Minha 4 tempos não pega

FHT

Banned
Boa tarde!

Minha 4 tempos não liga como deveria. Está com mais de 1000 km rodados, porém nos últimos dias, não liga, só quando a cordinha é puxada várias vezes e acionando, um pouco, o acelerador. Isso fazendo-se todos os procedimentos explicados no manual. Seria o caso de desmontar o carburador. Outra coisa, a centelha da vela está avermelhada, isso não é um bom sinal.

Carlos Mayer

New member
Olá FHT

Movi seu Tópico para cá pois estava postado no Tópico destinado a motores de 2 tempos Ok...

O problema de sua 4 tempos é fácil de resolver. O giglê de marcha lenta está entupido e por isso a dificuldade em ligá-la sem acelerar.

Para limpar o giclê você precisa de uma chave Phillips e uma de fenda fina.

Com a chave Phillips retire totalmente o parafuso preto que regula a marcha lenta e fica do lado esquerdo do carburador. Este que aparece na imagem abaixo

PQAAADjEViM3QJxM0ukLWj0-rtfpckM6kmPWPIJarKRKIqGmgWeOg1Jbqzwu84nr53JA-uqK1OhsPQ6Xr0hp0rLI1RoAm1T1UF1HXV_VoEJNOCdt_LqYEyfm_aNE.jpg

Depois de retirado o parafuso da lenta, use a chave de fenda fina para calçar e levantar o giglê de lenta que vem a ser a peça preta que fica diretamente encaixada no carburador logo abaixo de onde estava o parafuso da lenta. Tenha cuidado ao retirar o giglê para que a borracha de vedação não seja danificada Ok.

Com o giglê da lenta em mãos use um dos fios de um cabo de aço de freio ou marcha de bicicleta para desobstruí-lo. Limpe com capricho e assopre para ver se a passagem está desimpedida em seguida reinstale no lugar observado que os chanfros ficam voltados para o parafuso de fixação do carburador (um) e para o próprio carburador(o outro). Reinstale o parafuso da lenta e regule-a depois que o motor estiver aquecido...

O processo é simples e tenho certeza de que sua 4 tempos voltará a funcionar de primeira. Aproveite a ocasião para lavar o elemento do filtro de ar e verificar o nível do óleo do cárter (como está a Km dele?)

Quanto à vela de ignição você pode substituí-la por uma nova que a centelha voltará à sua condição ideal. O sistema de ignição das 4 tempos não tem qualquer tipo de regulagem que possa ser feita.

Se restar qualquer dúvida é só falar. Forte abraço

FHT

Banned
Bom dia!
Obrigado pelo retorno!

Farei isso sim! quanto ao óleo, devo fazer a quarta troca, nesta semana. E a respeito da vela, fiz o teste com outra vela e essa outra vela obteve coloração mais "sadia", digamos assim.

Carlos Mayer

New member
Você na primeira postagem disse que sua motorizada de 4 tempos está com 1000Km rodados, e na última postagem disse que vai fazer a 4ª troca de óleo... Você está trocando o óleo de 250 em 250Km? Isso é a metade do indicado no manual... Na minha 4T eu troco de 500 em 500Km e mesmo assim o óleo mineral da Motul (10W30) que sai do cárter está sempre limpo... Acho sinceramente que você pode aumentar o intervalo entre as trocas amigo.

Abç

FHT

Banned
A 1ª foi aos 200km a segunda aos 600 e a terceira aos 900, devo ter entendido errado o manual. Mas em outro descrito aparece a cada 50 hrs, ou seja, pouco mais de 1.500 km, se for isso é ótimo!

Carlos Mayer

New member
Amigo eu faço as trocas de minha 4T de 500 em 500Km... O óleo sai bem limpo é verdade mas considerando que são apenas 250Ml (240 na verdade) a cada troca prefiro ter sempre óleo novo no cárter. A indicação de 50hrs vem do manual do motor irmão do nosso estacionário por isso a troca é marcada em tempo e não em quilômetros... E o carburador? Resolveu a lenta? Forte abraço