Garfo Springer + Motor 4t

imneon

New member
Olá,

Gostaria de saber se alguem aqui usa ou já utilizou nas suas bicicletas um garfo Springer como esse da foto, ou se tem algum conhecimento relacionado a mecânica/ engenharia que pudesse me ajudar.
No meu projeto gostaria de colocar um garfo como esse e utilizar um freio a disco (com o suporte soldado no garfo) ou um freio a tambor.

Meu medo é que com a velocidade da bicicleta a mola ou o pino que segura a mesma venha a se quebrar devido a força que é feito para freiar a bicicleta. Alguém pode me ajudar com relação a essa dúvida?
Segue abaixo uma foto de uma gringa mas com motor 2t.

4590754394_630e518b6f 2.jpg

Abs obrigado.

Carlos Mayer

New member
Olá, Imneon

Sim de fato eu já usei um springer... Instalei em uma de minhas 4 tempos...

PQAAAEZbhB4DC77jW0H1U8J4QA2HsOK0S6smYfCn3lOxioYf5ZX8N0Wc4iljv_e55RZ4MaADbQKxSP2Jsa2NdrRGodAAm1T1UGpP_XZSocuxfA4CyuKhQMOH8SId.jpg

Acabei retirando e trocando por uma suspensão Zoom Escape depois de 2 ou 3 semanas de uso... Motivo? Com o entre-eixos aumentado a motorizada ficou respondendo de forma lenta aos movimentos do guidom e "balançando" em velocidades acima dos 30 Km/h. O segundo motivo é que o grafo springer que eu usei não permitia a instalação de freio a disco ou mesmo V-brake já que não dispunha de suporte para nenhum deles. Até poderia soldar uma adaptação para disco mas ai teria que mandar cromar novamente a suspensão. Cheguei a cogitar a instalação de um cubo de Mobilette na dianteira, mas acabei optando pela instalação de uma suspensão Zoom Escape com freio a disco.

Aqui já com a Zoom mas ainda sem o disco que só veio dias depois da foto...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82thXaQbmrdb8qtOo7ix5At8B8IdYr8VX82fTAJbb-UHw9wre46oRJyRhDAuy7VJjUAOA5mTgLlMZDdTXd9wPnZFAJtU9VAflmrGuVEMzc7_rHF6fFM0ta4Lqw.jpg

Para finalizar em sites americanos não é difícil encontrar opções de garfos springer com suporte para freios... Basta dar uma busca na internet que você encontrará diversas opções...

Forte abraço

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Pessoal, por favor, poderiam me explicar a diferença entre garfo over e standard ? Outra coisa, uma dimensão como 21,1 mm que colocam em anúncios de vendas de garfos com suspensão. O que seria está medida ? Eu sei que não é o curso do garfo.

Fernando jp

New member
Pessoal, por favor, poderiam me explicar a diferença entre garfo over e standard ? Outra coisa, uma dimensão como 21,1 mm que colocam em anúncios de vendas de garfos com suspensão. O que seria está medida ? Eu sei que não é o curso do garfo.

garfo over e standart significa a medida do diametro do tubo que se encaxada no quadro fixação do garfo no quadro oversize é o mais reforçado maior diametro acho que se não me engano é de 28,6 mim e standart é mais fino comuns nas antigas bikes 21,1 mm de diametro, sendo atualmente usados nas montainbikes apenas over por se mais robusta mas tambem ja exitem outras medida e tipos de encaixes conicos !! http://www.bikebros.com.br/detalhe.asp?codigo=18&canal=TechTalk

tambem atente ao tipo de fixação do garfo rosca ou braçaderias esternas !!

Julio Caezar

New member
Respectivamente 21,1 cm e 25,1 , +- isso ,o primeiro de 21 é de rosca e chamado standart o de 25 cm é o over, se atente que curso da suspensão é o tanto que ela contrai e estica quando passa por um obstaculo e é medida em milímetros , ou seja , 55 mm, é igual a 5 cm , 80 mm =8 cm , procure sempre as que possuir maior curso...

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Re: Garfo com suspensão

Respectivamente 21,1 cm e 25,1 , +- isso ,o primeiro de 21 é de rosca e chamado standart o de 25 cm é o over, se atente que curso da suspensão é o tanto que ela contrai e estica quando passa por um obstaculo e é medida em milímetros , ou seja , 55 mm, é igual a 5 cm , 80 mm =8 cm , procure sempre as que possuir maior curso...

Fernando/Julio:
Muito obrigado pelas informações. Atentarei a todos os detalhes que vcs expuseram.
Mais um dia ganho.
Amanhã será uma pergunta sobre pé de vela. Procurarei um post ideal para isso. Inté.:cool: