Início
Fóruns
Novos posts
Pesquisar fóruns
Novidades
Novas postagens
Novas postagens de perfil
Última atividade
Membros
Visitantes atuais
Novas postagens de perfil
Pesquisar postagens de perfil
Entrar
Cadastrar
Novidades
Pesquisar
Pesquisar
Procurar apenas por títulos
Por:
Novos posts
Pesquisar fóruns
Menu
Entrar
Cadastrar
Install the app
Install
Início
Fóruns
MECÂNICA GERAL
Óleos e lubrificantes
Cuidados com a mistura óleo 2T gasolina
JavaScript is disabled. For a better experience, please enable JavaScript in your browser before proceeding.
You are using an out of date browser. It may not display this or other websites correctly.
You should upgrade or use an
alternative browser
.
Responder ao tópico
Mensagem
<blockquote data-quote="Carlos Mayer" data-source="post: 1439" data-attributes="member: 16"><p>Os motores de 2 tempos não possuem cárter e por este motivo são abastecidos com gasolina misturada a óleo 2 tempos que faz o papel de lubrificante para as peças móveis do motor. Logo se colocarmos um motor 2 tempos para funcionar abastecido exclusivamente com gasolina em poucos minutos ele travará por falta de lubrificação.</p><p></p><p>Infelizmente tenho percebido que muitos dos proprietários de bicicletas motorizadas com kits de 2 tempos (50 e 80cc) estão tendo contato com motores 2 tempos pela primeira vez e o pior a grande maioria sequer leu o manual de Montagem, Operação e Manutenção de seus kits antes de colocá-los em funcionamento.</p><p></p><p>Um erro comum é abastecer com óleo 2 tempos demais ou óleo 2 tempos de menos... </p><p></p><p>É ruim para o motor nos dois casos pois óleo 2T em demasia tende a enxarcar a vela o que dificultará a partida do motor, a detonação, aumentará o consumo e criará mais resíduos (carbonização) no pistão e no escape. </p><p></p><p>Já óleo 2T em quantidade menor do que a indicada pelo fabricante do motor fará com que o motor trabalhe com lubrificação deficiente causando maior atrito e desgaste das peças internas, maior temperatura de funcionamento e risco de travamento.</p><p></p><p>O correto é:</p><p></p><p>Motores novos - Misturar <u>63Ml de óleo 2 tempos mineral por litro de gasolina comum</u>. Esta medida deve ser usada por 500Km que é o período de amaciamento dos motores de 50cc e de 80cc 2T.</p><p></p><p>Motores com mais de 500Km - Misturar <u>43Ml de óleo 2 tempos mineral por litro de gasolina comum</u>.</p><p></p><p><strong>Então eu posso jogar o óleo 2T dentro do tanque e abastecer?</strong></p><p></p><p>Não!! O correto é que a mistura de óleo 2T e gasolina seja feita em um vasilhame limpo como uma garrafa Pet ou um galão. Após adicionar a gasolina e o óleo 2T misturar bem antes de abastecer o tanque da sua bicicleta motorizada. Caso você jogue o óleo 2T diretamente no tanque ele pode descer direto para o carburador o que causará entupimentos e dificuldades para colocar o motor em funcionamento.</p><p></p><p><strong>Posso comprar 10 litros de gasolina e deixar a mistura pronta para utilizar aos poucos?</strong></p><p></p><p>Não! Em primeiro lugar armazenar gasolina em casa é perigoso e crime previsto na lei. Em segundo lugar a gasolina armazenada indevidamente tende a formar uma espécie de goma e tende a perder octanagem ou seu poder de detonação. Compre sempre a quantidade de gasolina que irá usar, faça a mistura na hora e abasteça imediatamente seu tanque.</p><p></p><p><strong>Então se a minha motorizada precisar ficar parada por um tempo prolongado a gasolina do tanque estragará?</strong></p><p></p><p>Sim! Se você pretende por exemplo viajar e sua motorizada ficará por muito tempo parada é necessário tomar algumas providências.</p><p></p><p>1ª Abasteça o tanque ao máximo (evita a formação de ferrugem e oxidação).</p><p></p><p>2ª Estacione a sua motorizada onde ela ficará parada, feche a torneira de combustível e abra o parafuso Phillips que fica na cuba do carburador para drenar totalmente o combustível.</p><p></p><p>3ª Se se ausentar por muito tempo (mais de 30 dias) é recomendável substituir a gasolina do tanque por gasolina fresca ANTES de tentar colocar sua motorizada em funcionamento.</p><p></p><p><strong>Ahhh mas como é que eu vou medir os 63 ou os 43Ml de óleo 2T para misturar por litro de gasolina?</strong></p><p></p><p>Simples, compre uma seringa descartável na farmácia ou uma mamadeira graduada. Lembre-se que é essencial utilizar a mistura de gasolina/óleo 2T correta para prolongar a vida útil do seu motor. Nem menos, nem mais...</p><p></p><p><strong>Posso usar qualquer tipo de óleo 2 tempos? Um amigo me disse que com o de kart ela vai andar mais...</strong></p><p></p><p>Não, você não pode usar qualquer tipo de óleo 2 tempos. Use especificamente <strong>ÓLEO 2 TEMPOS MINERAL PARA MOTORES REFRIGERADOS A AR</strong>.</p><p></p><p><strong>Puxa mas existem tantas marcas no posto? Qual é a melhor?</strong></p><p></p><p>Não cabe a mim apontar a "melhor" ou a "pior" marca. Considere que um óleo 2T para ser comercializado no Brasil deverá receber a aprovação da ANP (Agência Nacional de Petróleo) que certificará se ele está dentro das especificações. Desconfie de marcas desconhecidas ou baratas demais. Use marcas consagradas como Petrobrás, Shell, Castrol e Motul... Custam um pouco mais que a maioria mas valem o que custam em termos de desempenho. Lembre-se de verificar o prazo de validade.</p><p></p><p>Se ainda estiver com dúvidas sobre a mistura gasolina comum óleo 2 tempos é só perguntar Ok. Forte abraço a todos...</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="Carlos Mayer, post: 1439, member: 16"] Os motores de 2 tempos não possuem cárter e por este motivo são abastecidos com gasolina misturada a óleo 2 tempos que faz o papel de lubrificante para as peças móveis do motor. Logo se colocarmos um motor 2 tempos para funcionar abastecido exclusivamente com gasolina em poucos minutos ele travará por falta de lubrificação. Infelizmente tenho percebido que muitos dos proprietários de bicicletas motorizadas com kits de 2 tempos (50 e 80cc) estão tendo contato com motores 2 tempos pela primeira vez e o pior a grande maioria sequer leu o manual de Montagem, Operação e Manutenção de seus kits antes de colocá-los em funcionamento. Um erro comum é abastecer com óleo 2 tempos demais ou óleo 2 tempos de menos... É ruim para o motor nos dois casos pois óleo 2T em demasia tende a enxarcar a vela o que dificultará a partida do motor, a detonação, aumentará o consumo e criará mais resíduos (carbonização) no pistão e no escape. Já óleo 2T em quantidade menor do que a indicada pelo fabricante do motor fará com que o motor trabalhe com lubrificação deficiente causando maior atrito e desgaste das peças internas, maior temperatura de funcionamento e risco de travamento. O correto é: Motores novos - Misturar [U]63Ml de óleo 2 tempos mineral por litro de gasolina comum[/U]. Esta medida deve ser usada por 500Km que é o período de amaciamento dos motores de 50cc e de 80cc 2T. Motores com mais de 500Km - Misturar [U]43Ml de óleo 2 tempos mineral por litro de gasolina comum[/U]. [B]Então eu posso jogar o óleo 2T dentro do tanque e abastecer?[/B] Não!! O correto é que a mistura de óleo 2T e gasolina seja feita em um vasilhame limpo como uma garrafa Pet ou um galão. Após adicionar a gasolina e o óleo 2T misturar bem antes de abastecer o tanque da sua bicicleta motorizada. Caso você jogue o óleo 2T diretamente no tanque ele pode descer direto para o carburador o que causará entupimentos e dificuldades para colocar o motor em funcionamento. [B]Posso comprar 10 litros de gasolina e deixar a mistura pronta para utilizar aos poucos?[/B] Não! Em primeiro lugar armazenar gasolina em casa é perigoso e crime previsto na lei. Em segundo lugar a gasolina armazenada indevidamente tende a formar uma espécie de goma e tende a perder octanagem ou seu poder de detonação. Compre sempre a quantidade de gasolina que irá usar, faça a mistura na hora e abasteça imediatamente seu tanque. [B]Então se a minha motorizada precisar ficar parada por um tempo prolongado a gasolina do tanque estragará?[/B] Sim! Se você pretende por exemplo viajar e sua motorizada ficará por muito tempo parada é necessário tomar algumas providências. 1ª Abasteça o tanque ao máximo (evita a formação de ferrugem e oxidação). 2ª Estacione a sua motorizada onde ela ficará parada, feche a torneira de combustível e abra o parafuso Phillips que fica na cuba do carburador para drenar totalmente o combustível. 3ª Se se ausentar por muito tempo (mais de 30 dias) é recomendável substituir a gasolina do tanque por gasolina fresca ANTES de tentar colocar sua motorizada em funcionamento. [B]Ahhh mas como é que eu vou medir os 63 ou os 43Ml de óleo 2T para misturar por litro de gasolina?[/B] Simples, compre uma seringa descartável na farmácia ou uma mamadeira graduada. Lembre-se que é essencial utilizar a mistura de gasolina/óleo 2T correta para prolongar a vida útil do seu motor. Nem menos, nem mais... [B]Posso usar qualquer tipo de óleo 2 tempos? Um amigo me disse que com o de kart ela vai andar mais...[/B] Não, você não pode usar qualquer tipo de óleo 2 tempos. Use especificamente [B]ÓLEO 2 TEMPOS MINERAL PARA MOTORES REFRIGERADOS A AR[/B]. [B]Puxa mas existem tantas marcas no posto? Qual é a melhor?[/B] Não cabe a mim apontar a "melhor" ou a "pior" marca. Considere que um óleo 2T para ser comercializado no Brasil deverá receber a aprovação da ANP (Agência Nacional de Petróleo) que certificará se ele está dentro das especificações. Desconfie de marcas desconhecidas ou baratas demais. Use marcas consagradas como Petrobrás, Shell, Castrol e Motul... Custam um pouco mais que a maioria mas valem o que custam em termos de desempenho. Lembre-se de verificar o prazo de validade. Se ainda estiver com dúvidas sobre a mistura gasolina comum óleo 2 tempos é só perguntar Ok. Forte abraço a todos... [/QUOTE]
Insert quotes...
Verificação
Postar resposta
Início
Fóruns
MECÂNICA GERAL
Óleos e lubrificantes
Cuidados com a mistura óleo 2T gasolina