Motor quente não sabe ladeiras ingremes, estando "frio" sim.

Antonio Pavani

New member
Seguinte, tenho uma motorizada 80cc, 2441 km rodados, amaciado a 25 km/h, 63ml no amaciamento e 50 após, vela NGK BH5S, ando a no máximo 35/40 km/h, tudo certinho, motor impecável, mas, tenho uma questão que me intriga a bastante tempo, seguinte: Eu ligo o motor, esquento por 3 min e ando 500 metros até chegar uma ladeira ingrime aqui perto de casa e ela sobe de boa sem problemas, agora se eu tiver andado cerca do 4 ou 6 KM e voltar a tentar subir, ela vai perdendo velocidade demais até que quando chega perto do final ela quase para totalmente (cerca de 8, 10km/h) e é preciso usar a embreagem e pedalar, realmente parece ficar mais fraco.. Porque isso acontece ? Não deveria ser ao contrário, motor quente funcionando com mais potencia do que frio ?

Carlos Mayer

New member
Olá, Antonio

Dependendo da forma de condução os pads de embreagem podem durar 1000, 2000, 3000 ou até 15000 Km... Pads desgastados perdem ainda mais eficiência quando o motor está quente (e eles também)... Fora a situação mencionada a embreagem está funcionando bem digamos no plano? Não patina?

Fora a possibilidade dos pads estarem gastos não devemos descartar a possibilidade de estar chegando a hora de descarbonizar pelo menos o escapamento... Isso antes de partirmos para algo mais "profundo" heheheh...

Forte abraço

Antonio Pavani

New member
Não, a embreagem está recém regulada e o espace já foi descarbonizado. O motor trabalha em perfeito estado. Já tenho uma certa experiencia com estes kits, já tive 1, esse é meu segundo, eu posso afirmar que meu motor funciona em ótimas condições tanto mecanicamente como em lubrificação, vela, combustível, agulha regulada.. É mais uma questão química talvez, não sei, não tenho ideia do que pode ser a explicação para este fato, é realmente intrigante heheh

Carlos Mayer

New member
O mais intrigante é que você mora no Rio de Janeiro ou seja ao nível do mar...

Quando você diz a agulha está regulada em que sulco ela está? Forte abraço

Carlos Mayer

New member
Olá, Antonio

Podemos estar chegando bem perto da solução de seu problema... Mistura pobre meu amigo... Os kits de 50cc 2T (como o meu) até aceitam o 2º sulco como opção, mas os kits de 80cc 2T definitivamente não... Volte a trava para o 3º sulco e faça um teste na mesma ladeira... Lembre-se que a mistura também ajuda a resfriar o motor, quanto mais pobre a mistura mais quente o motor trabalha... Limpe bem a vela com o motor frio, reinstale, posicione a trava no 3º sulco antes por alguns dias e verifique novamente a coloração da vela... Tenho certeza de que seu motor responderá muito melhor... Forte abraço

Antonio Pavani

New member
Bom, coloquei a trava no 3º sulco. Andei, testei, fiz uns 20 kilometros, fui na mesma ladeira diversas vezes e continuou a mesma coisa na ladeiras só que agora votou como era antes, não rodava legal a menos de 30 km/h. Com a trava no 2º eu sempre consigo andar até a 20km/h com o motor redondinho, o que me traz a conclusão de que o problema não está na regulagem. Agora, será que isso não é um defeito característico de todos os motores 2 tempos ? Talvez não haja nada de errado no uso, talvez de projeto mesmo.. Não sei, é o que eu imagino... Posso estar errado.

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Olá, Antonio

É muito estranho que você tenha um kit de 80cc 2T e este funcione melhor com mistura pobre (2º) do que rica (3º).

Em todos estes anos trabalhando com kits de motorização é a primeira vez que vejo algo assim... O maior diâmetro do pistão e da câmara do kit de 80cc (66cc reais) sempre "pedem" mais combustível para funcionar adequadamente em todas as faixas de giro...

O caso de seu motor não se trata em absoluto de uma característica dos kits 2T pois tenho montados um 50 e um 80 e nenhum deles tem qualquer sintoma parecido com o que você relata.

Você já reapertou este motor? Porcas dos prisioneiros, escape e coletor de admissão? Já fez o teste para verificar entrada de ar na junta de admissão do coletor? Uma vela com maior grau poderia ser a solução, mas moramos na mesma cidade e uso NGK B5HS nas duas... Faz um favor Antonio? Tira uma foto do eletrodo de sua vela e posta aqui... O mais de perto que puder Ok... A gente tem que descobrir o que está acontecendo e tirar 100% deste kit... Forte abraço

Gabriel Grings

New member
eu tinha um motor que tava assim fraco não subia ladeiras e era 80cc ai eu troquei a vela e ficou bem forte , e estava no 1 sulgo o mais economico e o motor aceitava bem mas se botasse no 3 ele engasgava e no 2 ele fica bom tambem , agora estou com outro kit bicimoto e estou amaciando ele esta com 330 km rodados e até aagora tudo bem , estou usando a vela b5hs desde zero por que o motor veio com um problema de fabrica ai eu mandei o motor e a vela junto para a garantia e ai não me mandaram a vela de volta (não me enviaram a vela original do kit de volta )

Antonio Pavani

New member
Apertos: Ok, verifico todo fim de mês
Juntas: escape, admissão, tampa da embreagem e do magneto rocadas. A espaçadora do cabeçote, junta do cilindro e do bloco ainda nao troquei pois não mexi ainda. Não existe vazamento. Está aí a foto da vela.

IMG_6876.jpgIMG_6877.jpgIMG_6881.jpg

Vou fazer o seguinte, para ficar mais exato, vou fazer dois testes e anotar. No primeiro com o motor recém ligado subirei e anotarei a velocidade no inicio, no meio e no fim da ladeira. andarei mais uns 6 kilometros e farei a mesma coisa na ladeira, vou começar com a mesma velocidade de inicio e anotar a velocidade no meio e no final para você ver precisamente quanto de força ela perde. Não chega ser nada absurdo essa perda não, depende de quanto eu rodo antes de encara-la. Eu queria filmar tipo go pro, mas n será possível segurar a câmera, o acelerador e a embreagem ao mesmo tempo hehehe

Carlos Mayer

New member
Olá, Antônio

Bastou ver a foto do motor para perceber como é bem tratado e mantido... Curioso é que a vela está praticamente seca e com a cor muito próxima do chamado "café com leite" que todos os proprietários de motores 2T buscam... Digamos que algo próximo do ideal fosse isso...

OgAAAHnYd54APA5By-ILyISbW5nO_LT1iGH0dOANDpZrY4AYXgnWzreWSJti9zoM5Dy9nTRpbLfVcvFYWD6G5qQSNxEAm1T1ULybk_0PR2y8WdZvwtFVrJVAaT5s.jpg

Em Fóruns principalmente de Portugal os Bineiros falam maravilhas a respeito da vela NGK Iridium... Esta da foto abaixo...

OgAAAPBvkIlXnvHAXiwT7Axejw256OLJfSdj-QP0X3JswnM890lrN28LchIVD6Bt0OviwNJQwb-sPIBabG8Yj9EkYLgAm1T1UJyr16lfyWkVtTUNPBjJP6RHbkFO.jpg

O custo é meio alto principalmente nos modelos com 3 eletrodos de platina. Mas o resultado dizem é milagroso. Particularmente nunca usei ou sequer instalei uma destas... Com a palavra alguém aqui do Fórum que já tenha usado...

Não vamos desistir não amigo... Enquanto sua motorizada não ficar 100% testaremos todas as possibilidades... Forte abraço

Antonio Pavani

New member
Olha Carlos, consegui na sorte com um amigo meu essa iridium só para testar, ele tirou do carro dele para isso. Bom, vou te falar, melhorou um pouco sim, ganhei 2km/h, mas a perda ainda continua. Os dados agora são:

Motor recém ligado e devidamente aquecido, ok.

Entrada na ladeira: 30 km/h
Meio da ladeira: 28/km/h
Fim e término: 27 km/h (Motor recem ligado e "frio" ainda.)

Motor quente, rodado 7 km

Entrada na ladeira: 30km/h
Meio da ladeira: 26 km/h
Final e término: 19 km/h

COM VELA IRIDIUM e motor QUENTE

Meio da ladeira 27 km/h
Final e término da ladeira: 22km/h

COM VELA IRIDIUM e motor "FRIO"

Meio da ladeira: 29 km/h
Final término: 28 km/h

Carlos Mayer

New member
Olá, Antonio

Dá uma olhada no coletor de escape... Digo, retire o escape e verifique se a "boca" (parte que fica encostada ao cilindro) não está com nenhum resto de solta que possa diminuir a velocidade de saída dos gases. Me ocorreu de te sugerir isso porque quando a saída dos gases quentes está mais fechada do que o normal o problema surge apenas quando o motor está funcionando quente... Caso encontre algum pingo de solda use um Dremel ou uma lima para removê-lo. Aproveite que o escape está fora e assopre com força para ver se o ar sai livremente... Realmente a vela de melhor qualidade surtiu efeito mas pelo visto ainda aquém do esperado... Forte abraço

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Antonio Pavani,

Conseguiu resolver o problema ? Se sim, coloque no fórum a solução encontrada.
Se não, gostaria de sugerir uma coisa. O posicionamento dos anéis do pistão podem estar errados. Veja no fórum o correto posicionamento deles. Se os pontos abertos dos anéis estiverem alinhados, terá fulga de potência. Neste caso, terá maior fumaça no escape. Notou essa fumacinha a mais ?
Outra coisa a se levar em conta é a inclinação da subida que é submetida a bina. Se for muito inclinada de 25 a 35º, com certeza terá esta perda de velocidade que vc descreveu. Bem, é isso.

Leonardo Nunes

New member
Acho que o problema do amigo acima é a inclinação do carburador.
Reparem na foto postada por ele mesmo, que o carburador não está
plenamente na vertical, e quando ele encara a ladeira isso tende a piorar mais ainda.
Tente deixar o seu carburador o mais vertical possível. Talvez isso seja por causa desses
amaçados no quadro, ai o motor não fica alinhado como necessário.

SBP

New member
Leonardo Nunes, acho que vc tem uma grande chance de ter acertado em cheio! Tenho a mesma suspeita principal, por enquanto..