Idéia de escape para motores 4 tempos

Carlos Mayer

New member
Olhando no Fórum americano encontrei um sujeito que (acreditem) testou um motor igual aos nossos num dinamômetro. A razão? Homologação da bicicleta motorizada para correr nas provas da SOCAL. Testou a motorizada com escape original e depois com o escape que ele escolheu para competir e os gráficos mostravam um ganho real de 15% em torque com o escape da imagem abaixo. O negócio foi muito estudado e foram 9 tentativas até chegar a esta curvatura, e comprimento... O material usado aço inoxidável...

OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvRLAMBaNIrGxK7ao5SxOiSdQUT_Z26J-mqFZLoP0YIXUX3F9KCAdV9IGIQSPG2OAF4Am1T1UIDzltM3aG5VT8JyZSA3iw6IIbXw.jpg

A diferença deste kit para o meu T-Belt é que este sistema é de 3ª geração e o meu de 5ª mas o resto é absolutamente igual... Um amigo conhece um sujeito que trabalha com aço inoxidável em Cabo Frio. Espero uma oportunidade para tentar mostrar esta foto para ele e ver se existe a possibilidade de fazer um igual ou ao menos o mais parecido possível para a minha 4T...

O que acham do modelo?

Rodrigo Taira

New member
Desculpe desvirtuar o tópico, mas, vendo esse motor 4 tempos, percebo que ele tem ventilação forçada exatamente igual ao dos motores estacionários (eu vou usar um estacionário na minha Bike). Faz sentido manter essas capas de ventilação (capa para direcionar o fluxo da ventoinha para as aletas do motor)? Não seria o caso retirar as capas e deixar a ventilação igual a dos 2 tempos, uma vez que o motor não será usado de forma estacionária? Fora que o motor fica "com cara de motor".
.
Agora, falando do escape. Deu um tremendo UP para o visual da Bike e ainda melhorou o desempenho. Quer dizer, tudo de bom.
.
No geral, os escapes que temos no mercado são limitadíssimos (na beleza), já que são feito para usar em toda bike. Já se você puder fazer um escape ao seu gosto, consegue fazer um desenho específico para combinar com o desenho do quadro da sua bike. Eu mesmo, por exemplo, farei um escape próprio de inox para minha bike Board Track Racer. Só que escape para Board Tracker é daquele jeito: um tubo curvado e nada mais. Sem silencioso nem nada.
.