Diário de uma Motocleta pt 1

barbecu3

New member
Prezados, Boa tarde, venho através deste tópico relatar e trocar experiências, na velocidade dos acontecimentos da minha experiencia de montagem da bicimoto/motocleta ou "bina" como vocês gostam de chamar por aqui.
antes de tudo, acho que é importante citar minha experiência (ou falta dela) para construções em geral.
Fui durante alguns anos um modelista assíduo, ferro modelismo, aero nauti, auto e slotcar. gosto muito de construir coisas e acredito que tenho uma boa bagagem para encarar o projeto da "bina". além disso tudo, um grande amigo e grande mêcanico que mora em sua scania 112h estacionada na frente da minha casa estará me acessorando nesta jornada de construir a magrela.

depois de muito pesquisar as possibilidades e estilos acabei decidindo por desenhar meu próprio quadro, quadro este que possui todos os suportes para o motor e componetes no próprio para evitar Gambiarras e adaptações durante a montagem.
segue o desenho que vai guiar a montagem:
10wo651.jpg

para facilitar o trabalho de alinhamento dos tubos, vou começar o quadro a partir de um quadro pronto que comprei no ferro-velho por míseros R$3.00 (isso mesmo 3 reais)

O motor que escolhi é um 80cc full black, já foi comprado pelo site da bicimoto e deve chegar em breve,
Penso também no futuro em adicionar um Jackshaft (claro também feito em casa hehehe) para aumentar o rendimento e a verstilidade da magrela,
além disso tenho pensado bastante na possibilidade de trabalhar com a transmissão por um sistema de correias e polias lisas, assim como acontece com as maquinas de cortar asfalto, mas isso é conversa para outro momento no futuro,

aguardo opiniões e sugestões

abraços:

joão Dias

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Olá João

Quanto ao quadro o ideal seria desenhá-lo no Bike CAD que é um software específico para construção de quadros de forma que sua ergonomia bem como resistência fossem testadas pelo software. Motores de 2 tempos vibram e esta vibração, dependendo da fabricação do quadro, do sistema de fixação do motor e principalmente do material e solda utilizados pode levar a rupturas.

Algumas considerações:

É sabido que os materiais mais indicados são aço 1020, 1040 e Cromoly sendo este o último ligeiramente mais pesado que os anteriores porém muito mais forte a torções e rupturas.

Utilizar solda Mig-Tig que por suas características químicas e térmicas não destempera o aço ou o Cromoly no processo de soldagem o que poderia causar ferrugem ou corrosão em um curto período de tempo

Definir o tamanho dos aros e pneus tendo em conta o quanto interferirão na relação final de sua motorizada alongando-a ou encurtando-a o que refletirá diretamente sobre o desempenho, consumo, velocidade máxima, capacidade de vencer aclives, estabilidade e até conforto ao superar buracos.

Prever suportes para o sistema de freios decidindo por exemplo se serão utilizados V-brakes ou discos.

O quadro será rígido? Suspensão dianteira? Ou full suspension?

Utilizar cubos rolamentados em detrimento dos convencionais com colar de esferas.

Lembrar de incluir um cavalete ou descanso no projeto já que objetos de duas rodas normalmente não param em pé sozinhos heheheh...

Incluir em seu projeto a confecção de um tanque de combustível com maior capacidade e torneira com reserva (tipo de moto).

Lembrar de itens básicos de segurança como farol dianteiro, luz traseira e espelho retrovisor.

Um SHIFT KIT e não JackShaft deve funcionar basicamente na seguinte configuração (padrão).

Pinhão de 10 dentes do motor conectado a pinhão de 10 dentes na ponta esquerda do eixo.

Outro pinhão de 10 dentes na ponta direita do eixo conectado por corrente a uma coroa de 44 dentes "livre". A alteração da relação deve se dar entre a coroa de 44 dentes e o set de pinhões que você escolher para instalar sejam em grupos de 3, 5, 6 ou 7. Câmbio, K7 e corrente indexadas funcionam melhor com o shift kit como passador prefira os do tipo Rapid Fire que são muito mais rápidos do que os convencionais não indexados.

Enfim amigo leve tudo em consideração em seu projeto. Assim que tiver um tempo livre (coisa rara ultimamente) terei gosto de fazer o desenho de seu quadro no Bike CAD e fazer os testes de esforço, ruptura, torção e ergonomia mas para isso precisaria de algumas informações como.

* Tipo de material a ser usado,
* Espessura da parede dos tubos,
* Dimensão dos tubos,
* Stack,
* Comprimento do stay de corrente,
* Ângulo do stay de corrente em relação a horizontal,
* Altura da caixa de centro,
* Desnível da caixa de centro,
* Comprimento do tubo de direção,
* Centro dianteiro,

Com estas informações básicas abasteço o Bike CAD e ele nos informa se o projeto está pronto para a solda...

Conte também com o pessoal do Fórum porque aqui tá cheio de Professores Pardais heheheh

Forte abraço

barbecu3

New member
Então Carlos, Falando de rapidamente pois estou no trabalho, hehehe sobre alguns questionamentos que foram levantados na sua resposta, num primeiro momento a bina vai ser equipado com um garfo rígido, e em um momento oportuno penso no uso de uma suspensão do tipo "springer".

na roda traseira, pensei em duas possibilidades, uma delas é usar um cubo de Mobilete com freio a tambor que inclusive já sei onde encontrar a um preço módico, a outra possibilidade seria usar um desses cubos traseiros com sistema de mudanças imbutidos como o shimano nexus evitando o uso de um k7

Quanto ao bike Cad já me cadastrei no site tentei usar o programa mas não consegui muito bem utilizar a interface na verdade não consegui nem mudar o formato dos tubos do quadro. Qualquer hora vou tentar de novo.

quanto as medidas, poderia até te mandar, se soubesse exatamente o que se significa cada uma delas, hehehe, tens algum diagrama para que eu possa me localizar?

segue o diagrama da Motocleta já completa, como imagino que ela ficará quando pronta:

URL]

um abraço,

João Dias

Carlos Mayer

New member
Fala João...

Com um garfo longo como o que pretende usar eu trabalharia com uma suspensão rígida pois as springers trabalham melhor quando posicionadas mais na vertical... Montei uma low rider com uma springer um pouco mais longa e percebi que a bike ficava "boba" em baixas velocidades...

Aqui o sistema de amortecimento da minha...

PQAAABGoco-sFw1iqpFAdf2vjODD2BxE2KI1mCgkHrcmPg5P0_tv4X7xuyJ1QJXLfbUIxdBHibMbrwWfAd9rKJyaDrAAm1T1UFFA6h7Ptqf3eLif_Uk4oA6Y9COo.jpg

Outro ângulo...

PQAAAIIhBZKz51RnEy75Fv7SxnuJH531oDh4T1HSAKkbGR4yeEUPfPJZXMgMH3SgKmWRRolHf9vNhRYNV35JoYuVmX8Am1T1UPQbJx8ar4IPclB_mrF0aboNbsba.jpg

E montada na motorizada 4 tempos...

PQAAAONbzYjiKzgdTdDamJQkR3iSSw_9pHbyXyZHY_C-Od37pW8SLdsC_0xqbrkU7zIGmKMpyOMb8jD9U1AFcHsyl80Am1T1UN7kt2k_NdEA5L_gJbW-qi-bWAJW.jpg

Sem dúvidas quanto à roda traseira tanto o cubo de Mobilete quanto o câmbio embutido no eixo são ótimas opções... A vantagem do cubo de Mobilete seria ter em apenas uma peça cubo, tambor e coroa e possivelmente por um preço bem inferior ao de um câmbio...

Eu acabei comprando a licença do software Bike CAD para poder usufruir de todos os recursos, inclusive salvar os projetos para impressão. Vou providenciar um desenho básico para você com os nomes para que possa se familiarizar com a nomenclatura... No começo eu apanhei um bocado também e quase todas as bikes que desenhava e testava acabavam com problemas...

Seu desenho está muito interessante e com certeza o melhor é que acabará com uma bike única... Bom vou ver se até o final de semana posto aqui o desenho para você com as indicações das medidas e ângulos mais relevantes... Forte abraço

Carlos Mayer

New member
Não esquenta não meu amigo... Quando a gente gosta do assunto gosta mesmo heheheh...

Vejo muitas bikes especiais na internet e em fóruns estrangeiros e fico impressionado como de modo geral o brasileiro pouco personaliza ou customiza suas motorizadas... Eu mesmo em breve partirei para a fabricação de quadros já que não encontro nada sequer parecido com o que desejo. Um quadro longo, baixo com tanque embutido, com freio a disco ou tambor nas duas rodas e com um visual old school... Ainda chego lá...

Hoje trabalho a idéia com um amigo que tem muita habilidade em Corel Draw e consegue entender e dar forma a meus devaneios... Quando dois apaixonados por mecânica e customização se encontram pode esperar que sai coisa boa heheheh... Abração

Carlos Mayer

New member
Fala João

Fiz no Bike CAD um rabisco pra você baseado no formato de quadro que você desenhou... Quando tiver um tempo diz o que acha Ok... Abç

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sYKQaERa057wnwkAgfflAyWUGi3yYmLyaugsOg1Q3T__Z6eda9JWyFIC4jzEkgCMILi9OO_O8s9ZmeMNQc1Y9FAJtU9VAQBA4D82LlL5Q4-38hufYyslbC2Q.jpg

barbecu3

New member
Fala João

Fiz no Bike CAD um rabisco pra você baseado no formato de quadro que você desenhou... Quando tiver um tempo diz o que acha Ok... Abç

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sYKQaERa057wnwkAgfflAyWUGi3yYmLyaugsOg1Q3T__Z6eda9JWyFIC4jzEkgCMILi9OO_O8s9ZmeMNQc1Y9FAJtU9VAQBA4D82LlL5Q4-38hufYyslbC2Q.jpg

Meu amigo, que coisa mais linda! estou absolutamente sem palavras!
a responsabilidade está começando a pesar sobre meus ombros, espero que seja capaz de fazer algo tão bonito quanto o amigo desenhou!!!

muito obrigado!

um abraço:

João Dias.

barbecu3

New member
Venho compartilhar com os amigos, a chegada do mais novo filho.

nml3zs.png

mal posso esperar pra ir para casa :)

um abraço

João Dias.

cheguei, e tão logo que cheguei em casa comecei a desbravar o bichinho. a primeira coisa que percebi foi o incrível cheiro de Lojas de 1,99 que saiu da caixa ( é verdade essas coisas metálicas, ferramentas e afins chinesas tem um cheiro característico) comecei a cacavucar e fui encontrando as peças todas, tudo parece estar ok, depois de mexer em tudo, percebi mais uma característica chinesa, a capacidade de enfiar muitas coisas em uma caixa muito pequena. hehehe.

um abraço agora motorizado,

joão Dias

Carlos Mayer

New member
O primeiro kit a gente nunca esquece hehehehe...

Agora é arregaçar as mangas e caprichar na montagem... Parabéns amigão e definitivamente bem vindo ao clube dos motorizados hehehe... Abç

Carlos Mayer

New member
Tentei deixar o mais próximo do seu desenho mas algumas alterações se fizeram necessárias para corrigir alguns ângulos e tamanhos... Mas no final até que ficou parecida heheheh... Ainda estou te devendo o desenho com legenda mostrando os nomes de cada uma das peças... Em breve Ok... Abração

barbecu3

New member
Nao se esquece de postar fotos quando terminar, estou ficando curioso.

olá Guilherme, Seja bem vindo ao tópico, quando quiser participar... sinta-se a vontade, quanto mais os amigos contribuem mais fico motivado de levar o projeto a frente, porém gostaria de dizer que é ainda deve demorar para a bichinha ficar pronta, o quadro ainda nem começou a ser contruído, e vou postando as novidades na velocidade dos acontecimentos, infelizmente só tenho tempo de trabalhar nela em alguns finais de semana, e mais infelizmente ainda os aportes financeiros acontecem mensalmenrte, então a brincadeira deve ir longe ainda.

no mais era isso!

um abraço,
João Dias.

barbecu3

New member
Tentei deixar o mais próximo do seu desenho mas algumas alterações se fizeram necessárias para corrigir alguns ângulos e tamanhos... Mas no final até que ficou parecida heheheh... Ainda estou te devendo o desenho com legenda mostrando os nomes de cada uma das peças... Em breve Ok... Abração

olá Carlos! Boa tarde, só para saber, será que você não me venderia um arquivo em tamanho real para utilizar de gabarito para a construção do quadro?

Quanto ao aço, aqui na minha cidade consegui encontrar apenas os aços 1020 e 1045, penso que vou optar pelo 1020 que apesar de ser um aço mais "molenga" aceita melhor a solda e a dobra do que o 1045, o que achas?

Carlos Mayer

New member
Olá João...

Ainda não imprimi nenhum projeto com o Bike CAD. Primeiro por não ter acesso a uma plotter já que a planta sai em escala 1:1 mas estou negociando com um bureau de impressão para fazer alguns testes inicialmente de modelos de quadros consagrados como por exemplo a Schwinn Stingray.

Quando ao aço 1020 sem problema nenhum para um primeiro trabalho é sem dúvidas as melhor opção. No futuro após adquirir prática podes partir para o 1040, 1045 ou mesmo o "Top" Cromoly muito mais resistente do que os dois anteriores...

Tens idéia das dimensões daquele seu projeto? De forma que eu possa trabalhar em cima de valores reais?

Outra informação importante me passe suas medidas da axila até o punho, e do gancho (entre as pernas se é que me entende heheheh) até o chão bem como sua altura e peso. Estes dados são essenciais para abastecer o Bike CAD que poderá assim verificar se o projeto é ergonômico ou não... Abç