Motor não liga (acabei de instalar)

Boa noite, eu efetuei a compra do kit motor 2 tempos 80 cc na semana passada e depois de quebrar a cabeça um pouco consegui montar tudo. Porém eu não consegui ainda colocar o motor pra funcionar. Eu desconfio que esteja ligado à embreagem, pois no manual diz que a correta regulagem permite a roda traseira mover-se livremente, e quando eu pedalo, ela se move, mas com um barulho incessante que parece vir do pinhão (tectectectec...). O problema é que eu já apertei o máximo que eu consegui, a haste já passou muito da posição paralela a tampa (testei várias vezes desde paralela a tampa, até a posição atual). Enfim, pode não ser isso também, mas eu já verifiquei as conexões elétricas, fiz todo o procedimento e nada... O que eu faço?

Talvez eu não seja a pessoa mais indicada para dar opinião, mas de qualquer maneira vou tentar te dar uma dica.
Para você saber se o cabo da embreagem esta corretamente posicionado, faça assim : Aperte o manete de embreagem e tente empurrar a bicicleta sem por peso algum sobre ela, se a roda traseira girar livremente é 50 % que esta OK. Os outros 50 % voce tera assim que soltar a mão da embreagem, se a roda trazeira travar voce tem 100% de funcionamento, se não travar verifique o cabo. A posição da alavanca realmente é muito proxima do paralelo da tampa do motor, se fugir muito desta posição solte o cabo recomesse novamente.
Peço desculpa aos universitários se por acaso falei besteira, mas meu intuito foi de ajudar.
Boa sorte e um forte abraço

Obrigado pela dica! Já consegui botar ele para funcionar, já dei umas voltas até :)

Só tem uma coisa, eu não consigo deixar o motor em funcionamento com a bicicleta parada. Inclusive, quando estou andando com ela, no momento que eu aciono a embreagem, o motor parece morrer. É só eu largar a embreagem em movimento novamente que ele volta, mas no manual diz que é pra deixar o motor aquecer com ela parada.. E isso eu não consigo :/

Última edição por um moderador:

Carlos Mayer

New member
Olá, João

Bom saber que conseguiu colocá-la para funcionar. Muitas vezes a pressa e a ânsia de colocar o motor em funcionamento levam o montador a cometer erros primários. Não se sinta mal porque não foi o primeiro e certamente não será o último.

Com relação ao funcionamento do motor leve em consideração que está Zero Km, em fase de amaciamento, com a mistura rica e + óleo 2T misturado à gasolina. Isso aliado a falta de prática nos primeiros dias dificulta um pouco as coisas. Vá rodando com ela que com o passar dos dias ficará melhor acredite. No mais não custa nada te lembrar de que é extremamente recomendável que leia o manual do seu kit e siga a RISCA as instruções de amaciamento.

Aproveito a mensagem para te pedir que pare de usar desnecessariamente o "QUOTE" em todas as suas postagens.

Forte abraço