Fazendo 20km/l

MikeRS

New member
Opa. Comprei uma mobilete (60cc 2 tempos aro 17) há pouco tempo e estou estranhando o seu consumo de gasolina. Ela é usada, portanto já passou pelo período de amaciamento.

Como dito no título, ela está fazendo 20km/l, o que será que ta causando tanto consumo?

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
MikeRS,
Como a mobil é de segunda mão, será preciso fazer uma revisão geral.
1- Lave e limpe o filtro de óleo.
2- Faça a limpeza do carburador.
3- Avalie a coloração da vela e ou troque a vela.
4- Avalie se as rodas estão rodando sem restrições.
5- Desmonte o escapamento e faça uma limpeza.
6- Se for possível, avalie a camisa, pistões e anéis.

Mãos à obra.

:cool:

MikeRS

New member
Obg pela postagem Nelson H!

Amanhã irei começar o processo, pelas etapas mais simples pra ver se resolve, enquanto vou tirando algumas dúvidas sobre as mais difíceis, já que sou novato.

De antemão já pergunto:
1) O filtro de óleo é o mesmo que o da gasolina? Se for, não tem esse filtro na minha mobilete!!
http://megamotosonline.com.br/media...040512e9ae113a503c213ff300/l/i/linha_hamp.jpg

2) Para limpar o carburador é necessário algum produto especial? E depois quando for fecha-lo tem que usar algum lubrificante? Tem que substituir as juntas mesmo? (se eu não me engano li isso num manual aqui). Se tiver que substituir as juntas, devo ir numa bicicletaria que encontro?

3) Não tenho o torquimetro. Tem algum problema eu remover a vela e colocar de novo com a chave de boca?

5) Para fazer a limpeza do escapamento basta virar a mobi de cabeça pra baixo, remover os parafusos, tirar o escapamento e limpar a sua parte interna com uma escova de dentes e sabão?

6) Vi num manual que se abrir o motor tem que reajustar os pistões etc, e substituir as juntas. É difícil fazer isso?

Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Ops, desculpe. Era para limpeza do filtro de ar, no item 1.
2- Para limpeza, use gasolina mesmo e ar comprimido para desntupir alguns furos no carburador.
3- Chave de boca , não. Use uma específica para velas. Vende em lojas de peças automotivas.
5- Solte os parafusos que prendem o escapamento e verifique se tem algum entupimento. Limpe com gasolina e por fim, lave com detergente de cozinha.
6 Não precisa mexer nos pistões, a menos que estejam danificados. Só substitua as juntas se estiver trincada. Mas o ideal é sempre teocar sim.