Olá Henrique, tudo bem?
Tenho visto muita coisa na internet sobre escapamentos, tanto para motores 2t quanto para 4t, principalmente em fóruns estadunidenses.
Acontece que uma coisa crucial nas curvas de escapes é a maneira com que estes canos são torcidos, de modo que na maioria das vezes isso é feito de maneira mais barata e pior para o escape, ou seja, na curva o diâmetro do tubo é reduzido, e depois na reta volta ao normal. Isso é uma obstrução para os gases (o que é diferente por exemplo da câmara de expansão dos escapes dimensionados, feitos para os motores 2t, pois de fato aumenta-se o diâmetro na câmara e depois diminui-se repentinamente, o que é intencional e faz parte da física do sistema). Em todo caso, o diâmetro do tubo é sim importante, bem como a temperatura dos gases de exaustão e o comprimento do tubo. Tudo isso requer cálculos complexos que levam em conta também as cilindradas do motor (deslocamento) e as rotações em que se prefere trabalhar (RPM). O que posso te adiantar das minhas leituras é que o diâmetro é sim importante, para escapes 2t e 4t. Um tubo mais largo que o recomendado pode desacelerar a saída dos gases, o que não é desejável. Um tubo também mais comprido ou mais curto (e isso é um ajuste fino) tem a questão das ondas sonoras que voltam pelo escape, mesmo que este seja um tubo aberto. Enfim, como havia dito, é complexo. No casode 2t existem excelentes escapes dimensionados com câmara de expansão e curvas que não diminuem o diâmetro (para fazer estas curvas é colocada uma "haste" flexível rígida [isso mesmo, quase como uma mangueira de banheiro] dentro antes de entortar o tubo, o que impede que o diâmetro diminua). Já para as 4t existem muitas possiblidades, mas fazer a coisa com perfeição é uma tarefa árdua.
Espero que tenha ajudado em algo.
Grande abraço!