motor perdendo força

alemao

Banned
Meu motor esta ficando mais fraco . Calculo que ja andei uns 400km com ele, so nao tenho certeza porque nao tenho velocimetro. Eu sinto que ta mais fraco porque antes ele rendia mais, tambem vaza oleo na junta do cilindro. Um conhecido meu disse que pode ser os aneis do pistão. Como faz pra trocar esses aneis? estou começando a ficar decepcionado com esse motor porque quanto mais amaciado fica menos anda.

Carlos Mayer

New member
Se vaza óleo na junta do cilindro é sinal de que os prisioneiros estão frouxos alemão... Esta história de "um amigo", "um conhecido", "ouvi falar", "um mecânico disse" sempre me fazem dar risada, pois invariavelmente escutam estes palpites (para não dizer asneiras) e acabam tirando as dúvidas aqui no Fórum...

Pergunte para este seu conhecido o que teriam a ver os anéis de segmento com vazamento de compressão por falta de aperto nos prisioneiros???

Reaperte as porcas dos prisioneiros em X com cuidado e com o motor frio. Lave o motor e com o motor limpo ande por um ou dois dias e veja que o "vazamento" desaparecerá... Abç

alemao

Banned
Uma duvida os prisioneiros sao os parafusos da parte superior do motor e o fato de o motor estar tendo menos desmepenho tem a ver com esse vazamento de oleo?

Última edição por um moderador:

budget100

New member
Prezado Alemão, quantos Km rodados tem sua motorizada e qual é a cilindrada?

Teóricamente, um vazamento de óleo pela junta do cilindro deixa escapar óleo e compressão. Vazando a compressão a mesma não é aproveitada como força produzida pelo motor. Com isso a potência cai muito. Dependendo do vazamento pode nem funcionar o motor nem se consegue marcha lenta tem.

Os prisioneios do motor são sim estes 4 parafusos que tem as porcas apertadas no cabeçote. O problema pode ser falta de aperto. Porém, antes, é preciso olhar se a junta espaçadora de alumínio, que fica entre o cilindro e o cabeçote, está íntegra. Ou seja sem qualquer ruptura. Neste caso nenhum aperto resolve.

Quando fores checar a junta guarde na memória o aperto do parafuso. Se ela estiver boa, reutilize-as (caso não tenha uma nova) mas, cuidado com o aperto!!! As vezes, 1/8 de volta de aperto resolveria em cada parafuso. Dê o aperto final em "X". Tente dar o mesmo aperto em todos. Não se preocupe em apertar muito. Um pouco mais do que estava para retirá-los. É melhor, diante de um novo vazamento, ir corrigindo o aperto pouco a pouco do que espanar uma rosca. Abração

alemao

Banned
fui apertar os parafusos mas acabei apertando de mais e um dos parafusos quebrou, e agora o que eu faço. Da pra andar com um parafuso quebrado

budget100

New member
Olá Alemão.
Eu tinha medo que isso acontecesse. Por isso fui tão enfático na questão do aperto progressivo e não mais do que o necessário.
Mas quebrou o parafuso (que chamamos e prisioneiro) que ficou em duas partes ou não dá mais aperto por ter espanado a rosca?

alemao

Banned
o parafuso ficou em duas partes. Sera que da pra andar com o motor desse jeito ou tem que trocar esse parafuso antes?

budget100

New member
Não. Não dá para andar... MESMO! Se com os 4, com pequena falta de aperto já vazava, imagine sem um deles?
Esqueça. Compre um novo prisioneiro de 8mm do mesmo tamanho e com rosca de mesmo passo e substitua-o. Abração.

alemao

Banned
Se vaza óleo na junta do cilindro é sinal de que os prisioneiros estão frouxos alemão... Esta história de "um amigo", "um conhecido", "ouvi falar", "um mecânico disse" sempre me fazem dar risada, pois invariavelmente escutam estes palpites (para não dizer asneiras) e acabam tirando as dúvidas aqui no Fórum...

Pergunte para este seu conhecido o que teriam a ver os anéis de segmento com vazamento de compressão por falta de aperto nos prisioneiros???

Reaperte as porcas dos prisioneiros em X com cuidado e com o motor frio. Lave o motor e com o motor limpo ande por um ou dois dias e veja que o "vazamento" desaparecerá... Abç

Sim carlos tambem acho que os aneis não tem nada a ver com o vazamento de oleo, mas quando eu falei isso pra um amigo meu eu não mencionei que tava vazando oleo, eu apenas disse que o motor tava perdendo potenica, entao voce acha que se tiver algum problema nos aneis do pistao o motor fica fraco? é possivel eu mesmo trocar esses aneis se tiver problema?
Quanto ao vazamento de oleo eu tenho uma duvida, gostaria que voce me desse uma opiniao: se o motor tiver muito inclinado para um lado, ou seja, torto, isso pode fazer vazar oleo? Estou te fazendo essa pergunta porque na bicicleta em que ele tava instalado tive que deixar o motor meio torto, inclinado pro lado esquerdo pra ele caber no quadro, essa foi a unica solução pra ele caber no quadro.
Obs: justamente no lado esquerdo é que tava vazando, oleo na junta do cilindro, no lado direito nao se via um sinal de oleo

Última edição:

alemao

Banned

Sim carlos tambem acho que os aneis não tem nada a ver com o vazamento de oleo, mas quando eu falei isso pra um amigo meu eu não mencionei que tava vazando oleo, eu apenas disse que o motor tava perdendo potenica, entao voce acha que se tiver algum problema nos aneis do pistao o motor fica fraco? é possivel eu mesmo trocar esses aneis se tiver problema?
Quanto ao vazamento de oleo eu tenho uma duvida, gostaria que voce me desse uma opiniao: se o motor tiver muito inclinado para um lado, ou seja, torto, isso pode fazer vazar oleo? Estou te fazendo essa pergunta porque na bicicleta em que ele tava instalado tive que deixar o motor meio torto, inclinado pro lado esquerdo pra ele caber no quadro, essa foi a unica solução pra ele caber no quadro.
Obs: justamente no lado esquerdo é que tava vazando oleo, na junta do cilindro, no lado direito nao se via um sinal de oleo

budget100

New member
Olá Alemão.
Deixa-me ver se posso te ajudar. O vazamento é no cabeçote, certo? Ocorre que o óleo que sai tende a escorrer para o lado mais baixo por causa da gravidade. Ele não subiria para vazar do outro lado. Assim, o vazamento no cabeçote é falta de aperto correto ou junta já rompida, que deve ser substituída. Creio que o motor deva ser colocado o mais vertical possível. Uma pequena inclinação pode ser admitida. Mas se ela for grande, como acho que é o seu caso, isso pode prejudicar o funcionamento do carburador, mais precisamente sobre o nível da cuba e funcionamento da bóia. Isso pode alterar o rendimento. Saliento também que um motor inclinado é igual a pinhão também inclinado. Este desalinhamento de pinhão, corrente e coroapoderá trazer um desgaste maior em sua transmissão e travar a corrente no pinhão fazendo a roda traseira parar derrepente. Veja esta situação com carinho. Um abraço.

alemao

Banned
alguem poderia respónde porque meu motor esta tao fraco, pois calculo que ele ja devia estar amaciado e ta andando mais devagar do que quando estava novo. ja nem uso mais a bina prefiro ir de bicicleta sem motor porque e mais leve e facil de empurrar. Do jeito que meu motor ta é melhor nem usar mesmo, tenho que encontrar uma solução

budget100

New member
Olá Alemão.
Creio que existam pessoas por aqui que com certeza querem ajudar o amigo. Mas para isso é necessário que você passe o maior número de coisas que você possa ter identificado pois qualquer coisa que possamos falar vira mera adivinhação.

1 - A compressão dela na hora de ligar permanece a mesma da época de seu correto funcionamento?
2 - Você conferiu se existe vazamento entre o cabeçote e o cilindro?
3 - Quando ela liga permanece em marcha lenta?
4 - Em qual ranhura esta a trava da agulha do carburador?
5 - Desde a última vez que você a funcionou, apareceu algum barulho diferente? De que tipo?
6 - A vela está apertada corretamente e com os eletrodos no espaçamento adequado? Aliás, qual é a cor da vela quando retirada?
7 - Confirme se a gasolina desce com fartura do tanque. Retire a mangueira no carburador. Assim testas, também, a passagem pelo filtro de gasolina.
8 - O que você vem fazendo tentando eliminar o problema. O que você trocou ou mexeu?

E mais alguma coisa para que os mecânicos de plantão possam te ajudar... Abração.

alemao

Banned
desculpe mas nao sei ao certo o que voce quer dizer com compreensão. sim existia vazamento na junta do cilindro, mas depois que eu troquie o motor de bicicleta, consegui deixar ele na posicão ideal com isso o oleo nao vaza mais, a marcha lenta tambem varia as vezes; a trava ta no segundo sulco. a cor da vela e cor de vela mistura rica. talvez o filtro possa estar impedindo a passagem de gasolina, mas pela torneira adaptada que eu coloquei desce gasolina com fartura. Ja tentei usar a bicicleta sem o esticador de corrente, mas nao melhorou nem piorou, mas eu sinto que quando a correia ta muito esticada parece que o motor fica mais pesado e quando ela ta meio frouxa ele anda melhor e tambem nao sei se a regulagem do carburador esta correta.

budget100

New member
Olá alemão.

Vamos ver se consigo te ajudar.

01 - Quando falei de compressão é o peso que o motor faz quando você vai ligar. Quando ele começa girar continua pesado como antes?
02 - A trava está no segundo sulco de cima para baixo... ou de baixo para cima?
03 - Convém você ver se a gasolina desce com "fartura"após o filtro. Retire a mangueira que vai para o caburador e confira se o mesmo está entupido.
04 - Se você esticar muito a corrente... força que o motor terá que fazer para andar será maior siminuindo muito o seu desempenho.

Coloque a corrente corretamente, alinhada,com esticador e deixe uma pequena folga. Nada muito grande . Mas a mesma não pode trabalhar enforcada. Veja se a gasolina desce bem após o filtro, limpe o filtro de ar, dê uma volta e avise para a gente o que aconteceu. Abração

gilmar_2t

New member
Serviço pra ser executado depende de compentencia técnica (que se adquire estudando e praticando) e ferramentas.

Não sou mecanico, mas tento compensar minha ignorancia lendo em varias fontes. Deu pra montar com sucesso o kit graças aos manuais e a esse forum.

Mesmo detendo o conhecimento, nada poderei fazer sem uma ambiente adequado (oficina) e as ferramentas adequadas (um torquimetro ?).

Como as duvidas do alemao sao muitas penso que já passou a hora de se procurar uma ofinica mecanica qualificada pra resolver isso.

Pelo que vi em outras mensagens o pessoal da Bicimoto tem competencia de sobra pra ajustar esse motor e dar o aval final do que realmente
esta' acontecendo.

[]s

Carlos Mayer

New member
Gilmar as pessoas buscam ajuda no Fórum por opção...

Quanto mais dicas recebemos mais fácil fica de diagnosticar um problema a distância. Muitas vezes problemas simples como erros de instalação, regulagem, abastecimento e até uma certa falta de prática que muitas vezes vem a dificultar (ou impossibilitar) a partida do motor.

Não considero uma "oficina" necessária ou essencial para a prática da mecânica e muito menos chamaria um torquímetro de "ferramenta adequada" já que conheço muitos profissionais com décadas de mecânica que nunca colocaram as mãos em um torquímetro. Um torquímetro é uma ferramenta para mecânica de precisão e sua aplicação em um kit destes se limitaria (quando muito) ao aperto dos prisioneiros do cabeçote e mesmo assim teríamos que adivinhar os valores de torque porque nem o fabricante dos kits nos passa esta informação.

A Bicimoto disponibiliza todas as "ferramentas" possíveis para ajudar os proprietários de bicicletas motorizadas. Manuais ilustrados e em português, Canal no YouTube, comunidades no Facebook e no Orkut além deste Fórum e de um Blog. Sinceramente não conheço nenhuma outra empresa que comercialize bicicletas motorizadas ou kits que motorização que ofereça tantas opções ao consumidor.

Para finalizar, se o Alemao busca ajuda aqui no Fórum cabe a nós tentar ajudá-lo já que esta é justamente a nossa proposta. É claro que dentro do humanamente possível. E a ele caberá saber a que ponto esta ajuda poderá chegar na solução dos problemas que está enfrentando.

#sttifler

New member
budget1000 vc disse descer gasolina com fartura, a minha o nivel da gasolina fica no meio do filtro, acima disso até chegar no tanque fica seco, é normal?