embreagem e transmissão

CINQUENTINHA

New member
também tenho esse problema, minha 80cc com 50 km, canta quando desço um morro com a embreagem apertada. ja engraxei o pino, as engrenagens com grafite e também já verifiquei o parafuso, mas a "cantoria" continua... alguém tem alguma outra idéia? grato.

Carlos Mayer

New member
Herval para saber se a Bicimoto importará a T-Belt só mesmo com o departamento comercial através do atendimento@bicimoto.com.br .

Cinquentinha não é correto "descer um morro" com a embreagem apertada... Neste caso é preferível desligá-lo.

Matheus as correias de hoje em dia são tão ou mais fortes e duráveis do que correntes... Veja nas Harley Davidson por exemplo... Motos com motor de mais de 1.000cc e transmissão secundária por correia... Sem falar que dispensam manutenção e lubrificação...

Abraço aos amigos

CINQUENTINHA

New member
Olá Carlos,

obrigado pela informação, na verdade é um vício de condução pois a bike é muito reduzida, o motor freia muito hehehehe.

Herval para saber se a Bicimoto importará a T-Belt só mesmo com o departamento comercial através do atendimento@bicimoto.com.br .

Cinquentinha não é correto "descer um morro" com a embreagem apertada... Neste caso é preferível desligá-lo.

Matheus as correias de hoje em dia são tão ou mais fortes e duráveis do que correntes... Veja nas Harley Davidson por exemplo... Motos com motor de mais de 1.000cc e transmissão secundária por correia... Sem falar que dispensam manutenção e lubrificação...

Abraço aos amigos

matheus19

New member
eu geralmente quando sei que vou reduzir eu apenos paro de acelerar a bina e deixo ela engrenada para indo reduzindo aos poucos ai so depois que aperto a embreagem e freio, isso e errado? ou o correo?

Carlos Mayer

New member
Não, Matheus é correto... A embreagem das motorizadas como nos carros e motos deve ser usada para arrancar e manter o motor funcionando quando a motorizada estiver parada... O procedimento está correto amigo...

OswalTech

New member
Salve Bit´s Olá, Carlos.

kit 80cc com 100km rodados.

Ganhei de presente do meu padrinho um tubo de graxa BRANCA pra moto, para lubrificar a corrente e o pião segundo ele. Posso utilizar essa graxa e também no pino da embreagem e na alavanca?
ou tem que ser a graxa tipo grafite?
ou vocÊ gostaria que eu envie a foto desse tubo de graxa?

Abraços.

Carlos Mayer

New member
Olá...

Limito a utilização de graxa ao pino de acionamento da embreagem e às engrenagens da embreagem... Não faço uso de graxa na corrente pois com o tempo acaba se tornando uma gosma... Periodicamente retiro a minha lavo em gasolina, penduro para que escorra o excesso e depois lubrifico com óleo fino tipo Singer de máquina de costura...

Os locais que preciso engraxar recebem graxa grafitada... Nunca usei graxa branca amigo... Abç

menino foguete

New member
boa noite!! existe alguma possibilidade de a embreagem dilatar? ando um certo tempo com ella e qnd esquenta muito ella reduz a velocidade drasticamente , faz um barulho horrivel, alguem tem alguma ideia do que possa ser? e qual é a melhor solucão para minimizar este problema. minha bina é uma 80cc okkk.......

Última edição:

Carlos Mayer

New member
A embreagem certamente está sujeita a sofrer variações de ação em função da forma como é utilizada... Se usada ao extremo tende a aquecer e patinar, idem se usada desnecessariamente... Pedalar 3 ou 4 vezes com vigor nas arrancadas antes de soltar o manete ajuda a evitar este tipo de problema. No mais verifique se a regulagem está Ok ou seja nem muito frouxa e nem muito apertada de forma que a embreagem fique em contato com o platô mesmo com a manete livre... Forte abraço

carlos postei o problema da embreage da minha bina em duvida de embreagem, mais vc nao me respondeu, torno a posta de novo ele aqui, olha desmanchei toda embreagem, tirando o disco e os pads mesmo assim ela ficou com a compressao do motor, mesmo acionando a maneta da embregem, qual realmente o problema da minha bina, nao seria dentro do motor, pois ela sem os pads e o disco nao consigo andar com ela pedalando mesmo acionando a maneta da embreageem

Carlos Mayer

New member
Me desculpe se a sua pergunta "passou batida"...

Baseado em suas colocações só posso apontar duas questões.

* A esfera que fica logo abaixo do pino de acionamento está gasta ou ausente. Se este for o motivo mesmo acionada ao máximo o pino de acionamento não "alcança" a embreagem com pressão suficiente para acioná-la.

* A mola do conjunto está sem pressão.

Veja o posicionamento das duas peças no desenho abaixo:

PQAAALWo4soZkfJxSIUtqH4woma9GeeIUmGYjj6i7wZDQrMRLs0U03y5DZf-SWhh-f4ReMa9Fz2wOCR30nf6Y5DYKdsAm1T1UL_lY1h3u0mKoCpSvh07luHpB3oT.jpg

Uma vez ao retirar a tampa do pinhão para lubrificação saiu o pino de acionamento que encaixa dentro do pinhão (e atrás dele fica a esfera de aço). Junto com o pino presa a graxa a esfera, com a esfera fora minha embreagem reagia exatamente como a sua. Já na motorizada de um cliente que andava com a mão o tempo todo no manete da embreagem a esfera estava lá porém desgastada a ponto de não permitir o acionamento da embreagem.

Como o acesso a esfera é simples eu começaria a verificação por ela. Forte abraço

P.S.

Link para a esfera em nosso site

http://www.bicimoto.com.br/ecommerce_site/produto_5284_4847_Bilha-do-pino-acionador-da-embreagem

Link para a mola acionadora da embreagem

http://www.bicimoto.com.br/ecommerce_site/produto_8124_4847_Mola-acionadora-da-Embreagem

Ricardo NIKITI

New member
Me desculpe mestre Carlos, mas vou descordar de vc. A minha bike usa o motor 4t com clush box, e está com 300 km rodados. Sou da sua cidade, ou seja, muitos aclives e declives. Sofro muito para subir a rua Fagundes Varela, por exemplo. Já gastei por completo 2 jogos de pads nestes 300 km. Se eu pudesse eu colocaria uma coroa de 64 dentes que certo fornecedor me prometeu, mas ainda não consequiu arumar. Pois não quero velocidade final, mas sim fazer subidas de média inclinação sem detonar a embreagem. Só não comprei o novo motor 4t com correia porque vc disse que é pior em subidas do que o clush box.