Motor 2T sem "tranco" para dar a partida

imneon

New member
Olá pessoal,

Chegou pra mim uma bicicleta com motor 2T que estourou o cabo da embreagem.
O dono trocou o cabo mas agora ela fica como se a embreagem estvesse semi acionada, fazendo com que a roda traseira fique um pouco solta, o que não gera aquele "tranco" pra ela pegar. Como eu estou mais costumado com o motor 4 tempos gostaria de uma ajuda de vocês para regular esse cabo e tentar ajudar esse amigo a voltar a andar por ai.

Abs

Carlos Mayer

New member
Olá, Imneon

O problema certamente está na regulagem já que mesmo com o manete totalmente solto a embreagem continua acionando. A solução é dar um pouco mais de folga no cabo de forma que a embreagem "libere" o motor para o processo de partida".

Forte abraço

imneon

New member
Olá Carlos,

Com relação a regulagem do cabo eu percebi que o que está colocado lá tem a mesma medida do que estourou. Sei disso porque medi o comprimento dos dois.
Sendo assim comecei a partir pra outras opções. Uma delas foi tirar o cabo da alavanca e tentar empurrar a bicicleta para ver se ela ficava travada. Quando empurrei ela ofereceu uma resistencia mas muito pouca, a roda fica um pouco mais dura, mas gira ao inves de ficar travada. Lendo outros artigos no fórum vi que em alguns casos aquela engrenagem de dentro por onde passa corrente se solta e deixa a bicicleta, pelo que entendi, do mesmo jeito dessa que esta comigo.

Pode ser esse o problema já que mesmo sem o cabo na alavanca ela fica rodando "solta"?

Abs

Carlos Mayer

New member
Olá, Imneon

Imagino que a engrenagem a que se refere seja o pinhão certo? O pinhão não se solta sozinho... Na grande maioria dos casos aqui relatados os pinhões foram retirados (sabe-se lá porque) e possivelmente recolocados no lugar em desacordo com a sequência de peças... Existe abaixo da porca uma arruela que deve ser trocada toda vez que o pinhão é retirado. Existe também uma chaveta que mantém o pinhão fixo em relação ao eixo e finalmente o aperto da própria porca de fixação...

Se este motor não foi mexido o problema certamente está na regulagem, se foi mexido possivelmente algo faltou na instalação do pinhão e sim ele pode estar girando impedindo o tranco...

Forte abraço

imneon

New member
Ola Carlos e Ademberd, obrigado pelas respostas.

Na verdade eu recebi essa bike de um cara aqui que falou que era so o cabo que tinha sido trocado. Mas agora ele me contou a historia inteira, e me parece que é outra coisa mesmo.
Alem de trocar o cabo ele tirou a roda traseira para lavar(?!) pra nao molhar o motor. Quando foi colocar denovo ele disse que teve que fazer uma "forcinha" para colocar a corrente na coroa traseira e depois girar ela. Segundo ele sem acionar a embreagem. Por isso achei que ele poderia ter soltado essa porca do pinhao com essa força que ele fez pra colocar a roda no lugar de novo. De qualquer maneira nao me senti muito confortável pra mexer na bike porque não tenho nenhuma experiencia com 2T. Falei pra ele levar pra alguém dar uma olhada na bike dele em algum lugar que o pessoal entendesse melhor de embreagem.
Se com essas infos vocês puderem me dar alguma nova info sobre o que pode ter acontecido seria legal caso apareça alguma assim aqui de novo, senão, valeu pela ajuda.

Abs!