Carlos Mayer
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Em minha bicicleta motorizada Bicimoto 50cc de 2 tempos eu sempre utilizei dínamo e ultimamente farol dianteiro e luz de posicionamento a pilhas. O farol e a luz traseira ambos da marcas SERFAS sempre me atenderam bem, são de LED tem baixo consumo de pilhas e a prova d'água. Mas no meio da semana passada em uma daqueles dias sem nada para fazer resolvi junto com um amigo ligar um farol diretamente ao magneto da bicicleta motorizada (o fio branco).
O farol escolhido foi um de 4 pilhas bem barato, se não me engano uns R$ 7,00 com as pilhas Xing Ling grátis. Este amigo fez um suporte de alumínio (vejam na imagem abaixo) que é preso diretamente ao tubo do guidão deixando o farol na altura ideal.
O farol então foi aberto e soldamos 2 fios (um para o positivo e um para o negativo) diretamente ao comando do liga e desliga para que permanecesse funcional. Nos baseamos no esquema original do fabricante do motor.
O positivo do farol (+) foi ligado ao fio branco que sai do magneto e o negativo (-) ao fio preto do magneto.
Colocamos o motor para funcionar e o farol acendeu perfeitamente... Vejam como o suporte deixou o farol na altura ideal e o bom é que agora tenho menos uma acessório pendurado ao guidão.
Eis que animados com o resultado da instalação e o perfeito funcionamento do farol resolvemos instalar também uma luz de posicionamento na traseira. Coisa simples de apenas uma lâmpada incandescente. Puxamos um positivo e um negativo até a traseira da bicicleta. Prendemos a pequena lâmpada no suporte de corrente e ligamos a motorizada. Perfeito! Luz traseira funcionando conectada diretamente ao magneto...
Hora de testar farol e luz traseira. Apertamos o botão do interruptor do farol e a motorizada desligou. Procura daqui, procura de lá, testamos os fios, ligamos apenas o farol e ele acendeu, ligamos apenas a lanterna traseira e ela acendeu. Tentamos ligar os dois e a motorizada desligou novamente.
O motivo?
O consumo do farol e da luz traseira é superior à energia gerada pelo magneto da bicicleta motorizada que é de 6Volts - 3Watts justamente a especificação do farol assim só o farol consome toda a energia disponibilizada pelo fio branco.
Alguém no Fórum trabalha especificamente com elétrica ou eletrônica? Está disposto a estudar uma solução para aumentar e até quem sabe retificar a energia gerada pelo magneto?
Considero a iluminação imprescindível seja para pilotar de dia ou a noite. O desafio está lançado. Forte abraço
O farol escolhido foi um de 4 pilhas bem barato, se não me engano uns R$ 7,00 com as pilhas Xing Ling grátis. Este amigo fez um suporte de alumínio (vejam na imagem abaixo) que é preso diretamente ao tubo do guidão deixando o farol na altura ideal.

O farol então foi aberto e soldamos 2 fios (um para o positivo e um para o negativo) diretamente ao comando do liga e desliga para que permanecesse funcional. Nos baseamos no esquema original do fabricante do motor.

O positivo do farol (+) foi ligado ao fio branco que sai do magneto e o negativo (-) ao fio preto do magneto.
Colocamos o motor para funcionar e o farol acendeu perfeitamente... Vejam como o suporte deixou o farol na altura ideal e o bom é que agora tenho menos uma acessório pendurado ao guidão.

Eis que animados com o resultado da instalação e o perfeito funcionamento do farol resolvemos instalar também uma luz de posicionamento na traseira. Coisa simples de apenas uma lâmpada incandescente. Puxamos um positivo e um negativo até a traseira da bicicleta. Prendemos a pequena lâmpada no suporte de corrente e ligamos a motorizada. Perfeito! Luz traseira funcionando conectada diretamente ao magneto...
Hora de testar farol e luz traseira. Apertamos o botão do interruptor do farol e a motorizada desligou. Procura daqui, procura de lá, testamos os fios, ligamos apenas o farol e ele acendeu, ligamos apenas a lanterna traseira e ela acendeu. Tentamos ligar os dois e a motorizada desligou novamente.
O motivo?
O consumo do farol e da luz traseira é superior à energia gerada pelo magneto da bicicleta motorizada que é de 6Volts - 3Watts justamente a especificação do farol assim só o farol consome toda a energia disponibilizada pelo fio branco.
Alguém no Fórum trabalha especificamente com elétrica ou eletrônica? Está disposto a estudar uma solução para aumentar e até quem sabe retificar a energia gerada pelo magneto?
Considero a iluminação imprescindível seja para pilotar de dia ou a noite. O desafio está lançado. Forte abraço