Eu e a minha Bicicleta a Motor!

ruifnl

New member
Olá a todos, Sou o Rui de Tomar e à muito que penso construir uma bicicleta com motor.

P1030180.jpgP1030177.jpgP1030179.jpg

O motor era de uma mobylette, a bicicleta não será esta, ando à procura de uma quadro roda 26 em aço, que penso que se adapta melhor ao projecto. espero que gostem!

Carlos Mayer

New member
Olá, Rui

Gosto muito do estilo deste quadro... Do tipo que equipava Hercules, Phillips, Gulliver, Göricke e Monark além de outras marcas consagradas... Forte e simples e com espaço para mil invenções. O motor que pretende usar é meu velho conhecido, mas nas minhas ficavam instalados em "balanço" se é que me entende... Um eixo prendia-os ao quadro e o balanço controlado por uma mola permitia que a correia subisse e descesse na polia. Fiquei curioso com a ideia de vê-lo preso aparentemente fixo ao V do quadro... De qualquer forma acompanharemos o seu projeto de perto, ajudando e aprendendo.

Seja muito bem vindo ao nosso Fórum. Forte abraço

ruifnl

New member
De fato a quadro era para ser esse, mas tive pena de os cortar para este projeto, ando neste momento à procura de um outro.
P1030199.jpg
O quadro ira sofrer alterações para poder instalar o motor e poder fazer o dito "balanço", fica um esboço de como poderá vir a ficar!

Vamos ver o que consigo fazer.
E claro que vou precisar de toda a ajuda possível, Obrigado, espero quer gostem.

Carlos Mayer

New member
Com o desenho ficou mais fácil de entender o que pretende fazer... Fixar um suporte na barra inferior do quadro de forma a criar o tal balanço que manterá a correia de transmissão esticada... Realmente a alteração de ângulo da barra inferior se fará necessária para que o motor não fique excessivamente baixo e nem demasiado inclinado o que não seria nada bom para o funcionamento da carburação.

Nesta imagem dá para ver bem de perto a espécie de "gancheira" invertida que é usada no quadro original para fixação do motor...

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvQoub2aiTaDROxjmBuWA3eFTBwf38RfqjV9B0S9-pYBgMR7IMNoKooyANZV-jkjx-kAm1T1UK-FbkuO-d8P1Bnz4ohINkLiu8GQ.jpg

E aqui (pena que a foto não tem qualidade) um quadro bem parecido com o de seu desenho...

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvT5_VOf6EYbEBcq2cIxYr5c-uyrtzE0NAzC3DJCBqgDd7XaxwaeUN0j1ZUoh9IPwykAm1T1UJ8jobD1SVQnZvLf_UGOBY2YbE7b.jpg

Repare também na segunda foto que a polia maior foi justamente fixada diretamente ao pedivela da bicicleta...

Acho a instalação absolutamente possível e viável... E você ficará com uma bicicleta motorizada exclusiva e de ótimo desempenho...

Forte abraço