Motor 50cc vs 80cc

dalvan

Banned
queria saber de voces qual a opiniao a respeito dos motores 2 tempos,pelo que pude ver o 50cc,me parece menos problematico do que o de

80cc,ou estou enganado,sempre vejo por aqui mais reclamacoes sobre os de 80cc do que os de 50cc,em materia de forca na subida eles se equivalem?,ou o de 80cc e muito mais forte do que o de 50cc,obrigado,acho que o escapamento dos motores 2 tempos deveria sair mais atras pois deve sujar muito o pe de vela e os sapatos tambem.se fossem comprar um kit hoje qual voces prefeririam 50cc 2tempos ou 80cc 2 tempos?

Carlos Mayer

New member
Olá, Dalvan

A cilindrada real dos motores de 2 tempos é:

50cc = 49,9cc reais

80cc = 66cc reais

Então estamos falando de apenas 16,1cc de diferença entre os dois motores. Já possui os dois kits e te digo o de 80cc sobe melhor do que o 50cc, mas em contra partida consome mais combustível. Em termos de velocidade máxima os dois ficam muito próximos. Para ligar o 50cc liga mais fácil do que o 80cc pois tem taxa de compressão mais baixa o que facilita na hora de colocá-lo em funcionamento.

No mais posso finalizar dizendo que estes motores compartilham bloco, virabrequim, rolamentos, retentores, tampas, embreagem, eixo, pinhão, carburador, CDI e magneto. A única diferença está nos prisioneiros (mais grossos no 80cc) e no conjunto de cilindro, pistão, anéis e cabeçote.

Quanto a "mais reclamacoes sobre os de 80cc do que os de 50cc" posso te dizer que isso ocorre porque a grande maioria prefere comprar kits de 80cc aos de 50cc. Não sei se é preconceito contra o cinquentinha ou a velha história de querer sempre andar mais e mais rápido. No mais muitos dos problemas relatados neste Fórum (para não dizer a grande maioria) é originário de erros de montagem, desrespeito às regras do amaciamento, magnetos molhados (mangueira, passeios na chuva) sem falar na falta de cuidado...

Meu 50cc 2 tempos da Bicimoto está comigo a 4 anos e 1 mês. Neste tempo rodei 25.900 Km e as únicas alterações que fiz foram: Instalar um carburador de maior vazão da marca americana Speed, 1/2 dúzia de velas de ignição foram trocadas e finalmente aos 22 ou 23 mil Km troca dos pads de fricção da embreagem... Se seguir a risca as recomendações do manual e se lembrar sempre que está pilotando uma bicicleta motorizada e não uma moto heheheh tanto faz se o kit for de 50 ou 80cc... Abç

P.S. Movi seu Tópico para Motores 2 Tempos pois a pergunta é sobre 2 tempos e ele estava postado no Motor 4 Tempos.

dalvan

Banned
obrigado amigo pelo esclatecimento,eu queria pegar um motor 4 tempos mas acho que o custo beneficio do de 2 tempos e melhor,sei que voce prefere o 2 tempos 50cc,mas para o meu caso acho que e melhor o de 66cc pois tem muitas ladeiras aqui na minha cidade eu ate preferiria tambem o 50cc mas acho que ele nao daria conta das ladeiras.voce sabe dizer se tem algum cano mais comprido para que possa desviar melhor a fumaca do oleo 2 tempos.queria saber tambem por que nao e recomendado o uso de oleo 2 tempos sintetico,uma vez que ja e sabido que este oleo e bem melhor alem de soltar menos fumaca.obrigado

Última edição por um moderador:

Carlos Mayer

New member
Olá, Dalvan

Eu não disse "que prefiro" o 50cc eu disse que tenho um 50cc e isso é bem diferente.

No mercado existe um cano conhecido por Poo Poo Pipe que pode ser encontrado através do Google. A Bicimoto não comercializa este modelo de escapamento

A recomendação de utilizar apenas óleo 2 tempos mineral para motores refrigerados a ar é do fabricante dos motores e não da Bicimoto. Após o amaciamento ou 500 Km de uso você pode usar o óleo 2 tempos que achar melhor por sua conta e risco. Forte abraço

dalvan

Banned
bem esta pergunta e para o carlos mayer que pelo visto possui os dois tipos de motores 2 tempos e 4 tempos,pela sua esperiencia o que voce tem a dizer deste 2 tipos de motores no meu modo de ver acho o dois tempo mais apropriado para bicicleta por ser menor e talvez mais barata a manutençao,pelo que pude ver tambem acho que o 50cc 2 tempos e melhor do que o 66cc,por ter um funcionamento mais suave e ser mais economico tambem com quase o mesmo rendimento ne.queria saber sua opiniao se voce tivesse de comprar hoje um kit para por na sua bike qual voce escolheria 2 tempos 50cc ou 4 tempos.obrigado estarei embreve comprando um kit para mim e preciso da sua opiniao,moro em nova friburgo,se um dia passar por aqui quem sabe a gente nao pode dar um role junto,um abaraço.

Carlos Mayer

New member
Olá Dalvan

Foi o que eu te respondi na primeira vez... A diferença entre a cilindrada real dos motores de 50 e de 80cc é pequena. A grande maioria prefere os motores de 2 tempos justamente por terem preço mais acessível e muitos pelo motivo de ser mais compacto que os de 4 tempos. A tomada de decisão final (é claro) é sua, mas hoje se eu fosse montar minha primeira bicicleta motorizada certamente começaria com uma 50cc 2 tempos... Forte abraço

P.S. Quem sabe marcamos um passeio na Serra...

Leofego

New member
Estava comprando um de 80cc, mas depois que vi alguns comentários decidi comprar o de 50cc... só que agora estou com mais dúvidas ainda sobre qual realmente comprar.
Dizem que o de 50cc vibra menos e anda quase a mesma coisa que o de 80cc e outros dizem que o 80cc e muito superior que o de 50cc. E agora o que eu faço? Peso 95kg, vou andar muito em subidas, algumas estradas e a maioria dos percusso acima de 15km.

Leo, eu iria de 80CC se fosse você, ele tem mais torque, e levando em consideração seu peso e as subidas da onde mora ..
Eu peso 63KG, e minha chopper tem 27KG! mesmo assim optei pelo de 80CC, não pelo ' ir sempre mais rapido '
e sim por ter mais torque, se precisar acelerar, acelera mais, questão consumo não muda muito não, se bem regulado são praticamente iguais
o que muda é seu jeito de tocar ! eu ando no maximo a 20km/h bem de boa ! mas se precisar tocar joga nos 50km/h facil facil !

abraços e bons passeios

Leofego

New member
Questão consumo eu não preocupo muito, mas sim desempenho(força) e lógico que um pouco de velocidade também ajuda no meu trajeto.

valeu pela dica... estou quase decidido

Última edição por um moderador:

Carlos Mayer

New member
Leo

A questão do seu peso não influencia em nada já que eu peso 95 Kg e ando de 50cc... A capacidade de carga dos dois kits é de 120 Kg logo... No mais amigo existem muitas postagens aqui no Fórum de proprietários dos dois modelos de kits que poderão lhe ajudar na tomada de decisão. Forte abraço

Rbparente

New member
Pessoal, tive uma de 80cc e agora comprei uma de 50cc, como bem disse o moderador, essa pequena diferença de cc em alguns casos não são essenciais. Sem brincadeira nenhuma minha 50cc tá subindo o viaduto aqui de Campo Grande - RJ traquilamente e amaciando... rs como já disse eu já tive uma de 80cc e na reta, na saída e etc, elas se equivalem, a pequena diferença seria em uma subida mais elevada, onde entrariam esses 16,1cc!! Essa é minha experiência!! Abraço a todos!

dalvan

Banned
posicao da vela no cabecote

Pessoal, tive uma de 80cc e agora comprei uma de 50cc, como bem disse o moderador, essa pequena diferença de cc em alguns casos não são essenciais. Sem brincadeira nenhuma minha 50cc tá subindo o viaduto aqui de Campo Grande - RJ traquilamente e amaciando... rs como já disse eu já tive uma de 80cc e na reta, na saída e etc, elas se equivalem, a pequena diferença seria em uma subida mais elevada, onde entrariam esses 16,1cc!! Essa é minha experiência!! Abraço a todos!
oi amigoss,estive pesquisando nainternet e vi que existem alguns cabecotes dos motores 2tempos em que a vela trabalha meio deitada ,voces saberiam me dizer se e so estetica,ou autera o funcionamento do motor.obrigado