciamento ainda (kkk 0km rodados ainda vai chegar mês q vem)

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Gabriel,
O conselho do Ademberd é bem fundamentado. O óleo sintético aumenta a vida do motor em qualquer fase do motor, seja ela no amaciamento ou pós amaciamento. O fabricante não tem interesse que o motor dure muito, somente o previsto em projeto. Nós como 3.o mundo, precisamos que dure muito mais, então apelamos para o bom senso e para o conhecimento técnico. Guarde seu óleo mineral para uma emergência e troque por um sintetico na fase de amaciamento. Pode ser que aumente a vida em até 50%. Pode confiar, tenho conhecimento de causa. Belezz ? :cool:

Ademberd

New member
Beleza, Nelson é isto mesmo que citou, Fernando, eu tenho uma 2 tempos tipo moby é só uso o oleo 2T motul 800, na proporção de 15 ml por litro, (já amaciado) é caro pra caramba mas vale cada centavo aplicado, mas qualquer óleo sintético 2T é infinitamente melhor que o mineral e o índice de fumaça é quase zero, e só uso com gasolina aditivada ou Podium, tanto na 2T quanto na 4T, abraços.

Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Ademberd,
Lembro que uma das recomendações do Carlos Mayer era de não usar a gasolina aditivada. Isso seria somente na fase de amaciamento ? Alguns usuários relataram que tiveram problemas de engasgamento e perda de potência usando a tal aditivada. Vc Fez alguma mudança no seu carburador ?

Ademberd

New member
Olha, Nelson, como citei acima o meu motor 2T é diferente destes comercializados pela bicimoto é de 75cc e montado num quadro tipo mobilete e o carburador é este http://produto.mercadolivre.com.br/...ilete-carburador-modelo-dellorto-sha-1412-_JM cheguei até a possuir um destes por uns 40 dias, mas foi só decepção, na época, seguindo as recomendações, só usei nele a comum, então, até ratificando aqui e para evitar maiores dúvidas, fica o esclarecimento; conheci pessoas que usaram este tipo de carburador, nas 2T bicimoto, e citaram que o rendimento melhorou consideravelmente.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Obrigado pela informação Ademberd. Se entendi bem, esse carburador Dellorto é bom e funciona para gasolina aditivado, certo ? E o carburador original do fabricante, só decepção.

A gasolina aditivada tem características dispersantes e detergentes, ou seja, não deixam resíduos do combustível grudarem nas partes mecânicas e evitam a formação de resíduos sólidos.

A gasolina premium (podium) tem a vantagem de maior octanagem, melhorando a performance do motor.
Todas elas levam álcool na alma.:cool:

Ademberd

New member
O Dellorto, funciona com qualquer tipo de gasolina, sem problemas, quanto a minha opção por usar gasolina aditivada ou podium, é mais pela explicação que citou acima e a diferença de preço pela quantidade usada é mínima.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Puxa Ademberd, acho que vc já achou todas as soluções para que uma bike funcione como um PIANO.
Todas as limitações das motorizadas foram distrinchadas e solucionadas.
Espero aprender bastante no fórum e poder aplicar tudo na minha futura bike e ajudar outros usuários com maior acertividade. É isso aí !:cool:

Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff

Carlos Mayer

New member
Olá, Ademberd

Saudades de nossos papos e idéias...

Retomando a questão da orientação sobre o uso de gasolina "comum" (como se nossa gasolina fosse "comum" cheia de álcool como é kkkkk) ela foi passada pelo fabricante dos motores. O motivo? Na China a grande maioria dos postos comercializa apenas gasolina comum (sem álcool é claro). No mais gasolina aditivada e óleo 2T mineral não "casam" muito bem. A presença de detergentes e aditivos na gasolina aditivada "prejudica" a queima do óleo 2T mineral comprometendo a lubrificação.

Uma motorizada (por exemplo) com um 50cc 2T que só é abastecida com gasolina aditivada e óleo 2T mineral tende a pingar mais óleo (não queimado) pelo escape do que uma abastecida com gasolina aditivada e óleo 2T semi-sintético ou sintético.

Cheguei a fazer o teste em minha 50cc 2T e constatei in loco que realmente pingava muito mais óleo pelo escape quando ela era abastecida com (por exemplo) gasolina aditivada e óleo 2T mineral. Onde quer que eu parasse a motorizada em casa colocava umas folhas de jornal sob o motor...

A solução? Usar gasolina aditivada (Premium, Podium, Grid etc.) apenas como óleo 2T semi-sintético ou sintético. Parece que os óleos 2T semi-sintéticos e o sintéticos se dão melhor do que o óleo 2T mineral com as gasolinas aditivadas.

Também notei melhora no desempenho e significativa redução na emissão de fumaça e carbonização da câmara com o uso da gasolina aditivada + óleo 2T sintético da Motul (continuo fã kkkkkk). No mais como você mesmo disse, pelo baixo consumo de ambos a diferença a mais não pesa tanto assim.

Forte abraço

P.S. Na minha 4T só uso gasolina Grid da Petrobrás (posto de confiança na esquina de casa) e no cárter óleo semi-sintético da Motul

Última edição:

Ademberd

New member
Olá Carlos, tudo bem contigo! É muito bom velo partilhando as experiencias de novo aqui no fórum, pois tem uma galerinha cheia de dúvidas e ninguém melhor que você para orientá-los, mas voltando ao assunto do óleo, eu fiz testes com os sintéticos e no início me dei mal, por falta de informação, estava usando a mesma quantidade do mineral "ML" por litro, pesquisando descobri que os sintéticos podem e devem se usar de 15 a 25 ML por litro, ajustei para 20 ml e ficou muito bom, usando o Motul 800 (óleo fantástico) recentemente vendi a minha moby 2 tempos com certa pena, pois adquiri uma Honda Lead e fiquei sem espaço aqui na garagem, mas continuo com a 4 tempos, que até hoje nunca apresentou problemas; com relação aos óleos, aqui no Brasil em termos de qualidade, acho que só temos o Motul e o Castrol Actevo, abraços Carlos, feliz em velo postar de novo aqui no fórum.