embreagem e transmissão

Carlos Mayer

New member
Este tipo de adaptação não é recomendado pela Bicimoto. Os motores de 2T e 4T foram projetados para trabalhar com relação original de 10 (pinhão) x 44 (coroa original) ou opcionalmente 10 (pinhão) x 50 (coroa opcional vendida a parte).

Com 56 dentes a relação ficará muito curta levando rapidamente os motores ao limite máximo de rotação. Isso irá afetar a durabilidade do motor e suas peças móveis e ainda aumentar o consumo.

hanubes

New member
Ola Carlos, gostaria de saber se a bicimoto tem o kit de embreagem centrifuga para o motor de 80cc, vi no ebay que existe esse acessório, gostaria de saber se vcs tem, ou se tem ideia de começar a importar, grato.

Carlos Mayer

New member
Olá Hanubes

Não a Bicimoto não tem embreagem centrífuga para os kits de 2 tempos. Isso depende mais do fabricante do motor do que da própria Bicimoto entende? Pode ser que nas próximas gerações eles implementem algum tipo de alteração na embreagem mas por enquanto mesmo os kits geração IV ainda mantém a mesma embreagem dos kits geração I.

Existem muitos sites de venda de peças e acessórios para motorizadas na internet a grande maioria envia para o Brasil sem problemas... Lembre-se no caso de importar uma embreagem centrífuga de importar também as peças de reposição para no caso de encontrar problemas poder manter sua motorizada andando... Forte abraço

chico

New member
Embreagem

Preciso de ajuda, minha bina esta cantando quando aciono a embreagem, como uma moto com pastinhas de freio gastas. Desde já brigadão.

Passaro de fogo

New member
Preciso de ajuda, minha bina esta cantando quando aciono a embreagem, como uma moto com pastinhas de freio gastas. Desde já brigadão.
Amigo,
Abra a tampa da embreagem e verifique se aquele parafusinho que fica entre aquela porca dentada se está frouxo.
Na minha aconteceu a mesma coisa, o parafuso estava frouxo e raspava na tampa da embreagem. reapertei e acobou o problema.
Espero que seja isso.
Abração.

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Olá Chico...

Quando você pede ajuda em um Fórum o mínimo que pode fazer é dar informações para que possamos te ajudar... Aqui somos bons de mecânica de bicicletas motorizadas mas péssimos em adivinhação...

Qual é o seu motor? 2 ou 4 tempos?

Quantos quilômetros já rodou? 100 ou 1000?

O amigo acima sugere que você verifique um parafuso que existe apenas nas 2 tempos e não sabemos se a sua é uma 2 tempos entende?

Leia por favor as Regras do Fórum onde existe explicação detalhada sobre como pedir ajuda. Grato

Valdecir

New member
Olá.

Adquiri recentemente (no último fim de semana) um motor 80cc 2t novo.
No segundo dia de uso a bicicleta me deixou na mão, após parar de transmitir tração de repente no meio do caminho. O motor acelerava normalmente, mas girava livre, como se estivesse debreado.
Abri a tampa da embreagem e constatei que o parafuso grande (da engrenagem menor) estava girando independente da engrenagem. Quando giro a roda da bicicleta e, consequentemente toda a relação, as engrenagens da transmissão giram normalmente, mas o eixo do parafuso grande não acompanha, fica parado.

O amigo Carlos pode me ajudar?

Aguardo. Obrigado.

Última edição:

Valdecir

New member
Olá, Sidney.

Agradeço muito a tentativa de ajudar, mas o meu problema é com a engrenagem menor e não com a maior. Na verdade, a embreagem funciona perfeitamente, mas aquela engrenagem menor é a do eixo do motor, que traz o giro do motor para transmitir a tração à engrenagem maior e consequentemente à relação. Você percebe no vídeo o grande parafuso que há no meio da engrenagem menor? No meu caso, ele está girando livremente independente da engrenagem. Quando está funcionando normalmente, ele deve girar junto com a engrenagem e não independente dela.

De qualquer modo, muito obrigado pela atenção.

Valdecir

New member
Oi Sidney.

Levei a bike hoje de manhã no mecânico e ele disse que provavelmente o problema seria exatamente esse que você citou. A chaveta deve ter quebrado. Só teria que ver se é a plana ou a circular. Daqui a pouco vou passar lá pra saber se ele já conseguiu mexer. Você sabe porque a chaveta poderia ter quebrado? Estou com medo de, no caso do motor ser novo, eu ter abusado um pouco e forçado o motor e que esse tenha sido o motivo da quebra. Digo isso pois durante os dois dias em que andei nela após a instalação, eu estive acelerando bastante, andando em alto giro e pegando várias subidas, contrariando as recomendações para o período de amaciamento.

Desde já, gostaria de deixar bem claro que fico muito grato por poder contar com a sua ajuda. Muito obrigado mesmo.

Um grande abraço.

chico

New member
embreagem

Amigo,
Abra a tampa da embreagem e verifique se aquele parafusinho que fica entre aquela porca dentada se está frouxo.
Na minha aconteceu a mesma coisa, o parafuso estava frouxo e raspava na tampa da embreagem. reapertei e acobou o problema.
Espero que seja isso.
Abração.

Passaro este procedimento eu já tinha feito, mas hoje descobri o que era. Para minha alegria era falta de gracha no pino que alavanca a mola da embreagem no centro do pião. Aí,esta vale pra todos. Daqui a algum tempo estaremos fera em mecânica bicimoto. Um abraço e muito obrigado pela ajuda.

Carlos Mayer

New member
Valdecir se o seu motor está novo e para de funcionar o correto é utilizar a garantia e enviar o motor para a Bicimoto. Como você menciona que já mandou um mecânico examinar o motor, e também que andou "exagerando" nas aceleradas como o motor ainda novo eu tenho que te informar que lamentavelmente você se precipitou e perdeu sua garantia... Quanto ao problema mencionado se o motor gira e a motorizada reage como se estivesse embreada certamente a chaveta quebrou e o eixo do motor gira livre (o que faz a conexão com a coroa dentada pequena). O reparo é relativamente simples e rápido...Depois de consertada tente maneirar um pouco na velocidade e nas aceleradas Ok... Seguir corretamente as orientações do amaciamento é primordial...

Carlos Mayer

New member
Chico o Manual de Embreagem dos Kits 2 Tempos estará disponibilizado para download em nosso site no máximo até sexta-feira... Enquanto isso te adianto umas das imagens que mostra aonde você deve engraxar o pino de acionamento da embreagem...

PQAAAIJRCQsgIMszPp02oanrBlj-5EKVpZDYS0Q_F1CYQErUP44NTxsO3BTz-bNEwjxWY-pEAxCZSOBa5RbEU_iY71EAm1T1UHs2w3CkOzis3A8JI3hfhIc3HD9m.jpg

Este pino quando seco produz um chiado muito incômodo mas basta um punhado de graxa no pino e na alavanca do acionador para que tudo volte ao normal... Abç

Valdecir

New member
Olá Carlos.

Com relação a garantia eu já sabia. É que não quis esperar o processo que a garantia levaria. Prefiro resolver de uma vez mesmo tendo algum prejuízo. E quanto ao problema, a chaveta foi foi recolocada e a tração voltou ao normal. Mas parece que há um problema ainda maior. Antes da chaveta se quebrar, o motor estava fazendo um barulho muito feio. Eu já estava pensando em levar pro mecânico dar uma olhada pois, certamente, aquele barulho significava algo de errado. Mas antes que eu procurasse o mecânico, a chaveta quebrou. Aí, logo depois de ele ter colocado outra chaveta, no primeiro teste que fiz, o motor apresentou o mesmo barulho terrível e depois de 30 segundos a chaveta quebrou novamente. Agora a bicicleta está com ele e o motor será aberto para descobrirmos o que está acontecendo.

De qualquer modo, agradeço muito a ajuda e espero que possa ainda trazer mais alguns esclarecimentos sobre este meu problema.

Um grande abraço.

chico

New member
Afogador

Carlos o afogador está se levantando com a vibração do motor, tens alguma idéia. Desde já obrigado pelo esclarecimento na foto, sobre o chiado xarope. Até mais. Á, e como faço pra postar fotos, ainda sou leigo neste quisito.

Pesquisando aqui pela net eu vi que ja existe a quarta geração da embreagem para os motores quatro tempos e pelo que vi ele parece ser bem melhor por usar correia em vez de corrente. Gostaria de saber se a bicimoto pretende importar essa embreagem?