Motor não liga. Já tentei de tudo, estou desesperado!!!!

brunotitanic

New member
Olá pessoal. Esse é meu primeiro post aqui. Procurei, mas não achei nada que chegasse perto do meu problema. Por isso decidi criar um novo tópico. Eu comprei meu motor em julho de 2013. Fiz o procedimento certinho de amaciamento e troca de óleo. Nesse período, eu estava morando no RJ. No final desse mesmo ano eu fui morar em Minas e levei a bicicleta comigo. Ia pro trabalho todo dia com ela. Oito quilômetros ida e volta, por dia. Em janeiro do ano passado, eu voltei a morar no RJ. Mas deixei a bicicleta em Minas. De vez em quando eu voltava em Minas e ligava ela, mas não andava. Não tirei gasolina nem nada. Depois de um tempo percebi que ela não tinha lenta. O que deveria ser a lenta, estava num giro acelerado. Passado mais um tempo, percebi que ela só se mantinha ligada se eu ficasse acelerando e soltando. Caso contrário, ela morria. Deixei de lado e alguns meses depois, tentei ligá-la. Sem sucesso. E o combustível começou a sair pelo ladrão do carburador. E saía muito. E ela continuava sem ligar. Com os conhecimentos básicos que tenho de mecânica, fui limpar o carburador. Ao abri-lo, tinha uma espécie de gosma na cuba e muito ferrugem. Desmontei a parte de baixo toda. Limpei tudo com gasolina. Verifiquei a boia e estava toda selada. Mola e o próprio estilete e tudo funcionando perfeitamente, aparentemente. Voltei a montar o carburador, lavei o tanque, coloquei tudo no lugar e tentei ligar. Nada! Mas pelo menos não vazava gasolina pelo ladrão. Fui testar a parte elétrica. Não dava centelha. Tirei a capa vermelha, desmontei a bobina (acho que é ela) tirei a crosta de poeira que tinha. Limpei tudo. Ficou brilhando. Voltou a dar centelha. Novamente não ligou e agora tá vazando gasolina pelo filtro. Entretanto tem uma coisa que esqueci. Antes de tentar ligar o motor depois de limpar o carburador, eu troquei o óleo. E ao tirar a tampa, o óleo estava ralo e com cheiro de gasolina. Vi que sai um tubo do filtro e vai pra metade de baixo do motor. Parece ser um suspiro. Pode ter vazado gasolina no filtro e caiu no recipiente de óleo.

Enfim, motor não apresenta barulho de ferro com ferro. Sempre foi muito bem cuidado enquanto funcionava. Tô sem carro e preciso da bicicleta novamente. E já não sei mais o que pode estar acontecendo.

Por favor, socorro! :/

Carneiro

Member
Olá Bruno, como vai? Pelo jeito nada bem com sua bike, né?. Primeiro, fique calmo! Pelo que percebi, sua experiência não foi suficiente para impedir que você cometesse esse erro básico de guardar a bike com gasolina no carburador. Zoou tudo mesmo. A boa notícia é que tem jeito! Compre logo um jogo de juntas para o carburador. Seu carburador deverá ser limpo de maneira beeeem criteriosa. Todos os jets (principal e lenta), orifícios, aberturas e etc. Quando você retirar o jet principal, aquele que fica dentro do tubo dentro da cuba, ali dentro tem uma outra peça em forma de tubinho com vários furinhos minúsculos. Para retirar, basta pressioná-lo para baixo através da abertura do venturi. Tem que tirar para limpar também. Não adianta só deixar de molho não. Tem que ser no araminho fino de aço e ar comprimido mesmo. Não mexa na mola do estilete, pois ela ajuda a regular a posição da boia. Realmente, pode ter vazado alguma gasolina para o cárter via suspiro. Tem que trocar todo o óleo de novo, lamento. Motor que não liga, ou tem gasolina de mais (afogado) ou nenhuma gasolina. Ou então está sem centelha. Cheque também a condição de sua vela, limpeza e etc. Se tiver qualquer dúvida de como proceder, pergunte. relaxa, vai voltar a funcionar.
Abraços.

Carneiro

Member
Enquanto você não resolver esse vazamento de gasolina no carburador que está indo para o suspiro do cárter, pode montar sem o suspiro mesmo. Se não você terá que ficar trocando o óleo toda a hora. Para os ajustes finais e regulagem do carburador, recoloque o tubo bem como o filtro de ar - limpo!!!
Abraços

brunotitanic

New member
Carneiro, muito obrigado pela rápida resposta. Estou indo pra faculdade e na volta vou cair de cabeça novamente. Eu sou enjoado. Um pouco persistente. Kkkkk O óleo já foi trocado. Tirei o suspiro. Coloquei o motor fixado numa banca pra eu poder mexer melhor. Só está faltando eu fazer essa limpeza mais profunda que você indicou. E onde consigo juntas novas pra ele? Lembrando que estou em Santana do Deserto, divisa com o interior do RJ.

brunotitanic

New member
Atualizando o problema.

"Todos os jets (principal e lenta), orifícios, aberturas e etc. Quando você retirar o jet principal, aquele que fica dentro do tubo dentro da cuba, ali dentro tem uma outra peça em forma de tubinho com vários furinhos minúsculos. Para retirar, basta pressioná-lo para baixo através da abertura do venturi."

Não consegui acessar/achar essas peças. Assim que eu conectava o carburador ao tanque, passado alguns segundos, começava a vazar combustível. Com umas batidinhas beeem de leve na cuba, o vazamento parava. Resolvi mexer no parafuso dourado (esqueci o nome e função dele). Meu motor está fixado numa banca e sem o escapamento. Depois de ter mexido no parafuso dourado, tentei ligar o motor. Saiu um gás quente na minha mão. Pensei que seria um bom sinal, afinal ele queimou. Mas depois disso não voltou a sair gás quente. Então eu desisti e hoje pela manhã vou procurar algum mecânico de motos pra ver se pode me dar algum suporte.

brunotitanic

New member
Carneiro, desculpe. Mas eu havia esquecido de responder a solução aqui. Bom, levei num mecânico de motos. Ele deu uma limpeza mais profunda no carburador e mesmo assim ela não pegava. Ele então percebeu que não havia compressão. Ele abriu a tampa das válvulas e as mesmas estavam travadas. Ele destravou, regulou. Na primeira puxada de corda o motor pegou e sem vazar nenhuma gota de gasolina. Agora eu só não tô conseguindo regular o carburador ao ponto de ficar parado sem movimentar a bicicleta. Já assisti o vídeo tutorial sobre a regulagem. Mas mesmo assim, se eu diminuir a lenta, ele morre. Se eu fizer com que ele fique ligado, tenho que segurar no freio pra manter parado.

flaviosurfizera

New member
Colega agora é que você vai usar o parafusinho DOurado.

ele serve para regular a mistura de ar combustivel da marcha lenta.

para regular é facil.

aumente a rotação da lenta para ela ficar ligada sem morrer.
depois aperte o parafuso do ar até ela querer começar a apagar.
agora com ela quase morrendo o motor, vc vem afrouxando de leve até a rotação do motor subir deixe a roda fora do chao para isso.
se vc afrouxar de mais vc vai ver que ela vai começando a abaixar a rotação do motor de novo,. volte para o ponto em que o motor trabalhe com a rotação mais alta possivel, , feito isso, pode abaixar o parafuso de regulagem da lenta,

se tiver alguma duvida me chame,,

Carneiro, desculpe. Mas eu havia esquecido de responder a solução aqui. Bom, levei num mecânico de motos. Ele deu uma limpeza mais profunda no carburador e mesmo assim ela não pegava. Ele então percebeu que não havia compressão. Ele abriu a tampa das válvulas e as mesmas estavam travadas. Ele destravou, regulou. Na primeira puxada de corda o motor pegou e sem vazar nenhuma gota de gasolina. Agora eu só não tô conseguindo regular o carburador ao ponto de ficar parado sem movimentar a bicicleta. Já assisti o vídeo tutorial sobre a regulagem. Mas mesmo assim, se eu diminuir a lenta, ele morre. Se eu fizer com que ele fique ligado, tenho que segurar no freio pra manter parado.