Óleo 2 Tempos

Carlos Mayer

New member
MISTURA DE ÓLEO E GASOLINA NO MOTOR 2T

A mistura de óleo 2T junto com a gasolina no motor dois tempos é necessária pois o motor não tem cárter, ou seja, depósito de óleo localizado na parte inferior do motor, que serve para lubrifica-lo. Logo, se um motor de 2 tempos for colocado em funcionamento apenas com gasolina em poucos minutos travará por falta de lubrificação.

Normalmente quando o motor 2 tempos é zero quilômetro a proporção de óleo 2T misturado à gasolina deve necessariamente ser maior do que após o período de amaciamento.

No caso das bicicletas motorizadas de 2 tempos a proporção é de:

-> 63Ml de óleo 2T mineral por litro de gasolina comum até os 500Km

-> 50Ml de óleo 2T mineral ou semi sintético por litro de gasolina comum após os 500Km

O uso de gasolina Aditivada, Premium ou Gold não é recomendado. Estas gasolinas são especialmente desenvolvidas para motores com injeção eletrônica de combustível e tem por finalidade manter os bicos injetores limpos. Já que nossas bicicletas motorizadas são carburadas (tanto as de 2 quanto as de 4 tempos) o efeito do uso destes combustíveis "especiais" pode ser nocivo já que tendem a diluir o óleo 2 tempos diminuindo seu poder de lubrificação.

Para misturar o óleo 2T à gasolina é recomendado o uso de uma garrafa Pet ou mesmo um pequeno galão. Assim o óleo 2T pode ser bem misturado a gasolina antes de abastecer o tanque de sua motorizada. Evite despejar o óleo 2T diretamente no tanque.

OBS: Óleo 2 tempos da linha náutica NÃO PODE SER USADO!

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Um óleo 2 tempos mineral que apresenta baixa carbonização e ótimo desempenho é o Castrol TT, mas em minha 2T uso Motul pois comprei a alguns anos atrás uma caixa com 12 embalagens de 1 litro, logo, tenho 2 tempos por alguns anos em estoque.

Carlos Mayer

New member
Conheço dos dois o Castrol TT (2º link) e não conheço o Castrol 2T (1º link)... Mas por conhecer a Castrol como empresa e a qualidade dos produtos que fabrica acredito que qualquer um dos dois seja uma boa opção.

Carlos Mayer

New member
Olá, Lucas

O tipo de óleo 2 tempos é o indicado no manual... ÓLEO 2 TEMPOS MINERAL PARA MOTORES REFRIGERADOS A AR.

Proporção:

63 Ml de óleo 2 tempos mineral por litro de gasolina comum durante o amaciamento

50 Ml de óleo 2 tempos mineral por litro de gasolina comum após o amaciamento (depois de 500 Km rodados)

Em nosso site no www.bicimoto.com.br clique em MANUAIS na aba superior e faça o download do manual de seu modelo de kit. É grátis e estas informações e muito mais estão lá. Forte abraço

matheus19

New member
Carlos não estou querendo ser chato e intrometido não, mais no primeiro post você falou 40ml apos o amaciamento e agora no ultimo você falou 50ml apos o amaciamento, e no manual fala 43ml de óleo 2t, então qual dos valores estao corretos? eu estou usando 50ml por litro para ter uma lubrificação mais eficiente acredito eu hehe. abraço.

Edit:Depois de ler outros topicos li que 43ml e para motores 50cc e 50ml para motores 80cc esta informação esta correta? valeu!

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Olá, Matheus

O Tópico foi corrigido... E me desculpo pelo deslize...

Quanto aos manuais:

Manual Bicimoto 48cc 2T - Página 7 - 63 Ml (período de amaciamento de 500 Km) e 50 Ml (após o amaciamento ou 500 Km)para cada 1 litro de gasolina comum

Manual Bicimoto 80cc 2T - Página 7 - 63 Ml (período de amaciamento de 500 Km) e 50 Ml (após o amaciamento ou 500 Km)para cada 1 litro de gasolina comum

Tentei localizar nos dois manuais menção a 43 Ml de óleo 2 tempos mas não encontrei... Pode por favor indicar especificamente em qual manual e página consta esta informação para que a mesma possa ser corrigida se necessário...

O correto após o amaciamento são 50 Ml (cinquenta mililitros de óleo 2 tempos). Forte abraço

Arthur Heinrich

New member
e ae galéra, td blz?
sou novo aqui no forum, bom, vai ai uma idéia do que eu uso, aqui nos motores 2t da propriedade usamos óleo castrol STIHL, um óleo muito bom, com baixa carbonização, da uma boa autonomia nos motores, sentimos bastante a diferença depois que começamos a usar, ele custa mais caro que os comuns mas no final compensa, uso e recomendo, forte abraço a todos!!

gabrielgarcez

New member
Olá, acabei de receber meu motor 80cc, e comprei óleo 2 tempos da CASTROL STHIL, e na loja que me venderam o óleo indicaram 30 ml de óleo para 1 litro de gasolina, disseram que esse óleo é mais forte e tem que usar essa dosagem antes e após amaciamento, essa informação está correta.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Olá, acabei de receber meu motor 80cc, e comprei óleo 2 tempos da CASTROL STHIL, e na loja que me venderam o óleo indicaram 30 ml de óleo para 1 litro de gasolina, disseram que esse óleo é mais forte e tem que usar essa dosagem antes e após amaciamento, essa informação está correta.

Puxa, que legal que chegou o motor. O jeito agora é aproveitar o final de semana para montar o bicho.
Esse oleo eu nao conheço. Espero que seja a mesma especificação do recomendado pelo fabricante. Avalie bem se não perderá a garantia usando um oleo diferente. Tem relatos positivos sobre este óleo ?
Aconselho a seguir as orientações do fabricante/vendedor do motor sobre o uso ideal do óleo 2T.
Belezz ? Só alegria agora ! :cool:

Ademberd

New member
Correto Gabriel, este CASTROL STHIL é diferenciado, um pouco parecido com o motul 800; ambos de excelente qualidade na minha moby 2 tempos usava 20 ml litro do motul 800, não ficava pingando óleo e nem fumaçava e a danada desenvolvia muito. Depois de amaciado talvez você possa até reduzir a quantidade de óleo.