Gasolina Pura e Óleo Semi-sintético desde o primeiro uso do motor em diante,é melhor?

DiegoMalaco

New member
Fala Pessoal, tudo beleza?
Comprei um motor novo e gostaria de colocar apenas gasolina pura (retirando o Álcool dela) + óleo semi-sintético desde o primeira ligada do motor em diate...
Sei que no amaciamento a medida é de 63 ml óleo semi-sintético por litro de gasolina, no caso pura, e depois podemos reduzir para os 40 ml...
Bom, minha dúvida é, se eu usar essa mistura o motor vai ter mais lubrificação? Será menos corroído? Vai ter um funcionamento melhor ou tem algum problema em usar isso!

Ah, sei que falam pra usar no amaciamento óleo mineral, mas sinceramente, óleo mineral não é muito bom na minha opinião! fico sempre me perguntando o porque que aconselham ele nessa fase!

Forte abraço e espero ter sido claro!
 
Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Re: Gasolina Pura e Óleo Semi-sintético desde o primeiro uso do motor em diante,é mel

Diego,
O uso do óleo mineral é uma solicitação do fabricante. Isso, para manter parâmetros de utilização do motor.
Se for usar o óleo semi sintético, coloque 30 ml por litro de gasolina, nesta fase do amaciamento.
Depois disso, pode baixar para 25 ml/litro de gasolina. Lembre-se que, se usar outro óleo além do mineral, pode perder a garantia com o fabricante.

O óleo mineral é bom.
O óleo semi sintético é muito bom.
O óleo 100% sintético é excelente.
 

DiegoMalaco

New member
Re: Gasolina Pura e Óleo Semi-sintético desde o primeiro uso do motor em diante,é mel

Nelson muito obrigado pelo esclarecimento! Meio contraditório usar uma coisa de qualidade inferior pra amaciar (momento importante na vida de um motor) e perder a garantia por usar produtos melhores! Parece as vezes que a intenção é quebrar lá pelo 5 mês usando essas porcarias, assim movimentando o business, kkkk!

Já vi pessoas que ao meu ver entende bastante de bike motorizada, como no youtube o "cabeças bikes", que indica a quantidade de óleo semi-sintético igual a do mineral (63 ml ou 16/1) no amaciamento! Não sabia que podia utilizar apenas a metade!

Mas Nelson, abusando, e quanto a gasolina? vocÊ acha que é melhor ou pior tirar o alcool dela e sempre usar ela pura!
Aquele abraço pessoal, desculpe as dúvidas e tantas perguntas mas acho que é o melhor jeito de aprender!
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Re: Gasolina Pura e Óleo Semi-sintético desde o primeiro uso do motor em diante,é mel

Fica tranquilo, Diego. O fórum é para isso mesmo.
Como esses motores são fabricados para países em desenvolvimento, nem sempre é possível se encontrar óleos de tecnologia sintética. Por isso mesmo, aconselham o óleo mineral, pois assim, todos tem acesso. É claro que, com o nosso conhecimento e com dinheiro, podemos colocar coisa melhor no motor.
A gasolina pura é muito melhor sim. O problema é o custo e a trabalheira para torná-la pura. Fora isso, o motor roda melhor e mais macio.
Quanto a quantidade de oleo semi sintético no motor, a estabilidade do óleo é bem superior ao mineral, isso em termos de viscosidade e temperatura. Sendo assim, usa-se menos e terá, mesmo desse modo, melhor eficiência que o mineral. Inicialmente, observará que a fumaça vai diminuir consideravelmente. O problema do sintético é que é bem mais cara, só. De resto, só coisa boa.
 

BlackOps

Member
Re: Gasolina Pura e Óleo Semi-sintético desde o primeiro uso do motor em diante,é mel

O amigo lá em cima expressou certa surpresa com a indicação de óleo mineral durante a fase de amaciamento.
Na verdade, faz todo sentido.
O que se deseja no amaciamento é justamente um nível de desgaste que eleve as folgas internas aos valores ideais.
Na indústria moderna a precisão do maquinario permite ao motor já sair da linha de montagem com todas as folgas em 90% do desejado, não fazendo sentido uma condução específica ou um período de amaciamento.
Nossos motores 2t são produzidos com procestos e maquinário muito rústicos, trazendo consigo a necessidade de ajuste por uso, a acomodação das peças que chamamos de amaciamento.
Então, faz sentido usar lubrificante de extrema eficiencia em redução de atrito se necessitamos que as peças sofram um certo desgaste??
Se reduzir o óleo na mistura os anéis de segmento vão se assentar melhor, mas os rolamentos vão sofrer pelo baixo volume de óleo...
Então melhor e mais barato usar óleo mineral conforme recomendação do fabricante e depois migrar para os lubrificantes "top".
 

Leonardo Nune-s

New member
Re: Gasolina Pura e Óleo Semi-sintético desde o primeiro uso do motor em diante,é mel

Diego, recentemente assisti o vídeo que vou deixar aqui abaixo, e apesar de ser um rapazinho, ele consultou muito bem
as informações sobre os óleos para poder passar no vídeo. Depois de assistir esse vídeo, eu recomendo óleo 2t náutico.
Assista e tire suas próprias conclusões. Boa sorte no amaciamento do seu motor.
 
Top