Dinamo para carregar bateria 12v 7A

jlbeneton

New member
Boa noite pessoal, estou com uma duvida, sera que é possivel um dinamo de 16V carregar uma bateria de 12V 7A enquanto a bicicleta esta rodando, sera q seria necessario fazer um circuito, ou simplesmente ligando o dinamo direto na bateria seria suficiente.
Valew!!
 

tioruja

Member
Olá jlbeneton,

É possível sim, mas tem que retificar a tensão do dínamo (porque ela é pulsada), isto é, usar um diodo (4004) e um capacitor (4700uF) para tornar a tensão contínua,compatível com a bateria. Obs. em geral os dínamos fornecem 0,5A , então seriam necessárias 14 horas para carregar um bateria de 7A.

Agora, se for usar lampadas de 12V ligadas na bateria, vai ter que usar um regulador de tensão para 12V (ci 7812) entre a bateria e as lampadas, do contrário os 16V do dínamo irão queimar as lampadas.

Eu estou fazendo este sistema para colocar na minha motorizada, só que vou usar bateria de 12V 2,5A (BIZ) ela é pequena e tempo de carga total é menor, em torno de 5 horas.

Logo que terminar vou postar as dicas aqui no Forum .

Abraços.
 
Última edição:

jlbeneton

New member
ola tioruja, obrigado pela resposta.
ja tinha imagino q seria necessario mesmo fazer a retificação, e não tinha pensado na hipotese de uma bateria menor tanto em tamanho quanto em amperagem, mas é uma excelente ideia mesmo.
vou comprar o dinamo e foi fazendo o projeto aqui, e aguardo as suas dicas.

Abraços.
 
Top