Embreagem centrifuga para motores 2T?

Sidney

New member
Sim Existe

Só não posso passar aqui o endereço.(Regras do Forum), a bike é essa da foto.

image_172.jpg

Sidney

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Olá, Julio e pessoal

Primeiro devo dizer que a Bicimoto já comercializou kits de 2 tempos com embreagem centrífuga e pull start, mas descontinuou-os da linha de produtos em função de muitos problemas principalmente no que toca a durabilidade se comparados os sistemas. Vale ressaltar também que a troca do sistema de embreagem em um motor dentro do prazo de garantia invalidará a mesma...

A diferença entre a embreagem de acionamento mecânico (com manete como a original do kit) e a centrífuga está na forma de acionamento Julio. No modelo de nosso kit ao soltar o manete a embreagem entra em ação colocando a motorizada em movimento. No modelo equipado com embreagem centrífuga basta acelerar para que a embreagem acione e coloque a motorizada em funcionamento...

Quero ver o pessoal com a motorizada acelerada ligando o motor e saindo em disparada com as centrífugas heheheh...

Forte abraço e boa sorte a todos

gtajunior

New member
Carlos mayer se que manja muito dessas bikes sabe se é possivel instalar algum sistema de partida eletrica??????ou se ja viu alguma 2t com sistema parecido

Carlos Mayer

New member
Olá, GTA

Ver eu nunca vi. Aliás já vi uma motorizada americana que o sujeito instalou um 50cc 4 tempos que já tinha partida elétrica mesmo quando era usado como motor estacionário... Possível é meu amigo mas a questão é valeria a pena tanto investimento?

Forte abraço

dgprado

Banned
Desculpem minha intromissão, mas ao meu ver, uma embreagem centrifuga só faz sentido dentro de um mecanismo que use um sistema de marchas, com motores de maior potencia e veiculos de maior porte, caso contrario, assim como o Carlos falou, o mecanismo da embreagem só ira se prender ao motor quando atingir um numero x de rotações, que gerem força centrífuga suficiente para acionar a embreagem, neste caso o motor já terá desenvolvido energia suficiente para fazer a motorizada disparar sem muito controle. No caso das motorizadas, a embreagem , ao que me vem à mente, só possui 2 funções, facilitar a partida e permitir que se possa parar sem desligar o motor. Desta forma não vejo nenhuma utilidade prática para este sistema em bicicletas motorizadas, a não ser limitar o desempenho e principalmente acabar sendo inconveniente por erros de interpretação do sistema centrifugo por responder quando não deveria ou por não responder quando deveria.

Carlos Mayer

New member
Olá, Dgprado

Nossas 4 tempos tem embreagem centrífuga desde a primeira geração dos kits...

Já comercializamos kits de 2 tempos com embreagem centrífuga e estes foram descontinuados por problemas relacionados a durabilidade.

A embreagem centrífuga é muito mais simples do que por exemplo as que utilizam discos em banho de óleo. O funcionamento ou ação se dá a poucas rotações acima da marcha lenta e não em altas rotações. Quanto a parar sem desligar o motor nas 2 tempos aciona-se o manete da embreagem e nas 4 tempos simplesmente para-se de acelerar, o motor volta para a marcha lenta e os pads desencostam da campânula ajudados pelas molas de retorno... Forte abraço

dgprado

Banned
Entendo, mas o que quero dizer é que no caso da embreagem centrífuga, o condutor fica na dependência do mecanismo e claro das circunstâncias necessárias para que o acionamento do mesmo seja efetuado. Portanto na ausência de marchas e considerando a baixa potência dos motores em questão acaba não existindo nenhum benefício prático relacionado à este sistema, e pouca margem de ação para o acionamento do mesmo. Cientificamente falando "força centrífuga" é um fenômeno natural que ocorre sempre que um objeto gira em torno do seu próprio eixo, nesta circunstâncias o peso deste objeto tende a ser jogado para fora do ponto central deste corpo, portanto em baixas rotações, a força centrífuga é insignificante, mas para que ela atue no mecanismo é necessário uma frequência bastante significante de R.P.M's. Desta forma em baixas rotações o mecanismo estará na verdade em repouso, desconectando o motor da trasnmissão, e quando o sistema atingir um numero x de rotações a ponto de gerar força centrífuga suficiente para acionar o mecanismo é que o motor se prenderá à transmissão.

Última edição por um moderador:

Carlos Mayer

New member
Dgprado...

Discutir as benesses ou malefícios de embreagem de acionamento manual ou centrífugo é como discutir o sexo dos anjos...

"Entendo, mas o que quero dizer é que no caso da embreagem centrífuga, o condutor fica na dependência do mecanismo e claro das circunstâncias necessárias para que o acionamento do mesmo seja efetuado."

E no caso da embreagem de acionamento manual o condutor não fica na dependência do mecanismo? Se a embreagem de acionamento manual falhar ele também não ficará a pé? Se na embreagem de acionamento manual o manete não for acionado a embreagem acionará sozinha?

"
Portanto na ausência de marchas e considerando a baixa potência dos motores em questão acaba não existindo nenhum benefício prático relacionado à este sistema, e pouca margem de ação para o acionamento do mesmo."

Não existe nenhuma relação entre a potência dos motores e o fato de terem ou não marchas com o tipo da embreagem. 50cc 4T usam embreagem centrífuga e não possuem marchas, 50cc 2 tempos usam embreagem de acionamento manual e também não possuem marchas... Os dois motores tem praticamente a mesma potência...

Força centrífuga fenômeno natural????? Cientificamente falando???? Frequência bastante significante de RPM's????

"Cientificamente falando "força centrífuga" é um fenômeno natural que ocorre sempre que um objeto gira em torno do seu próprio eixo, nesta circunstâncias o peso deste objeto tende a ser jogado para fora do ponto central deste corpo, portanto em baixas rotações, a força centrífuga é insignificante, mas para que ela atue no mecanismo é necessário uma frequência bastante significante de R.P.M's."

A força centrífuga consiste numa força aparente (de inércia) que se manifesta nos corpos em rotação e cujo efeito é o afastamento dos corpos do centro de rotação. É devida a uma rotação que faz variar continuamente a direção do movimento do corpo, dando
origem a uma aceleração que pode ser interpretada como uma força de inércia que o empurra para fora. O seu valor é: F[SUB]c[/SUB] = mw[SUP]2[/SUP]r, onde m é a massa do corpo, w a velocidade angular e r o raio do movimento.

Isso é o óbvio certo?

"Desta forma em baixas rotações o mecanismo estará na verdade em repouso, desconectando o motor da trasnmissão, e quando o sistema atingir um numero x de rotações a ponto de gerar força centrífuga suficiente para acionar o mecanismo é que o motor se prenderá à transmissão."

P.S. Por favor leia REGRAS DO FÓRUM e LEIAM ANTES DE POSTAR e entenderá o uso correto do "QUOTE" (citação) que você usa indiscriminada e desnecessariamente em suas postagens...

Olá Carlos, olá rapaziada
Duas dúvidas: Será que com um 80cc 2 tempos com Embreagem Centrifuga eu conseguiria arrancar, mesmo que devagar, da posição parado sem pedalar??
Será que com um motor 4 tempos também com embreagem centrifuga eu conseguiria um torque maior que no 2 tempos??

Carlos Mayer

New member
Olá, Rodrigo

O "torque" de um motor não está relacionado ao tipo de embreagem... Você pode ter mais ou menos arrancada mas não torque.

Entenda o que é TORQUE:

O torque é definido como a fração da força aplicada sobre um objeto que é efetivamente utilizada para fazer ele girar em torno de um eixo ou ponto central, conhecido como ponto pivô ou ponto de rotação. A distância do ponto pivô ao ponto onde atua uma força ‘F’ é chamada braço do momento e é denotada por ‘r’. Note que esta distância ‘r’ é também um vector.

Numa linguagem mais informal, poderá dizer-se que o torque é a medida de quanto uma força que age em um objeto faz com que o mesmo gire.

Conforme a segunda lei de Newton

Finalizando os nossos kits de 4 tempos saem de fábrica com embreagem centrífuga. Quando a pedalar nas saídas é um procedimento recomendado devido a baixa cilindrada dos kits, assim você poupa a embreagem (pads) e economiza combustível.

Forte abraço