Motor afogando

Gustavo v.

New member
Olà pessoal,
Sou novo aqui no forum. Adquiri minha bicicleta motorizada hà menos de 1 semana. Nao foi pela bicimoto, mas resolvi seguir o manual do mesmo. Amaciamento, proporção de oleo 16:1 (62,5ml de oleo por litro de gasolina). Uso o oleo STIHL 8017H da Castrol. E entao comecaram os problemas; andava um pouco, afogava. Esperava, ligava. Andava de novo. Mais afogamento, resolvi fuçar (confio nos meus poucos conhecimentos,). Conferi vela, faiscando. CDI, ok. Magneto, sem isolamentos. Troquei de vela, e também nada. Resolvi conferir o carburador. Regulagem de agulha 3o sulco de cima para baixo, resolvi empobrecer. Coloquei no 2o sulco. E melhorou muito. Acredito que o fato de o 80cc ter mais volume interno, queima melhor o excesso. Mas logo voltaram os afogamentos, suspeitei de excesso de oleo (realmente, vazava pelo escape, e chegou a vazar pela rosca da vela!). Entao diminui para o periodo pos amaciamento, 25:1 (40ml de oleo por litro). Problema resolvido. Mas ainda tenho medo de ficar na mao.

Última edição por um moderador:
Amigo, o óleo que você mencionou, o STIHL 8017H serve para MOTOSSERRAS e esse tipo de maquina trabalha em giro mais alto, temperaturas maiores! o que nao e recomendado para as nossas binas. Não deves de jeito algum abaixar para 40ml>1L pois as peças ainda não estão acentadas e ocorrera um grande atrito pela falta de óleo para a lubrificação necessária durante o período de amaciamento! a sua agulha do seu motor 80cc 2T tem 5 sulcos ao total, ou 4 sulcos? se ela tiver 4, o clipe deves ficar no 2º de cima para baixo, e se ela tiver 5 sulcos deve ficar no 3º de cima para baixo.
E totalmente normal vazar pelo escape, pois o excesso de óleo para a lubrificação chega a ser grande!, tente apertar esta vela, ou se possível troca-la por uma NGK B5HS responde melhor do que a Z8 que acompanha o kit, e tem a cabeça de contato muito melhor, e aperte bem a vela para que não vaze óleo pela rosca da mesma!
A cor da sua vela, tem a ponta de contato cor de cafe, e na parte da rosca molhado de oleo? pois essa e a pigmentação correta para o período de amaciamento, ou a vela quase toda molhada de óleo.

No mais, mude o óleo para o CASTROL ACTEVO EXTRA, tem base sintética e mineral, proteção total em altas temperaturas. Estou usando a 150KM, o motor diminuiu barulho, fica morno ao invés de quente, pinga menos óleo e quase não sai fumaça pelo escape, nao precisas lavar carburador, peneira de tanque e etc! uns 6KM rodando com o óleo e o motor vai aceita-lo muito bem, as partidas não vão se dificultar!

A este que me refiro :

http://www.esquinapneus.com.br/actevoextra.jpg

Abraços.

Espero ter ajudado.

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Olá, Gustavo

Aparentemente você não está seguindo o manual da Bicimoto...

Como disse o Gasparotto o óleo 2 tempos STIHL 8017H é para moto serras e não para bicicletas motorizadas. Motores com características de funcionamento distintas, bem como faixa de rotações por minuto. Em suma óleo para moto serra não deve jamais ser utilizado em bicicleta motorizada, o mesmo vale para óleos de kart e náuticos.

O óleo 2 tempos recomendado pelo fabricante de nossos motores é ÓLEO 2 TEMPOS MINERAL PARA MOTORES REFRIGERADOS A AR

As proporções corretas são

65 Ml por litro de gasolina nos primeiros 500 Km

45 Ml por litro de gasolina após o amaciamento

Também não é recomendado o uso do óleo 2 tempos indicado pelo Gasparotto antes do término do amacimento.

Forte abraço

Ola, Carlos

Sei que o indicado para o período de amaciamento, e o óleo 100% mineral por ser mais espesso e etc.. Porem tive que comprar o Castrol Actevo Extra, pois era o único que tinha para vender no momento que fui a loja para comprar! o motor aceitou muito bem, bem como as temperaturas diminuiram.
Enfim, eu só obtive bons resultados por enquanto

Abraços

Gustavo v.

New member
Amigo,
Perdao pela minha ignorancia, sobre o oleo stihl apenas buscava qualidade. meu tio tem uma roçadeira e motosserra, ambas stihl e ja chegamos a usar 5ml em meio litro de gasolina, e nao deu problema. Talvez se fosse algum oleo ruim, teria fundido..usei tambem por ser um motor 50cc refrigerado a ar, com uma diferenca. De qualidade inferior dos motores stihl. E pelas caracteristicas dos 2 tempos, de motossera ou nao, vai girar muito e esquentar muito. A agulha tem 5 sulcos, voltei pro 3o de cima pra baixo como pedido. Veremos se volta a afogar, a vela com a proporcao 16:1 no 3o sulco da agulha, mantinha coloraçao preta, toda babada. Foi apertada com o torque correto, se apertasse mais espanava.

Última edição:

Gustavo v.

New member
Nao era nada pessoal... Era RESTO DE TINTA/SUJEIRA colado no filtro da torneirinha. Nao deixava gasolina descer, o motor deu falta, pois gastava mais rapido que enchia a cuba ! Nao suspeitei disso, pois descia gasolina pela linha normal. Desmontei o cilindro pra iniciar a preparacao. Nikasil marcado, sorte que nao riscou. Acredito que o oleo da stihl tenha salvado. Talvez se tivesse usado algum oleo ruim, teria riscado mais. Quem quiser, remova o filtro da reserva (basta tirar a torneirinha fora, e vera um canudinho). Melhora a vazao de combustivel, mas lembre-se: sempre usar filtro na linha de combustivel (entre a torneira e o carburador).

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Olá Gustavo

A nossa posição aqui não é a de "julgar" se o motor Stihl é "melhor" ou "pior" do que os motores que comercializamos até porque este é um Fórum de bicicletas motorizadas e não de moto serras.

A indicação de que tipo de óleo 2 tempos deve ser usado em nosso motores (pelo menos até o termino do período de amaciamento) vem de quem fabrica estes motores e novamente não questionamos se este ou aquele é melhor apenas repassamos a recomendação do fabricante de que seja utilizado óleo 2 tempos mineral para motores refrigerados a ar.

Fico feliz em saber que tenha resolvido seu problema e o motor esteja respondendo bem.

Quanto à "dica" de retirar a peneira acredite é uma péssima idéia. Nem todos os proprietários fazem uso de filtro na linha de combustível e nestes casos a retirada da peneirinha seria catastrófica. O correto é lavar/limpar o tanque e não remover a peneirinha.

Sugiro que no futuro seja mais cauteloso ao compartilhar suas "dicas".

Última edição:

Gustavo v.

New member
Agradeco a compreensao, sei que a bicimoto se preocupa com qualidade. Particularmente oque foi feito ate agora nao me trouxe nenhum tipo de problema graças a deus. O motor foi feito algumas preparaçoes. E se demonstrou de uma forca extrema. Sei dos riscos, e reducao de vida util.
Lembrando que meu motor NAO FOI COMPRADO NA BICIMOTO, e nao responsabilizo o mesmo por algum tipo de problema. Ao retirar o cilindro para preparacao, notei folga extrema na biela. Parecia um cambio de carro. Mexia pra tudo quanto é lado, quanto ao problema. Ainda continua, afoga de vez em qndo. Suspeito realmente de CDI, ou ainda o carburador. nao tenho muito conhecimento, mas busco melhoras. E por isso me cadastrei nesse forum, pra aprender e repassar experiencias.

Carlos Mayer

New member
Olá, Gustavo

Não seria interessante comentar sobre a folga no rolamento do virabrequim na página ou Fórum de quem te vendeu o motor? Ou fazer valer o seu direito quanto à garantia?