Oleo na junta da tampa do magneto???

Flavio V8

New member
Olá, Boa Tarde a Todos!!!

Tenho uma Bicicleta com motor 2T 80cc com 70 km rodados amaciando, com mistura correta e todos os demais cuidados!

Hoje ao limpar minha motorizada notei que existe um pouco de óleo na junta da tampa do magneto!

Ainda não abri para inspecionar, mas gostaria de saber quais os possíveis causadores deste problema, assim
já abro a tampa para procurar o problema sabendo o que fazer para solucionar!!! outra dúvida...sempre que
abrir uma parte do motor que possua junta é necessário colocar uma junta nova??

Obrigado a todos.

Abraços!!!

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Flavio,
Boa noite.
Quanto à junta, a resposta é, "não necessariamente". Para as partes periféricas do motor isso pode ser reaproveitado. Depende do estado da junta. Normalmente trocamos para garantir que haja vedação 100%. Se nao tiver jeito e a junta estiver boa, usa-se a mesma.
Juntas do motor tem que ser obrigatório a troca. Não pode reaproveitar se não for metálico.
Outra coisa, retentores também dificilmente poderão ser reaproveitados.
Avalie bem a origem do vazamento e veja se há necessidade de soltar partes com vedação.
:cool:

Última edição:

Flavio V8

New member
Boa noite Nelson.
obrigado pela dica das juntas! Quanto ao motor não havia pensado no retentor.
Consegui a chave que abre a tampa do magneto agora a pouco...daí amanhã vou verificar o motivo da junta encharcada
De óleo e dou retorno.

Valeu!

bico

New member
É retentor,compre original antes de iniciar reparo. Vai ter de sacar bobina e rotor do magneto, cuidado pra não perder a chaveta do rotor. Alem do vazamento , motor rende menos devido a perda de gases combustiveis que estão a caminho do cilindro.

Flavio V8

New member
Vazamento de combustível pela tampa da Bobina (Magneto)

Meus agradecimentos ao Nelson H e ao Bico!!!

Olá pessoal! Seguem as fotos e os procedimentos que realizei para verificar e sanar o problema do óleo com gasolina vazando
pela tampa do magneto!

Na imagem 001 foi onde notei que havia vazamento na parte interna. O combustível já estava até saindo pelo parafuso!

Img 001.JPG

Ao remover a tampa do Magneto haviam vários locais que estavam acumulando o combustível. imagem 002

Img 002.JPG

Retirei a bobina e o rotor e notei que o retentor do rotor estava desalinhado nas bordas e no eixo do virabrequim. imagens 003 e 004

Img 003.JPGImg 004.JPG

continua...

Flavio V8

New member
Todas as peças estavam encharcadas de combustível. Faltou a bobina na foto 005...

Img 005a.JPG

Após limpar tudo, recoloquei o retentor com auxilio de um soquete, pressionando moderadamente até encostar no bloco.
Imagens 006 e 007.

Img 008.JPGImg 007.JPG

Depois remontei tudo e isolei com silicone de vedar motores! Imagem 008

Img 009.JPG

Está tudo ai pessoal!!!

Se alguém tiver mais algum procedimento que eu possa realizar, pode mandar, pois conheço só o básico de mecânica e toda
ajuda é bem vinda.

Obrigado a todos!!!
abraços