Embreagem centrifuga para motores 2T?

Sidney

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Sim Existe

Só não posso passar aqui o endereço.(Regras do Forum), a bike é essa da foto.

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Sidney
 
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Carlos Mayer

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Olá, Julio e pessoal

Primeiro devo dizer que a Bicimoto já comercializou kits de 2 tempos com embreagem centrífuga e pull start, mas descontinuou-os da linha de produtos em função de muitos problemas principalmente no que toca a durabilidade se comparados os sistemas. Vale ressaltar também que a troca do sistema de embreagem em um motor dentro do prazo de garantia invalidará a mesma...

A diferença entre a embreagem de acionamento mecânico (com manete como a original do kit) e a centrífuga está na forma de acionamento Julio. No modelo de nosso kit ao soltar o manete a embreagem entra em ação colocando a motorizada em movimento. No modelo equipado com embreagem centrífuga basta acelerar para que a embreagem acione e coloque a motorizada em funcionamento...

Quero ver o pessoal com a motorizada acelerada ligando o motor e saindo em disparada com as centrífugas heheheh...

Forte abraço e boa sorte a todos
 

gtajunior

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Carlos mayer se que manja muito dessas bikes sabe se é possivel instalar algum sistema de partida eletrica??????ou se ja viu alguma 2t com sistema parecido
 

Carlos Mayer

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Olá, GTA

Ver eu nunca vi. Aliás já vi uma motorizada americana que o sujeito instalou um 50cc 4 tempos que já tinha partida elétrica mesmo quando era usado como motor estacionário... Possível é meu amigo mas a questão é valeria a pena tanto investimento?

Forte abraço
 

dgprado

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Desculpem minha intromissão, mas ao meu ver, uma embreagem centrifuga só faz sentido dentro de um mecanismo que use um sistema de marchas, com motores de maior potencia e veiculos de maior porte, caso contrario, assim como o Carlos falou, o mecanismo da embreagem só ira se prender ao motor quando atingir um numero x de rotações, que gerem força centrífuga suficiente para acionar a embreagem, neste caso o motor já terá desenvolvido energia suficiente para fazer a motorizada disparar sem muito controle. No caso das motorizadas, a embreagem , ao que me vem à mente, só possui 2 funções, facilitar a partida e permitir que se possa parar sem desligar o motor. Desta forma não vejo nenhuma utilidade prática para este sistema em bicicletas motorizadas, a não ser limitar o desempenho e principalmente acabar sendo inconveniente por erros de interpretação do sistema centrifugo por responder quando não deveria ou por não responder quando deveria.
 

Carlos Mayer

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Olá, Dgprado

Nossas 4 tempos tem embreagem centrífuga desde a primeira geração dos kits...

Já comercializamos kits de 2 tempos com embreagem centrífuga e estes foram descontinuados por problemas relacionados a durabilidade.

A embreagem centrífuga é muito mais simples do que por exemplo as que utilizam discos em banho de óleo. O funcionamento ou ação se dá a poucas rotações acima da marcha lenta e não em altas rotações. Quanto a parar sem desligar o motor nas 2 tempos aciona-se o manete da embreagem e nas 4 tempos simplesmente para-se de acelerar, o motor volta para a marcha lenta e os pads desencostam da campânula ajudados pelas molas de retorno... Forte abraço
 

dgprado

Banned
Entendo, mas o que quero dizer é que no caso da embreagem centrífuga, o condutor fica na dependência do mecanismo e claro das circunstâncias necessárias para que o acionamento do mesmo seja efetuado. Portanto na ausência de marchas e considerando a baixa potência dos motores em questão acaba não existindo nenhum benefício prático relacionado à este sistema, e pouca margem de ação para o acionamento do mesmo. Cientificamente falando "força centrífuga" é um fenômeno natural que ocorre sempre que um objeto gira em torno do seu próprio eixo, nesta circunstâncias o peso deste objeto tende a ser jogado para fora do ponto central deste corpo, portanto em baixas rotações, a força centrífuga é insignificante, mas para que ela atue no mecanismo é necessário uma frequência bastante significante de R.P.M's. Desta forma em baixas rotações o mecanismo estará na verdade em repouso, desconectando o motor da trasnmissão, e quando o sistema atingir um numero x de rotações a ponto de gerar força centrífuga suficiente para acionar o mecanismo é que o motor se prenderá à transmissão.
 
Última edição por um moderador:

Carlos Mayer

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Dgprado...

Discutir as benesses ou malefícios de embreagem de acionamento manual ou centrífugo é como discutir o sexo dos anjos...

"Entendo, mas o que quero dizer é que no caso da embreagem centrífuga, o condutor fica na dependência do mecanismo e claro das circunstâncias necessárias para que o acionamento do mesmo seja efetuado."

E no caso da embreagem de acionamento manual o condutor não fica na dependência do mecanismo? Se a embreagem de acionamento manual falhar ele também não ficará a pé? Se na embreagem de acionamento manual o manete não for acionado a embreagem acionará sozinha?

"
Portanto na ausência de marchas e considerando a baixa potência dos motores em questão acaba não existindo nenhum benefício prático relacionado à este sistema, e pouca margem de ação para o acionamento do mesmo."

Não existe nenhuma relação entre a potência dos motores e o fato de terem ou não marchas com o tipo da embreagem. 50cc 4T usam embreagem centrífuga e não possuem marchas, 50cc 2 tempos usam embreagem de acionamento manual e também não possuem marchas... Os dois motores tem praticamente a mesma potência...

Força centrífuga fenômeno natural????? Cientificamente falando???? Frequência bastante significante de RPM's????

"Cientificamente falando "força centrífuga" é um fenômeno natural que ocorre sempre que um objeto gira em torno do seu próprio eixo, nesta circunstâncias o peso deste objeto tende a ser jogado para fora do ponto central deste corpo, portanto em baixas rotações, a força centrífuga é insignificante, mas para que ela atue no mecanismo é necessário uma frequência bastante significante de R.P.M's."

A força centrífuga consiste numa força aparente (de inércia) que se manifesta nos corpos em rotação e cujo efeito é o afastamento dos corpos do centro de rotação. É devida a uma rotação que faz variar continuamente a direção do movimento do corpo, dando
origem a uma aceleração que pode ser interpretada como uma força de inércia que o empurra para fora. O seu valor é: F[SUB]c[/SUB] = mw[SUP]2[/SUP]r, onde m é a massa do corpo, w a velocidade angular e r o raio do movimento.

Isso é o óbvio certo?

"Desta forma em baixas rotações o mecanismo estará na verdade em repouso, desconectando o motor da trasnmissão, e quando o sistema atingir um numero x de rotações a ponto de gerar força centrífuga suficiente para acionar o mecanismo é que o motor se prenderá à transmissão."

P.S. Por favor leia REGRAS DO FÓRUM e LEIAM ANTES DE POSTAR e entenderá o uso correto do "QUOTE" (citação) que você usa indiscriminada e desnecessariamente em suas postagens...
 
Olá Carlos, olá rapaziada
Duas dúvidas: Será que com um 80cc 2 tempos com Embreagem Centrifuga eu conseguiria arrancar, mesmo que devagar, da posição parado sem pedalar??
Será que com um motor 4 tempos também com embreagem centrifuga eu conseguiria um torque maior que no 2 tempos??
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Rodrigo

O "torque" de um motor não está relacionado ao tipo de embreagem... Você pode ter mais ou menos arrancada mas não torque.

Entenda o que é TORQUE:

O torque é definido como a fração da força aplicada sobre um objeto que é efetivamente utilizada para fazer ele girar em torno de um eixo ou ponto central, conhecido como ponto pivô ou ponto de rotação. A distância do ponto pivô ao ponto onde atua uma força ‘F’ é chamada braço do momento e é denotada por ‘r’. Note que esta distância ‘r’ é também um vector.

Numa linguagem mais informal, poderá dizer-se que o torque é a medida de quanto uma força que age em um objeto faz com que o mesmo gire.

Conforme a segunda lei de Newton

Finalizando os nossos kits de 4 tempos saem de fábrica com embreagem centrífuga. Quando a pedalar nas saídas é um procedimento recomendado devido a baixa cilindrada dos kits, assim você poupa a embreagem (pads) e economiza combustível.

Forte abraço
 
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