manutenção periódica

Antonio Pavani

New member
Possuo uma motorizada 80cc, está com 1124 km rodados e não sei ao certo onde devo fazer as devidas manutenções preventivas e necessárias para um bom fucionamento do kit. Alguém tem uma lista de o que que tem que fazer e de quantos em quantos kilometros ? Obrigado

Carlos Mayer

New member
Olá, Antonio

Muito bacana a sua preocupação com a manutenção. Na grande maioria dos casos quebras e problemas tem origem justamente na FALTA de manutenção heheheh...

Bom você pode começar dando uma lida em nosso Manual http://www.bicicletamotorizada.org/manual/novos/Manual_manutencao_Bicimoto_2T.pdf onde encontrará dicas de manutenção para sua motorizada. Além das indicadas no Manual poderia apontar mais estas:

* Reaperto de todos os parafusos e porcas (substituição em caso de dano ou ferrugem)
* Lubrificação e ajuste da tensão da corrente e do esticador
* Troca da vela de ignição a cada 2.000 Km (na falta das originais Z4C e Z8C recomendo usar NGK B5HS)
* Limpeza da peneirinha do tanque de combustível (basta retirar a torneira)
* Limpeza do elemento filtrante do filtro de ar principalmente se frequentemente rodar fora do asfalto
* Regulagem mensal dos freios e verificação das pastilhas
* Calibragem semanal dos pneus
* Ao perceber que os aros começam a produzir barulhos ou oscilam com a motorizada em movimento providenciar reaperto da raiação
* Lavagem do motor com pincel embebido em gasolina e depois uma bucha macia com sabão de coco assim você evita que fique encardido (sempre com o motor frio)
* Engraxamento do pino de acionamento da embreagem (lado esquerdo do motor) e das engreangens da embreagem (lado direito do motor)
* Engraxar o mecanismo do cabo do acelerador (no punho onde fica o botão de desligar ou kill switch)

Não menos importante verificar o estado geral da bicicleta com ênfase no quadro. Procure trincas, rachaduras ou sinais de ferrugem...

Devemos sempre nos lembrar que continuamos andando de bicicleta só que esta anda muito, mas muito mais rápida do que uma bicicleta a pedal e com isso o desgaste dos componentes é muito maior, principalmente freios e pneus...

Espero ter ajudado. Forte abraço

Posso trocar aquela esponja de dentro do filtro de ar por uma outra esponja melhor? A que vem no filtro é muito vagabunda, com buracos bem grandes. Posso colocar uma esponja tipo aquelas de lavar louça (amarelas)? Ou isso dificultaria a entrada de ar? Moro perto da praia.. então me preocupo com a entrada de areia por ali.

Túlio Santiago

New member
Quanto às manutenções mais internas: Pistão,Biela,Virabrequim,rolamentos internos e etc. vi um Post do fórum especificando a Kilometragem exata para verificação,que é uma kilometragem grande por sinal,seguindo o uso devido e equilibrado. E possibilidade de troca deste conjunto,diretamente relacionado à vida útil total do motor. (que seria renovada após essas trocas mais críticas)
podem me lembrar o link?!
Se eu não me engano o próprio Carlos Mayer citou.