Customização Engrenagems Shift Kit e Normal motor 2t 80cc

tioruja

Member
Oi, Peterson,

Muito boa esta sua tabela, com sua permissão vou tentar adaptar para o meu projeto 50cc 4t + shift kit+ nexus3.

Convém lembrar que estes valores de velocidade são teóricos com a roda no ar, a motorizada apoiada no cavalete.

Para chegar na velocidade real , teria que ser considerado peso do conjunto e resistência de atrito do ar (!!que aumenta consideravelmente com a velocidade!!).

Fica o desafio para desenvolver uma tabela, que faça estes cálculos !!!!! dai teríamos a velocidade final real.

Eu tinha uma tabela destas mas é para determinar a velocidade e esforço (em watt's) de um ciclista ( considerava peso, e atrito do ar), vou procurar no meus arquivos, depois falo alguma coisa!!!!

Forte abraço.

Peterson Scarpa

New member
Tioruja fiz essa tabela com base naquele desenho que você postou outro dia, fique a vontade para edita-la sendo ja saiu a nova versão 2.0 vou posta-la aki.
Como vc disse é só a velocidade teórica desprezando-se as forças de atrito e peso do piloto. Gostaria de ver como fica uma dessas para motor 4t.

Forte abraço.

Última edição por um moderador:

tioruja

Member
Olá Peterson,

Tá ficando cada vez melhor !!!!

Notei que vc colocou à opção 49cc 4t, mas o shift kit p/ 4t usa engrenagens diferentes do 2t. (dai a vel. não esta correta !!!)

No kit 49cc 4t:

pinhão = 10t
engrenagem esq = 17t
engrenagem dir = 9t
coroa 1 = 48t
coroa 2 = 30t

(Vieram no meu kit.)

Dai tem que recalcular as RPM´s , não sei , mas acho que não da para usar a mesma tabela.....

No 4t a velocidade final e bem menor , não tem ganho significativo, por isto já comprei os pinhões (16t,18t,19t ,20t,21t) para substituir no cubo Nexus, e chegar a uma relação em que a velocidade final me agrade.

Abçs

Peterson Scarpa

New member
Olá Peterson,

Tá ficando cada vez melhor !!!!

Notei que vc colocou à opção 49cc 4t, mas o shift kit p/ 4t usa engrenagens diferentes do 2t. (dai a vel. não esta correta !!!)

No kit 49cc 4t:

pinhão = 10t
engrenagem esq = 17t
engrenagem dir = 9t
coroa 1 = 48t
coroa 2 = 30t

(Vieram no meu kit.)

Dai tem que recalcular as RPM´s , não sei , mas acho que não da para usar a mesma tabela.....

No 4t a velocidade final e bem menor , não tem ganho significativo, por isto já comprei os pinhões (16t,18t,19t ,20t,21t) para substituir no cubo Nexus, e chegar a uma relação em que a velocidade final me agrade.

Abçs

Valeu pela informação tioruja vou corrigir aki para chegar num valor aproximado de velocidade, não tinha idéia das especificações do motor 4t.

Acho que deveria usar esse pinhão de 16t mesmo pra ter velocidade final e quem sabe colocar um cambio dianteiro como estou pensando em fazer.
Uma perguntinha meio besta seria possível vc colocar uma catraca ou cassete de 7 velocidades no lugar do pinhão? vc ganharia mais marchas! será que é possível??

tioruja

Member
Câmbio dianteiro nem pensar!!! meu quadro não permite trocador dianteiro, devido à posição do tubo do selim ser fora de padrão.

quanto à colocar um cassete de 7 velocidades , não é possível pelo fato do cubo Nexus, só aceitar pinhões fixos, os quais tem um encaixe bem diferente dos cassetes.
Optei pelo cubo Nexus , justamente para evitar os cassetes c/ trocadores , eles acabam dando dor de cabeça !!!!! ( experiencia própria).

O ideal seria colocar um cubo Nexus 8 ( 8 velocidades) , mas custa 870 pratas!!!!!!

Mas o Nexus 3, com o pinhão certo , acho que vai dar bons resultados, devido ao motor 4t ter um torque linear desde as rotações baixas.

Última edição:

Julio Caezar

New member
Sua planilha esta perfeita, só um daqueles gráficos que não entendi muito bem, mas usando sua planilha pude perceber que a velocidade final é absurda, mesmo com o motor em 80% ou mesmo em 70 % ela e imensa já na primeira marcha, na ultima então fica absurda... mesmo a 70% de eficiência do motor a velocidade final estimada é de 90 km/h no terceiro pião do cubo, a inicial no primeiro pião já é de 48 km/h...
A eficiência do motor a 100% no ultimo pião do cubo, pela estimativa passa de 120 km/h... Isso é absurdo pra uma motorizada.... apesar de que, o meu modelo é chopper, ela já é bem mais pesadinha que uma bike normal, a minha bike pura pesa uns 20 a 25 kg, com tudo equipado mais o meu peso de +- 70 kg chega fácil nos 110, 120 kg de carga máxima... acho que não vai ficar tão leve assim...

Peterson Scarpa

New member
Vou adicionar comentários na planilha para ficar mais fácil de entender.
A velocidade "teórica" é muito alta mesmo depois é só ir baixando a eficiência do equipamento pra tornar real.
<object id="9a1b088a-7a28-91b8-cbab-a9b998b693b2" width="0" height="0" type="application/gas-events-abn"></object>

Última edição por um moderador:

Julio Caezar

New member
<o:p>Pois é Peterson, surgiu uma duvida aqui agora depois deste seu ultimo post, vi que vc fala de baixar a eficiência dos equipamentos, neste caso vc quis dizer do motor que na planilha esta em 100%.

Uma outra coisa que me ocorre é o período de amaciamento, tem-se que durante o amaciamento a velocidade media deve ser em torno dos 30 a 35 KM/h , que no caso seria equivalente a metade da potencia do motor porem isso com o shift kit , muda bastante pois , na media com 4000 rpm se tem uma velocidade de +- 35 KM/h na 1º marcha, sendo que esta rpm é metade da potencia total(8000), sendo que se simplesmente mudar a marcha tem-se na 2º marcha 46 KM/h e na 3º,tem-se 66 KM/h, ou seja acelerando a bina com o punho de aceleração ate a metade , poderei oscilar a velocidade da bina sem contudo estressar o motor e também sem prejudicar o amaciamento...

Estou correto nessa afirmação? Ou me equivoquei?
</o:p>

Julio Caezar

New member
Vou adicionar comentários na planilha para ficar mais fácil de entender.
A velocidade "teórica" é muito alta mesmo depois é só ir baixando a eficiência do equipamento pra tornar real.
<object id="9a1b088a-7a28-91b8-cbab-a9b998b693b2" width="0" type="application/gas-events-abn" height="0"></object>

Ola peterson, venho aqui novamente para quem sabe contribuir com mais alguma funcionalidade para sua planilha que já é fantastica... Bem mechendo estes dias na planilha alterando os varios valores e percentiais dela e levando em conta que as velocidades provenientes do uso do shift kit e varios pinhoes de marcha me ocorreui a necessidade de termos uma velocidade mais real...
O que quero dizer e a velocidade variando com o peso da motorizada(bike + condutor + motor +etc...) x aceleração = velocidade final, bem eu não sei ao certo como é a formula matematica pra isso, porem tentarei lhe explicar no que imaginei. seria mais ou menos como é a perte de aumentar a eficiencia dela onde marcamos escape dimencionado, vela melhor , carburador de alta vazão, etc... onde marcariamos outras opções que comtribuissem com o peso final da motorizada dai este valor era subtraido da velocidade teorica referente a cada pinhão de marcha gerando assim uma velocidade mais proxima da real.

Por exemplo:
bike= 15kg
condutor=70kg
motor=4kg
tanque 2,5L=+-2kg
tanque 5L= +-4kg
aro dupla inox(traz)=1,5kg
aro dupla inox(diant)=1,2kg
suspensão amortecedora=2kg

Dai marcaria se estes valores na planilha eles estariam lá ja fixo só mesmo o que vai variar e o peso do condutor e da bike em si, porem caso se marque alguma destas opções de customização que interfiram no peso dai obviamente vai aumentar o peso da motorizada... influenciando na vel. final.

Bem é +- essa a ideia...