Motor + chuva. Existe algum problema?

imneon

New member
Olá,

Hoje tomei a primeira chuva com a minha bicicleta motorizada e fique com algumas dúvidas.
Existe alguma preocupação ou alguma recomendação relacionada ao motor quando estamos andando na chuva?
Tem algum procedimento que deve ser feito antes ou depois de tomar a chuva para que não tenha problemas com o motor?
Ainda estou sem paralama e vi que voa bastante agua da roda de tras em direção ao motor e da roda da frente na direcao do escapamento. Essa agua pode danificar alguma coisa?

Se alguem tiver alguma sugestao ou dica pra pilotar quando tomamos chuva seria legal compartilhar.

Abs.

Carlos Mayer

New member
Olá, Imneon

Ao contrário dos kits de 2 tempos os kits de 4 tempos possuem apenas bobina no sistema elétrico. A bobina dos 2 tempos é aberta e a dos 4 tempos blindada logo não são afetadas pela água da chuva. O que pode eventualmente das problemas e no caso de uma chuva muito forte ou um longo período de exposição a ela o corta corrente do punho (kill switch) entrar em curto. Se for inevitável pilotar debaixo do aguaceiro melhor proteger o corta corrente com plástico ou filme de PVC.

se pretende usar com frequência a sua 4 tempos na chuva melhor providenciar para-lamas o quanto antes. O problema é que a água jogada pela roda traseira acabe entrando no carburador... Ai amigo certamente você ficará a pé...

Quanto a pilotar na chuva é melhor sempre reduzir a velocidade considerando a possibilidade de pista escorregadia bem como a redução do poder de frenagem no caso de freios V-brake.

Forte abraço

imneon

New member
Valeu galera.

Minha preocupação era com alguma pane mesmo. Eu instalei um paralama no dia seguinte porque de agora em diante vai chover cada vez mais. Quando ver que nao tem jeito for pegar chuva vou proteger o corta corrente entao.
Quanto a velocidade uso capacete aberto e oculos, na chuva fica quase impossivel enxergar alguma coisa, tem que ir bemm mais devagar mesmo. ^^

Abs.

Carlos Mayer

New member
Olá, Imneon

Só agora relendo a postagem me lembrei de te passar um "macete".

O corta corrente conta com um pequeno circuito que fica dentro do punho. Você pode abrir a manete e isolar este circuito com uma fina camada de silicone praticamente impermeabilizando-o. Lembre-se de vedar o orifício por onde sai o fio que é conectado ao motor e assim poderá rodar mais tranquilo... No mais um bom macacão de chuva na mochila e maneirar na velocidade heheheh... Forte abraço

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Rodrigo,
Leia a pagina 15 do manual da bicicleta eletrica 500w. Lá tem um comentário sobre o assunto.
"DICAS SOBRE O USO DE UMA BICICLETA ELÉTRICA: Os fios, manetes, acelerador, motor, Módulo de Controle e terminais são a prova d’água mas a utilização da bicicleta equipada com o e-kit Bicimoto NÃO É RECOMENDADA em chuva torrencial ou próximo a fontes de água como por exemplo na travessia de rios."
Belezz ? :cool:

Rodrigo,
Leia a pagina 15 do manual da bicicleta eletrica 500w. Lá tem um comentário sobre o assunto.
"DICAS SOBRE O USO DE UMA BICICLETA ELÉTRICA: Os fios, manetes, acelerador, motor, Módulo de Controle e terminais são a prova d’água mas a utilização da bicicleta equipada com o e-kit Bicimoto NÃO É RECOMENDADA em chuva torrencial ou próximo a fontes de água como por exemplo na travessia de rios."
Belezz ? :cool:

Obrigado Nelson. Sabe me dizer quais peças eu não posso molhar? Pois gostaria de tentar alguma proteção para elas.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Rodrigo,
Desculpe mas conheço muito pouco de Bikes eletricas para poder comentar com solidez. Vamos aguardar, pode ser que outro usuário possa nos ajudar. :cool:
No próximo comentário, vamos postar em "Bicicletas elétricas, E-Bikes". Este tópico aqui, é de motores 4t. Belezz ?

Última edição:

lukimhas

New member
algum pode tirar uma duvida ? comprei um motor novo recentemente, sobre o abastecimento o vendedor me informou que antes de 500km usar certa quantidade de oleo para 1 litro, como eu faço essa medida de km na motorizada (pra saber se ja chegou nos 500km) ?