Carlos Mayer
New member
Percebo que tem sido comuns problemas com bicicletas motorizadas que "não querem pegar". Antes de qualquer coisa existem algumas verificações a fazer e alguns pontos importantes a considerar...
Bicicleta motorizada nova ou com baixa quilometragem:
► Nos primeiros 500Km de uso que correspondem ao período de amaciamento são misturados 63Ml de óleo 2 tempos mineral por litro de gasolina contra 43Ml de óleo 2 tempos mineral por litro de gasolina após o período de amaciamento e a mistura (regulagem ar/combustível do carburador) mais rica o que realmente dificulta a partida de um motor com baixa quilometragem seja ele de 50cc ou de 80cc. A falta de prática também nos leva a cometer erros...
► Não se deve mexer nas regulagens de agulha (mistura), cabo do acelerador e marcha lenta sob risco de afogar o motor a ponto de sair gasolina pelo filtro de ar. Ai será muito mais difícil colocar o motor em funcionamento.
► Não existe NADA que precise ser regulado ou alterado no carburador já que este vem de fábrica testado e corretamente regulado.
► Não use gasolina Aditivada ou Premium em nenhum circunstância somente abasteça com gasolina comum.
► Não use óleo 2 tempos sintético ou semi sintético no período de amaciamento. Não use óleo 2 tempos náutico ou de kart. APENAS ÓLEO 2T MINERAL.
Mas meu motor não liga! O que posso fazer?
1º Verifique se a torneirinha de combustível está aberta.
2º Verifique através da mangueira de combustível se chega gasolina ao carburador.
3º Verifique se os fios azul e preto do magneto e do CDI estão conectados uns aos outros (azul que sai do motor ao azul do magneto, preto que sai do motor ao preto do magneto) e sem folgas.
4º verifique se a conexão do corta corrente foi feita corretamente (caso de motores em forma de kit). Se as conexões estiverem invertidas por exemplo o motor não ligará.
Se até aqui seu motor não entrou em funcionamento é hora de verificar a centelha da vela.
5º Retire o cachimbo da vela, retire a vela com a chave fornecida com o kit. Reinstale a vela no cachimbo, posicione o cachimbo com a vela sobre a tampa do cabeçote e com a roda traseira no ar faça-a girar (com a embreagem solta como se fosse ligar o motor). Verifique se existe centelha na vela. Se existe centelha passe ao passo 6 senão existe entre em contato com a Bicimoto através do email atendimento@bicimoto.com.br
6º Caso esteja descendo gasolina para o carburador. As conexões elétricas estiverem corretas. Existir centelha na vela de ignição o problema não está no motor mas na forma como você tenta colocá-lo em funcionamento. Neste caso sugiro o download e a leitura dos seguintes manuais (escolha o correto para seu modelo).
Manual instalação do Kit motor Bicimoto 2 tempos para bicicletas
Manual usuário da Bicimoto 48cc 2 tempos
Manual usuário da Bicimoto 80cc 2 tempos
Bicicleta motorizada nova ou com baixa quilometragem:
► Nos primeiros 500Km de uso que correspondem ao período de amaciamento são misturados 63Ml de óleo 2 tempos mineral por litro de gasolina contra 43Ml de óleo 2 tempos mineral por litro de gasolina após o período de amaciamento e a mistura (regulagem ar/combustível do carburador) mais rica o que realmente dificulta a partida de um motor com baixa quilometragem seja ele de 50cc ou de 80cc. A falta de prática também nos leva a cometer erros...
► Não se deve mexer nas regulagens de agulha (mistura), cabo do acelerador e marcha lenta sob risco de afogar o motor a ponto de sair gasolina pelo filtro de ar. Ai será muito mais difícil colocar o motor em funcionamento.
► Não existe NADA que precise ser regulado ou alterado no carburador já que este vem de fábrica testado e corretamente regulado.
► Não use gasolina Aditivada ou Premium em nenhum circunstância somente abasteça com gasolina comum.
► Não use óleo 2 tempos sintético ou semi sintético no período de amaciamento. Não use óleo 2 tempos náutico ou de kart. APENAS ÓLEO 2T MINERAL.
Mas meu motor não liga! O que posso fazer?
1º Verifique se a torneirinha de combustível está aberta.
2º Verifique através da mangueira de combustível se chega gasolina ao carburador.
3º Verifique se os fios azul e preto do magneto e do CDI estão conectados uns aos outros (azul que sai do motor ao azul do magneto, preto que sai do motor ao preto do magneto) e sem folgas.
4º verifique se a conexão do corta corrente foi feita corretamente (caso de motores em forma de kit). Se as conexões estiverem invertidas por exemplo o motor não ligará.
Se até aqui seu motor não entrou em funcionamento é hora de verificar a centelha da vela.
5º Retire o cachimbo da vela, retire a vela com a chave fornecida com o kit. Reinstale a vela no cachimbo, posicione o cachimbo com a vela sobre a tampa do cabeçote e com a roda traseira no ar faça-a girar (com a embreagem solta como se fosse ligar o motor). Verifique se existe centelha na vela. Se existe centelha passe ao passo 6 senão existe entre em contato com a Bicimoto através do email atendimento@bicimoto.com.br
6º Caso esteja descendo gasolina para o carburador. As conexões elétricas estiverem corretas. Existir centelha na vela de ignição o problema não está no motor mas na forma como você tenta colocá-lo em funcionamento. Neste caso sugiro o download e a leitura dos seguintes manuais (escolha o correto para seu modelo).
Manual instalação do Kit motor Bicimoto 2 tempos para bicicletas
Manual usuário da Bicimoto 48cc 2 tempos
Manual usuário da Bicimoto 80cc 2 tempos