Motor 48cc 2T a etanol/álcool.

felipe11

New member
Olá galera, depois de alguns longos anos com minha motorizada resolvi mecher nela passei o motor para etanol mas foi depois de muitos testes e muitas falhas finalmente consegui deixar meu motor como sempre quis para passar meu motor para álcool tive que abrir as janelas da admissão e do escape e colocar um carburador de maior vazão sendo um carburador de biz 100 sendo que a entrada do carburador deu certinho no coletor original do motor não rebaixei cabeçote não, porque axei que ela ficou muito boa com a taxa de compressão original eu já andei com cabeçote rebaixado e realmente melhora e muito o desempenho desses motores mas enfim comprei um óleo flex que pagei 23 reais em 500 ml e ele mistura tanto em gasolina quanto álcool e também em metanol e pra quem não conhece metanol é um combustível de aviões tipo planadores é um combustível de alta octanagem muito potente aliás já andei com metanol no meu motor rsrs e confesso que ando muito mais que na gasolina mais forca e mais velocidade mas voltando ao assunto então eu sempre quis passar meu motor para álcool por ser mais econômico e dar mais forca e velocidade para o motor as vantagens que tive usando álcool no motor: mais potência, não carvoniza o motor como gasolina na verdade ele não deixa nem metade dos resíduos que deixa a gasolina, não fica aquele cheiro horrível e fedido de gasolina com óleo que aliás convenhamos é horrível colocar uma roupa nova e limpa e daqui meia hora estar fedendo gasolina, o óleo que usa produz um cheiro agradável ao sofrer a queima mas também por 23 reais 500 ml tinha que ser bom mesmo e aliás o próprio óleo tem um cheiro de álcool bem forte. Mas enfim se tiverem dúvidas comentem que assim que puder responderei e logo mais estarei postando fotos e vídeos da magrela roncando kkkkk e aliás a partida mesmo em dias frios pega muito bem nao tive problemas nenhum em dar partida ate porque é so puxar o afogador que ela pega que é uma beleza OBS:não venham criticar o projeto dos outros porque se não tem coragem de fazer tem pessoas que tem e nem me venham com essa de que vai perder a garantia do motor porque isso eu já perdi faz anos entao se forem pra CRITICAR nem comentem nada ok vlw e aliás não tive nenhum dano com as modificações que fiz no motor na verdade foi ao contrário só tive melhoras e estou muito satisfeito.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
felipe11,
Não tem nenhum problema vc postar seus desenvolvimentos, experimentos, comentários e fotos das alterações no seu motor. Te garanto que todas as críticas serão bem vindos, depende de como vc os encara.
Nesse caso em especial do motor a álcool, considero que será prejudicial para que outros usuários sigam esse caminho, devido ser muito variável o grau de experiência deles relacionado a mecânica, podendo até chegar a perder o motor. Não acha ?
Caso queira aconselhar algum usuário a fazer essa modificação, faça-o na "Mensagens Privadas". Belezz ? Sucesso nos seus desenvolvimentos. :cool:

felipe11

New member
Emanuel não foi necessário mudar o ponto de ignição o motor aceito muito bem o etanol com o ponto de ignição e a taxa de compressão originais do motor.

felipe11

New member
Vlw emanuel! E va em frente com as suas adaptacoes vamos incentivar os donos de bicicletas motorizadas a uzarem alcool nos seus motores isso faz com que diminua a poluicao e libere menos co2 na atmosfera assim preservando o meio ambiente atraves de um combustivel sustentavel e Renovavel, mas enfim Boa sorte com Seu projeto e alias qualquer Duvida sinta-se a vontade em perguntar Ok.

felipe11

New member
Iszeckir foi necessario abrir a janela de admissao (entrada combustivel) e a Janela de escape (saida dos gases), mudar a carburacao sendo um carburador de biz 100 e usar um oleo 2t flex Isso ja foi o suficiente para transformar o motor a alcool.

lszeckir

New member
Entendi... Porque tem que abrir mais as janelas? Não posso deixar original? E o rendimento dela melhorou consideravelmente? Em questão de torque e velocidade final.

felipe11

New member
Iszeckir nao é necessario abrir as janelas nao segundo um usuario aki do forum ele converteu o motor. Dele com as pecas originais mesmo va em frente cara e boa sorte.

felipe11

New member
Iszeckir o rendimento aumento consideravelmente em torke e velocidade final pelo fato do alcool dar mais potencia pro motor concerteza vc tera muitos beneficios rodando com etanol, segundo um usuario aki do forum ele ja rodou 550 km com etanol sem problemas algum. Boa sorte