motor 2T 80cc que não funciona corretamente!

Flavio V8

New member
Olá boa tarde a todos.
Adquiri a alguns meses um motor 80cc 2t, novo na caixa, e não consigo fazer ele funcionar como deveria.

Sigo todas as regras para motores 2T, faço a mistura adequada de gasolina e óleo utilizando uma
seringa com medidas corretas, como o motor é novo misturo 63 ml para 1L de gasolina. Porem o motor não
aguenta nem sair do lugar quando o ligo, não consegui andar um dia se quer!

Quando tento ligar o motor frio ele emite uns estampidos e alguns estalos, mas depois de algumas tentativas ele funciona, daí eu costumo deixar ele trabalhando por alguns minutos, porém, quando estou pedalando e ligo o motor, o mesmo fica dando trancos e fica falhando e não tem força para impulsionar a bicicleta, (obs.: tenho 65 kg).

Gostaria de saber se alguem teve problemas parecidos e/ou como eu poderia proceder para que eu pudesse utilizar o motor no meu dia a dia. obrigado?

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Bem vindo ao fórum !
Antes de qualquer sugestão quero saber se leu o manual de cabo a rabo.
Leu os tópicos de limpeza de carburador ?
Viu os videos da Bicimoto sobre regulagem de carburador ?
Leu sobre coloração da vela ? E a centelha ?

Flavio V8

New member
Obrigado!
Li o manual todo e sempre que tenho alguma dúvida recorro a ele.
Ontem fiz uma limpeza geral no carburador acompanhando o vídeo, mas reconheço que esqueci de checar a vela!
Vou verificar e retorno com o resultado!

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Obrigado!
Li o manual todo e sempre que tenho alguma dúvida recorro a ele.
Ontem fiz uma limpeza geral no carburador acompanhando o vídeo, mas reconheço que esqueci de checar a vela!
Vou verificar e retorno com o resultado!

Para a vela, avalie se esta sequinha e se necessario, passe uma lixa levemente. Avalie se a abertura do eletrodo esta ok.
Para o tanque de combustível, avalie se desce gasolina sem restrição pelo registro.
No carburador, avalie se o afogador nao está travado. Avalie também se as vedações de entrada e saída do carburador estao ok. Como ja houve com outro usuário, compare se todas as peças do carburador estão completas. A bóia nao está furada ?
Na elétrica, a bobina está ok ? Colocou acessórios elétricos (lampadas) ?
Se não der certo, depois tem mais. :cool:

Última edição:

Flavio V8

New member
Boa tarde!

Retirei a vela e ela estava carbonizada, seca e o eletrodo estava muito próximo da base de contato só passava uma folha de papel bem fina...Limpei tudo e afastei um pouco o eletrodo deixando uma distancia de quase um milímetro.

Chequei o tanque e o carburador e esta limpo e funcionando numa boa, olhei a bóia e está limpa e perfeita.
Na parte elétrica não pude mexer na bobina, pois como ainda esta na garantia, eu não quis abrir a tampa lateral. Não instalei nenhum acessório (notei que não existe o fio branco para uma futura ligação de farol ou outros)

Montei tudo e a coloquei para funcionar...ao pedalar notei que o motor ao emitir o estampido agudo, como das outras vezes e expeliu um pouco de fumaça pelo cabeçote, na junta. Porém, o motor funcionou na segunda tentativa, deixei ele trabalhar por uns minutos e ao acelerar gradualmente, com a bike parada, noto que ele continua fraco.

Tirei algumas fotos da distancia entre o cabeçote e a junta (note que da para ver o prisioneiro), notei também que gerou um pouco de óleo quando o motor esfriou...

WP_003762.jpgImg_2136.jpgImg_2138.jpgImg_2141.jpg

Agora de tarde eu coloquei o motor para funcionar novamente e continua do mesmo jeito, com a bike parada acelero e ele responde gradualmente, já quando estou na rua pedalando e solto a embreagem ele fica aos trancos e mesmo acelerando as pedaladas o motor não acompanha e fica querendo morrer!

teria mais algum procedimento que voce poderia me orientar a fazer?
fico no aguardo!
Obrigado

até breve.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Muito estranho a abertura no cabeçote. Nao é normal.
Avalie se é possível apertar e deixar bem fechado.
Não esqueça que o bloco é de alumínio e apertos em excesso, podem causar espanamentos.
Acho que o bicho tá aí. :cool:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Vou realizar os apertos, e assim que possível, retorno com os resultados!
Aperte em X. Em igual numero de voltas. Se necessário, abra o cabeçote para avaliar porque está faltando aperto. Pode ser que esteja faltando a junta do motor. Aquela, parecido com papelão. :cool:

Flavio V8

New member
Boa Tarde!

Verifiquei o link...e aproveitei para checar outros itens na bike...Obrigado

Vamos lá...realizei todos os procedimentos recomendados!
Limpeza do tanque
Limpeza do Carburador = agulha + filtros + boia + entrada e saída admissão
Limpeza da vela e ajuste do eletrodo
Troquei as mangueiras
Troquei o Filtro de gasolina
Mistura de gasolina e óleo = 63ml / 1L Motor novo...não rodou 2Km

Desmontei e limpei o Cabeçote + apertei em X e tentei equalizar o máximo possível o
numero de voltas nas porcas do prisioneiros para que a tampa se ajustasse corretamente
Obs.: Notei que existe uma junta de “papelão” na parte inferior da “camisa do pistão, já na.
parte superior só existe a de metal, pois com o aperto ficou bem justa....e ao ligar o motor ele não emitiu estampidos e nem estalos e não gerou fumaça nessa região.

o motor funcionou após algumas tentativas...agora só preciso testar na rua...pois, quando terminei de montar tudo notei o pneu furado...assim que testar aviso!

Dúvida: é normal geral uma quantidade considerável de fumaça branca pelo escape? Outra: a embreagem
costuma ser dura de se apertar? A minha chega a cansar a mão dependendo da quantidade de vezes que
a aperto.

desculpe-me pela quantidade de dúvidas...sou leigo com motores :eek:
e quero muito colocar minha bike para rodar grandes distâncias rsrsrsrs

Agradeço muito a ajuda...e se tiver mais pode falar ;)

Fernando jp

New member
a embreagem no inicio é dura abra a tampa e coloque um pouco de graxa no acionador da tampa, eu apliquei um pouco de óleo de spray dentro do conduíte da embreagem o que melhorou no acionamento fica mais macia

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Então, funcionou bem ?
Não esqueça de postar os resultados aqui no fórum e se possível, ajudar outros usuários.
Ok ? :cool:

Flavio V8

New member
bom dia!

Nelson, ela funcionou, mas ainda não consegui coloca-la na rua, pois meu pneu esta furado e não há bicicletaria aqui próximo...e vou arruma-lo hoje!
Mas o som do motor já esta um pouco melhor do que antes, e pega na segunda tentativa.

Fernando, valeu pela dica da graxa...já estou providenciando agora cedo!

Retorno em breve com os resultados!

:cool: valeu

Flavio V8

New member
olá pessoal

vamos aos resultados!

Depois de todo o procedimento realizado coloquei a Bike para rodar...
Consegui rodar aproximadamente 3 km numa boa...com poucos "engasgos" e com aceleração
mais estável ... logo que ligo a bike ela estabiliza a rotação e quando estou andando
ela demora um pouco para embalar, mas aos poucos vai de boa! vou continuar a testar e
me acostumar com o funcionamento e aproveitar os passeios!

Agradeço Muito a Todos, pelas dicas e pela paciência, rsrsrsrs;)

Precisando é só chamar!

Abraços a todos!

Att.
Flávio V8

jvnlor

New member
Olá,

Não pude deixar de notar que você disse ser meio leigo em motores, vou contar oque aconteceu com meu primo acredito que não seja o caso. Ele fez de tudo para colocar a bike para rodar, ela funcionava com falhas e morria constantemente. Ele limpou regulou tudo oque dava para fazer, mas por falta de conhecimento e experiencia ele esqueceu de tirar aquela proteção dourada da vela, logo, não dava um bom contato do CDI para queima do combustível, fica a dica para a Bicimoto, pois isso não esta no manual.

jvnlor

New member
Acredito que agora sua bike ficou 2 vezes mais forte e estabiliza ligada. Não esqueça de comentar se o problema foi resolvido, estamos aqui para ajudar os amigos.