Duvidas - Motor 2t Não amaciado 80cc

Oi amigos, estou aproveitando esse tópico para tirar algumas duvidas de que fazer ou não fazer.
se for uma área errada por favor me movam.

meu motor tem 2 semanas de uso não esta amaciado e não sei ao certo qts km tem rodados mas não passa de 100km

1- motor amaciado
2- " abrir" motor
3- isolamento de agua
4- gasto anormal de gasolina

1- pelo que puder ler aqui o motor é amaciado em 500km (media?)
Queria saber qual o verdadeiro significado disso e qual a mudança

2-não achei nada no fórum sobre isso
eu costumo fazer diariamente 30km / 40 km por dia no meu motor ( indo e vindo do trabalho )
e eu pego uma auto pista pelo acostamento. eu reparo que quando chega a uma determinada velocidade o motor faz um barulho bem diferente. em 100% das vzs eu reduzo a velocidade e espero alguns segundos antes de acelerar de novo.
uma outra pessoa que possui um motor semelhante ao meu disse que isso é abrir o motor e que isso fará ela correr bem mais.

Isso é verdade?

3-é necessário alguns isolamento extra no motor para proteger da chuva?

4- no inicio é normal um gasto superior de gasolina e óleo por esse motor?

Obrigado por tudo gente!

Última edição:

Murilo

New member
Eu instalei o motor 80cc 2 tempos na minha a 3 dias e está gastando muito, está fazendo uns 15 a 20 km por litro.
Isso é carburador mal regulado?

YOSHUA
O amaciamento é necessário pois as peças internas são novas e estão trabalhando bem justas,a função do amaciamento é fazer essas peças se moldar umas como as outras,retirando os micros erros de usinagen,EX o pistão e a camisa,eles estão trabalhando bem apertados e conforme o motor vai amaciando eles vão tirando o erros milimétricos que ficou da usinagem.Depois de amaciado o motor vai trabalhar um pouco mais solto,mais forte e mais econômico.
Se seu motor ainda está amaciando voce não pode forçar seu motor,não acelere tudo que tiver isso vai fazer um gasto prematuro no seu motor.Como é esse barulho???
Não tem porque abrir o motor se não está com algum problema,logo depois de amaciar voce deve fazer a regulagem do carburador e colocar 50 ml de óleo 2 tempos por litro de gasolina em vez dos 63 ml para o amaciamento,depois de feito isso seu motor vai responder melhor.
Não é recomendado andar na chuva,mas como as imprevistos acontecem,voce tem que tirar a tampa do magneto e passar silicone pra alta temperatura na junta e aonde a tampa vai encostar.
O gasto grande de combustível é normal sim,pois o motr está trabalhando com excesso de combustível.

Murilo
É normal um gasto grande no período de amaciamento,pois o motor está trabalhando afogado.

certo certo. muito obrigado pela resposta.

o barulho que o motor faz é como se fosse um grito ex: na aceleração imagine um "heheheheheheheheh" esse outro barulho é "haaaammmmmm" inclusive a trepidação do bicicleta aumenta bastante nesta faze.

Última edição por um moderador:

Murilo

New member
Obrigado pela resposta. E realmente, deve ser isso mesmo, porque depois de 1 semana a minha R1 já está gastando menos. E também, deve ser pelo fato de ter passado a "alegria de começo" e eu estar forçando menos a bichinha kkkkk.

Última edição por um moderador:

Carlos Mayer

New member
Me tira uma dúvida Yoshua?

Você escreveu:

meu motor tem 2 semanas de uso não esta amaciado e não sei ao certo qts km tem rodados mas não passa de 100km

Em seguida:

eu costumo fazer diariamente 30km / 40 km por dia no meu motor ( indo e vindo do trabalho )

Como seu motor não tem nem 100 Km rodados?

Forte abraço

Me tira uma dúvida Yoshua?

Você escreveu:

Em seguida:

Como seu motor não tem nem 100 Km rodados?

Forte abraço

sim. na verdade foi um erro de digitação rs o percurso é de 3 ou 4 km... desculpe

Carlos Mayer

New member
Heheheh

A matemática não estava batendo... Agora com 3 ou 4 Km por dia fica tudo em ordem... E como estás a motorizada? Já chegou aos 500 Km?

Forte abraço

Fernando jp

New member
Bom dia Galera, gostaria de saber : ainda não liguei o motor e reparei que o cilindro esta bem seco posso colocar um pouco de oleo 2 tempos antes de ligar tipo vou instalar a corrente e pra isso devo rodar o motor para passar a corrente no pinhão e o motor vai virar seco se eu colocar antes vai dar uma lubrificada no mesmo isso é bom ??? ou não é aconselhavel e mai uma coisa onde moro é um morro, pra sair de casa tenho que subir uma ladeira isso pode dar problemas no amaciamento do motor ??? ou desço o morro com o motor ligado bem devagar do que acelerar e subir o morro pois se for tenho que dar uma certa acelerado nele pra subir , motor fullblack 80 cc valeu haa mais uma coisa a gasolina e o oleo 2 t podem ficar misturados guardados por um tempo ? ou melhor misturar a medida do uso

Ademberd

New member
quanto a lubrificação, sem problemas, só uma borrifada, se o morro não for muito íngreme pode subir, desde que aqueça bem o motor antes de iniciar o trajeto, no período de amaciamento, tem que se evitar é alta rotação do motor; a mistura de óleo + gasolina se recomenda fazer e abastecer o tanque, evitando que fique armazenada por longo tempo, pois a gasolina perde octanagem.

Fernando jp

New member
quanto a lubrificação, sem problemas, só uma borrifada, se o morro não for muito íngreme pode subir, desde que aqueça bem o motor antes de iniciar o trajeto, no período de amaciamento, tem que se evitar é alta rotação do motor; a mistura de óleo + gasolina se recomenda fazer e abastecer o tanque, evitando que fique armazenada por longo tempo, pois a gasolina perde octanagem.

esquentar tipo ligar e deixar rodando na embreagem? uns 2 min?? dar uam borrifada ? tava pensando colocar umas gotas de oleo 2 t direto no lugar da vela antes de girar para colocar a corrente !

valeu obrigado pela dica

Fernando jp

New member
muito obrigado e desculpe as perguntas mas pelo que vi falar dos g5 todo cuidado é pouco pois uma hora vou ter que trocar o rolamento da gaiola mas fazer o oke !!!

muito obrigado !!! e bom fim de semanas a todos !!!

Amaciando bem e sempre esquentando o motor antes de sair teu motor não vai dar problema tão cedo com o rolamento de agulhas,deixa esquentando por uns 2 minutos,e uma dica,quando for desligar a bina sabendo que não vai mais ligar no mesmo dia,ligue o afogador e deixe uns 20 segundos ligado,depois desligue com o afogador ligado,isso ajuda pois vai enriquecer a mistura e com isso mais gasolina e óleo vai para o motor,a gasolina pode evaporar mais o óleo vai ficar lá,quando for ligar no outro dia vai ajuda na primeira partida pois o motor vai tar mais lubrificado e menos atrito é gerado,pode aparecer bobeira mas eu sempre faço isso e nunca tive problema,minha bina já ta perto dos 1600 km e é da 5° geração

GLOBOLINQUE

New member
Já adquiri 12 kits de motor a gasolina 2 T. Para o motor amaciar depressa, aprendi que devemos lixar bem o cilindro girando (nunca de cima para baixo). O cromo polido original é conservante e para boa apresentação, porém cria deslizamento que atrasa em muito o amaciamento (e fazer o anel se encaixar certinho no cilindro), mantendo o motor com potência baixa por mais tempo. Lixando a camisa, o amaciamento é bem mais rápido (mas tem que usar óleo na base de 60 ml por litro) na primeira semana. Acho que os cilindros já deveriam vir lixados (brunidos) de fábrica, para amaciamento rápido e eficaz ganho de potência. Mas não é isso que ocorre. Cromam a camisa para evitar ferrugem e dar acabamento. Camisas brunidas (lixadas), se não usadas, devem ser conservadas com graxa.