Duvida sobre o Giro do motor

Oi Galera,

No Manual da motorizada há um trecho onde fala que não é recomendado descer um plano inclinado com o motor engatado, pois assim passaria dos giros do motor o que segundo o manual causaria danos ao motor.

O que eu quero saber é o que acontece no motor quando se passa o seu giro causando danos a ele, e quais são esses danos.:confused::confused::confused:

flavio.x

New member
Nos motores 4t as válvulas "flutuam" se o motor estiver muito acima do que o comando suporta.

Em 2t como não há valvulas, não sei precisamente o que acontece, mas pode ter certeza que coisa boa não é hehe.

Geralmente o CDI começa a cortar o giro do motor, justamente pra não estragar.

Carlos Mayer

New member
Vitor...

Vamos usar como exemplo um motor projetado para chegar aos 5.500 giros ou RPM's... Em uma longa descida se o condutor continuar acelerando ao máximo a rotação excederá o limite de 5.500 RPM podendo chegar a 6.000 e até 6.500 o que seriam entre 1.000 e 1.500 RPM a mais do que o motor foi projetado... Neste momento podem ocorrer danos à biela, ao virabrequim, aos anéis de segmento, ao pistão enfim danos generalizados simplesmente porque o motor estará funcionando acima do seu limite...

Já quanto ao trecho do manual que fala sobre descidas a íntegra é:

"Em descidas abruptas, o motor deve ser desligado. Isso porque em uma descida, a Bicimoto alcançará maior velocidade só por causa da inclinação e se acelerarmos poderemos exceder o limite de giros do motor."

A recomendação é uma das que foram retiradas do manual do próprio fabricante dos kits...

Na verdade quanto mais forçarmos nossos motores, seja no plano, em subidas ou descidas menor será sua durabilidade (vida útil). Em uma bicicleta comum já alcancei 72 Km/h descendo a Serra de Teresópolis... Imagine o mesmo percurso em uma bicicleta motorizada e com o punho colado??? 80 Km/h? 90 Km/h? E se o motor travar nesta velocidade? Meu amigo nem queira saber heheheh... É um tombaço daqueles... sempre digo (a quem pergunta) que independente do kit ser de 50 ou de 80cc a velocidade máxima deve ficar em torno dos 40/45 Km/h... Forte abraço

Sim, compreendo :D

Mas eu poderia manter o motor engatado em uma descida e ao mesmo tempo ir controlando parte desta velocidade pelo freio, não deixando assim o motor ultrapassar seus limites, mas ao mesmo tempo utilizando parte do freio motor:confused:

Carlos Mayer

New member
Sim Vitor

Eu mesmo piloto minha 50cc 2 tempos assim... Controlo nos freios a velocidade evitando que acelere demais e consequentemente os giros subam excessivamente. Nunca tive problemas em pilotar assim e o motor está comigo a mais de 4 anos... No mais acredite freio motor e motores 2T são palavras que não combinam já que pelas características de funcionamento o freio motor é praticamente inexistente em motores de 2 tempos... Forte abraço

OswalTech

New member
Valeu amigo... Freios em dia, segurar o ânimo nas descidas e partir pro abraço heheheh...

Salve bit[s Carlos, mesmo quando o motor desligado e a manete da embreagem acionada em uma decida, a parte interna do motor estar[a em movimento certo? suponhamos que um cara muito doido mesmo nestas conticoes chegue na velocidade superior a 70km/h, o giro interno no motor estara alto certo? isso tamb[em podera causar danos ao motor, mesmo ele desligado?

Carlos Mayer

New member
Oswald

Se o motor está desligado e a embreagem acionada o que está girando é o eixo do pinhão e o platô da embreagem e não o motor. Neste caso o pistão está absolutamente parado dentro do motor, e só voltará a se movimentar quando a embreagem for solta... Abç

FFurlan 90

New member
Olá Carlos, sou novo no forum mas quero contribuir de forma positiva com alguns questionamentos que tenho...

tenho um kit 80cc com 800km rodados, neste tópico vi vcs conversando sobre acionar a embreagem ou não em decidas.

Quando saio com minha motorizada, lembro que, mesmo sendo um motor novo, sua concepção é antiga (2T), então, como os carros de antigamente que tínhamos que deixar esquentar e ter todo um ritual para o possante durar. Pra mim não é diferente com o kit 80cc, quando vou sair deixo esquentar e tudo mais.... e quando pego uma decida, gosto de deixar o motor engato e segurando no freio ATÉ NO MAXIMO velocidades de 30 km, mas minha duvida é sobre a lubrificação, pois o motor esta em um giro "médio - alto" mas com a mistura de gasolina e óleo de ponto morto, pois na descida nao usamos o acelerador.

Mesmo assim, tenho costume de nas decidas que pego, dar umas cutucadas no acelerador, mesmo freiando, pois prefiro trocar uma partilha de freio do que, um tolamento que estourou por falta de lubricação.

Fico meio assim de acionar a embreagem em descidas, pois sei que o eixo da lavanca de embreagem, esta rodando em pleno atrito sem lubrificação direta com o eixo do pinhão.

Carlos gostaria de saber se o que falei acima realmente tem nexo...

Obrigado desde já!

UES

New member
Acho que o mais certo é manter a embreagem acionada, e deixar o motor girando em lenta e voltar a aciona-la aos poucos, nunca de vez somente quando voltar ao plano e a velocidade diminuir ai depois o acelerador.

Lembrando que sem acelerador acionado, não ha lubrificação suficiente para o giro do motor no momento da descida.

Luan Bertholin

New member
Sou novo e quero tirar uma dúvida.
no mtor 80cc 2t bicimoto, se eu tiver em uma decida, com o motor LIGADO, porém com a embreagem acionada (apertada), não importa a velocidade certo? pois não vai estar funcionando o motor (vai estar em marcha lenta).

UES

New member
Sou novo e quero tirar uma dúvida.
no mtor 80cc 2t bicimoto, se eu tiver em uma decida, com o motor LIGADO, porém com a embreagem acionada (apertada), não importa a velocidade certo? pois não vai estar funcionando o motor (vai estar em marcha lenta).

Embreagem acionada = motor em lenta, não importa a velocidade da bicicleta.

Luan Bertholin

New member
Ok, mas dando uma suposição, eu posso estar numa decida a 70KM/H com o motor ligado, e com a embreagem acionada que não vai ter nenhum dano ao motor né?
e assim que acabar a decida eu reduzir no freio a velocidade para 10 p/h +/-, e ai soltar a embreagem devagar...
fazendo isso não vai acontecer nenhum dano no motor neh?

UES

New member
Ok, mas dando uma suposição, eu posso estar numa decida a 70KM/H com o motor ligado, e com a embreagem acionada que não vai ter nenhum dano ao motor né?
e assim que acabar a decida eu reduzir no freio a velocidade para 10 p/h +/-, e ai soltar a embreagem devagar...
fazendo isso não vai acontecer nenhum dano no motor neh?

isso, não vai acontecer nada enquanto a embreagem estiver acionada.