Motor 80cc bicimoto perdeu a força e não liga mais

Yago Gomes

New member
Pois bem, tenho a minha 80cc da bicimoto faz 4 meses. Está com 1003km! Amaciei ela corretamente, e até certo tempo eu estava usando 200ml do óleo recomendado para cada 4 litros. Como ela sempre acabava soltando óleo pelo escapamento, passei a usar uma proporção de 200ml para cada 5 litros.

Ontem eu lavei ela de forma indicada, e fui dar uma volta, para verificar a corrente, e outras revisões que tinha feito nela. Depois de uns 3km rodados, á uma velocidade média de 40km/h, a bike foi perdendo força e morreu. Verifiquei todos os cabos, mas da parte elétrica estava tudo ok. Dai constatei que mesmo com a embreagem solta, a roda ainda girava. Tentei fazer ela pegar mais algumas vezes e nada. Voltei pedalando para casa.

Depois disso, lembrei que pouco antes de começar a lavar ela, liguei a bichinha e ouvi um estalo seco, vindo do motor. Desliguei ela, liguei novamente, mas tudo ok. Então não me preocupei. Sera que isto pode ter sido a causa do problema? Um mecanico de uma oficina de motos aqui perto disse que pode ter sido a biela que quebrou. Meio estranho isso, pois como o motor iria ter funcionado com a biela quebrada?

Última edição:

matheus19

New member
Como vc disse que mesmo com embreagem solta a roda girava eu daria uma olhada na embreagem e ver se o parafuso de regulagem não soltou, e ver se ela não está patinando...

Carlos Mayer

New member
Olá, Yago

"Pois bem, tenho a minha 80cc da bicimoto faz 4 meses. Está com 1003km! Amaciei ela corretamente, e até certo tempo eu estava usando 200ml do óleo recomendado para cada 4 litros. Como ela sempre acabava soltando óleo pelo escapamento, passei a usar uma proporção de 200ml para cada 5 litros."

O erro começa já no primeiro parágrafo...

200 Ml de óleo para cada 4 litros = 50 Ml de óleo 2T por litro de gasolina

200 Ml de óleo para cada 5 litros de gasolina = 40 Ml de óleo por litro de gasolina

Durante o amaciamento são recomendados 63 Ml de óleo 2T mineral para motores refrigerados a ar por litro de gasolina comum.

Após o amaciamento são
recomendados 50 Ml de óleo 2T mineral para motores refrigerados a ar por litro de gasolina comum.

Motores de 2 tempos normalmente expelem pelo escape o óleo 2 tempos "não queimado" e isso não representa um defeito mas sim uma característica destes motores.

A redução do óleo 2T pode ter levado o motor a trabalhar com deficiência na lubrificação causando danos e desgaste acentuado das peças e talvez ai esteja a explicação para o estalo que você menciona. Não acredito que o problema esteja na embreagem, mas sim no motor. Provavelmente partiram os anéis de segmento ou mesmo o rolamento de agulhas da biela...

Se o motor funcionou após o tal estalo fica completamente descartada a hipótese levantada pelo mecânico de que a biela estivesse quebrada...

Eu sugiro que o motor seja verificado por um mecânico de verdade heheheh... Forte abraço

Yago Gomes

New member
Desculpe Carlos, me expressei errado. Durante o amaciamento eu usei os 63ml de óleo. Isso dava uma garrafinha para 3,1litros de gasosa hehehe
Tenho um mecanico aqui na minha cidade que entende muito de motores 2T. Estou desconfiado que seja a embreagem, mesmo tendo tão pouco tempo de uso.
Li em outro post aqui no fórum, um caso bem parecido com o meu, e que o problema foi solucionado trocando os pads da embreagem. Vou ver o que aconteceu exatamente durante a semana. Qualquer noticia, eu posto aqui. Obrigado por enquanto!

Vinha andando com a minha, não corro nem nada, então deu um estouro, como se fosse uma descompressão no motor, meu kit é um de 80cc 2 tempos, já amaciado com quase 2000km, e combustível na proporção correta, 50ml/litro, parece que o estouro foi no cabeçote, mas o mesmo não apresenta vazamento, embreagem funciona normal, o motor chega a pegar, mas não tem força pra sair e se eu aperto a embreagem morre, alguma luz?

descobri o problema, o cabo da embreagem correu, agora é só apertar. só tenho esse problema, SAM_0605.jpg, o que vocês recomendam? Uso uma broca fina pra comer o parafuso antigo ou troco o pino? Esse parafuso é inteiriço ou tem um furo para o cabo passar?

Última edição:

Yago Gomes

New member
Mas se voce disse que ouviu um estouro algo mais deve ter acontecido, não? A minha motorizada, tive que abrir o motor por conta propria, pois cansei de esperar por uma resposta da garantia. Resumindo, o problema foram os rolamentos da biela, que ficam no lado do pistão. Um deles se soltou e foi parar entre a camisa e o pistão. O mesmo aconteceu com o motor de um amigo meu. Mesmo motor, quilometragem e problema. E agora juvenal, quem poderá nos salvar?

Yago vou fazer a verificação disso amanhã, porem acho eu que o cilindro e o pistão estão ok. vou dar um jeito na embreagem, se não der certo, vou partir pro conjunto de pistão e cilindro. Este é o ultimo Conserto que eu faço, mais uma quebra e eu vendo e compro uma moto de verdade, tô de saco cheio, sempre tem coisinhas pra fazer, é parafuso que espana, coroa de transmissão que descentraliza, raio quebrado, eixo empenado, tudo isso eu mesmo conserto, sem muito prejuízo, mas to de saco cheio, chego na oficina da bicimoto e tenho a impressão que incomodo, atendem com medo de algo, levei um amigo pra conhecer, ele queria comprar uma bike montada por eles, mas o mesmo decidiu não comprar pois não gostou do atendimento, Acabou comprando uma elétrica da Dafra, tem loja aqui perto de casa, e oficina no mesmo lugar. Pra finalizar segunda vou estar com dinheiro e vou comprar as peças, e então se não der certo vendo.

Ademberd

New member
Cristiano, com relação a alavanca e ao cabo de embreagem, você pode com auxílio de uma furadeira alargar um pouco o furo e usar um enforcador de cabo, tipo estes usados em ferraduras de freio de bike.

Sidney

New member
Ae Cristiano use um destes quebra galho

safa%20onca.jpg

Sidney

Yago Gomes

New member
Poisé Cristiano, voce ainda tem sorte por ter a oficina da bicimoto ai por perto. E eu que moro em Santa Catarina, como fico? Tudo isso ai que voce descreveu aconteceu comigo, cansei de ter que voltar pra casa pedalando ou empurrando a bike motorizada. Liguei varias vezes durante a garantia, pois a bike não ligava. Troquei bobina, CDI e embreagem sem necessidade (comprei os itens) pois nenhuma assistencia me foi dada. O negócio deles é vender e vender. E só. Agora, 3 meses depois do fim da garantia e diversos problemas depois eles me respondem um email. Mas duvido muito que a garantia vá cobrir o meu problema a essa altura do campeonato. Só resta esperar agora!

Carlos Mayer

New member
Olá, Yago

Se quiser criticar a Bicimoto envie um e-mail para o Fale Conosco da empresa ou mesmo para o departamento comercial no atendimento@bicimoto.com.br . Críticas (construtivas) sempre foram e serão bem-vindas. Agora aqui no Fórum não é lugar para postar este tipo de Tópico. O Fórum é bancado pela empresa que você no momento critica e acredite este tipo de comportamento não pega nada bem.

Repito, envie suas críticas e opiniões diretamente para a empresa Ok.

Yago Gomes

New member
Boa noite senhor Carlos.
Venho aqui me retratar diante das palavras que postei no forum, minha intenção não era denegrir a imagem da empresa, mas sim uma forma de mostrar minha indignação perante esta situação. Não sei se voce responde pela empresa Bicimoto, mas gostaria de saber como que ficara a minha situação. Vou encaminhar o motor á empresa, juntamento com o formulario de garantia, mas o mesmo será consertado sem que eu tenha que arcar com nenhum custo, mesmo depois de tanto tempo da garantia ter terminado? Tive amigos que compraram bicicletas com voces, de tanto eu insistir com eles, de elogiar o produto. Agora ela esta parada, mas mesmo assim não sai falando mal da empresa, pois acredito que tudo possa ser resolvido de maneira em que todos nós saiamos felizes, certo?
Encaminharei esta mesma mensagem, se necessário, ao Fale Conosco, mas antes aguardarei uma resposta aqui no Fórum.

Carlos Mayer

New member
Olá, Yago

Se considerarmos que respondo aos questionamentos e dúvidas de mais de 2.200 pessoas no Fórum da Bicimoto podemos dizer que sim, aqui respondo pela Bicimoto. O seu caso é um problema que será analisado e decidido pelo departamento comercial da empresa e não por mim entende? Não trabalho em área comercial mas sim técnica. Já acompanhei situações e situações. Por exemplo motores com algum problema de fabricação que foram consertados e/ou substituídos sem custas mesmo depois de terminada a garantia. Mas também já vi casos em que após avaliação do motor foi enviado um orçamento para conserto pois foi detectado mal uso ou desrespeito às instruções do manual (não disse que é o seu caso Ok). Como disse são casos diferentes e sempre analisados um a um.

Preencha o Formulário de Garantia com o máximo de informações possível. Envie o motor e aguarde posicionamento do departamento comercial sobre a solução que será dada.

Não há necessidade de reenviar esta mensagem ao Fale Conosco pois cairia na minha caixa postal. Já que o assunto foi tratado abertamente que assim continue.

Yago Gomes

New member
Certo Carlos, meu pai que fez a compra, entrou em contato com o Sr. Claudio por email. Estarei enviando o motor junto com o Formulario de Garantia ainda esta semana. Espero que tudo se resolva, pois gosto muito de andar com a minha bicimoto e além disso dependo dela para ir estudar todo dia. Sem ela estou indo de onibus todo santo dia, algo que não me agrada muito.
Um abraço

Carlos Mayer

New member
Pois é...

Depois que a gente acostuma com as motorizadas andar de ônibus parece castigo. Fique tranquilo que com certeza a Bicimoto dará a melhor solução para o problema. Forte abraço