Ferramenta "misteriosa"

Carlos Mayer

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Os kits de motor de 2 tempos bem como as Bicimotos montadas de 2 tempos (sejam de 50cc ou 80cc) tem em seu Tool Kit uma ferramenta que é desconhecida pela grande maioria dos Bineiros. "Sacador de pinhão".

Vejam na imagem abaixo a função da peça fornecida com o Tool Kit e tem a finalidade de retirar o pinhão de 10 dentes do eixo da embreagem.

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O pequeno pedaço de corrente deve ser colocado nesta posição para que o pinhão não gire. No meu caso esta é a sobra de minha corrente original que guardei.

Nesta outra imagem é possível visualizar o retentor de óleo do eixo da embreagem à esquerda e um outro "sacador" sendo utilizado na extração do rotor do magneto.

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Estas imagens são meramente ilustrativas. Os dois processos requerem conhecimentos de mecânica e uso de ferramentas Ok.
 

Carlos Mayer

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Meu caro Fernando...

A porca deve ser retirada antes da utilização do sacador de pinhão utilizando uma chave de estria ou de boca condizente. A chave de vela não deve ser usada neste procedimento já que certamente será danificada dado o aperto da porca. Para este processo o mesmo pedaço de corrente de transmissão deve ser utilizado para travar o conjunto. Posicione-o como indicado na foto acima e retire a porca com a chave adequada. Depois que a porca for retirada você poderá utilizar o sacador de pinhão pata removê-lo.

ATENÇÃO!!

A porca soltará girando-a no sentido anti-horário já o sacador de pinhão soltará o pinhão no sentido horário. Devo te dizer que tome cuidado nesta operação pois normalmente tanto a porca quando o pinhão são difíceis de tirar. Alguns borrifos de desengripante devem ajudar.

Abç e boa sorte

P.S. Você disse na comunidade do Orkut que seu pinhão perdeu 4 dentes... A corrente escapou? Ou partiu? O que aconteceu Fernando?
 
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Carlos Mayer

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O carburador estava vazando combustível? O Manual de Carburação dos Kits Bicimoto tem as dicas para a correta regulagem da boia em exatos 21mm de altura em relação a base do carburador e assim o combustível fica dentro do nível na cuba não vazando para fora do carburador... Lamento saber pelo ocorrido... A motorizada parou com um tranco ou a estopa passou por dentro da tampa do pinhão? Ainda não entendi como um pedaço de estopa causou este tipo de dano... Aproveite a retirada do pinhão e verifique se o eixo do motor não empenou...

Sugiro que confira do lado do pinhão e da embreagem...
 
O carburador estava vazando combustível? O Manual de Carburação dos Kits Bicimoto tem as dicas para a correta regulagem da boia em exatos 21mm de altura em relação a base do carburador e assim o combustível fica dentro do nível na cuba não vazando para fora do carburador... Lamento saber pelo ocorrido... A motorizada parou com um tranco ou a estopa passou por dentro da tampa do pinhão? Ainda não entendi como um pedaço de estopa causou este tipo de dano... Aproveite a retirada do pinhão e verifique se o eixo do motor não empenou...

Sugiro que confira do lado do pinhão e da embreagem...

carlos consegui tirar a porca e o piao com o sacador, so que qdo fui colocar o piao novo notei que frissura dele e mais estreita que aquela meia lua que trava ele, que faco nesta situacao, passo uma limalha no piao aumentado o rasgo ou na meia lua, so na parte que encaixa o piao
 

Carlos Mayer

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Você quer dizer que o rebaixo no pinhão onde encaixa a trava em forma de C é fino demais para a trava que você tem? Pode limá-la então desde que não fique muito fina Ok...
 
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