Conhecendo o carburador de sua Bicimoto 2 tempos

Carlos Mayer

New member
Conheça cada uma das partes que compõem o carburador de sua Bicimoto:

PQAAAAchV3y6hClU1kGZ2RO2FUJT7y73qBdvlcSoI_RrC9vwT6Q_dwtICGzSa4_F9EEc9-Y7J-Szlqysa-w3vNo9SyoAm1T1UIHVFqUKxTl9vE_pRKK7q668BSF7.jpg

1. Parafuso de regulagem do cabo do acelerador / marcha lenta
2. Botão do injetor de combustível
3. Parafuso de regulagem da marcha lenta
4. Parafuso de dreno da cuba do carburador

PQAAAE1IOCRlbHhVRCc8Hb4gCWunuO0K7owE9qAvgNCxwN_SpGn1uT0dF-prawFa8gZxMQYXbV99aoaA_f3svicN9uEAm1T1UJJkS6y87Oho9FkHqviElPSu8W2m.jpg

5. Alavanca do afogador
6. Entrada de combustível

PQAAACepSstX-yMJhYn-hecI5eeVkwHziIGONn2j-rcHtspPZ0YV0fY-tko2xXe-puDKfBO_P-p8oheSw6c_hO9zzmwAm1T1ULA2MWDQdX0pu2pji67hU3hJjZbI.jpg

7. Filtro de ar

Bom agora você já conhece cada uma das partes externas que compõe o seu carburador Bicimoto.
E para que serve cada uma delas?

1. Parafuso de regulagem do cabo do acelerador / Marcha lenta – Este parafuso tem por função eliminar as folgas do cabo do acelerador permitindo que a resposta seja mais rápida.

2. Botão do injetor de combustível – Este botão força a bóia de combustível para baixo permitindo a entrada de combustível na cuba. Útil por exemplo após a desmontagem do carburador quando a cuba se encontrará seca dificultando a partida.

3. Parafuso de regulagem da marcha lenta – Este parafuso com mola age diretamente sobre o pistão do carburador travando-o na posição desejada. Se girado para a esquerda diminui o número de rotações, se girado para a esquerda aumenta o número de rotações da marcha lenta (deve ser usado em conjunto com o parafuso de regulagem do cabo do acelerador).

4. Parafuso de dreno da cuba do carburador – Caso deseje desmontar o carburador remova este parafuso a fim de esvaziar o combustível armazenado na cuba.

5. Alavanca do afogador – Levante-a para acionar o afogador recomendável quando estiver com dificuldades de colocar sua Bicimoto em funcionamento ou em dias frios. Abaixe-a para uso normal.

6. Entrada de combustível – Conecte a mangueira de combustível que sai do tanque a esta entrada.

7. Filtro de ar – Tem por finalidade filtrar o ar que é misturado à gasolina evitando assim que partículas e poeira sejam aspiradas pelo carburador.

EMERSON

New member
olá,estou tendo problemas com a bóia do caburador,por dua veses ela encheu de gasolina ,consegui esvazia-la, pois ela não é blindada e por isso ha infiltração do combustivel por uma abertura nela. se vc esta com esse problema tbm,ou proceda da maneira que fiz ou entao compre uma bóia nova que custa R$ 10,00 .

Bengrosso

Banned
Depois de iniciar uma subida, pode-se sentir que esta faltando combustivel no carburador, rotação do motor cai, da pra sentir que a mistura esta pobre, somente após algumas tentativas para resolver o problema descobri a causa: falta de respiro no tanque, cria pequeno vacuo, dificulta saída da gasolina, uma leve passada de serra na guarnição da tampa e o motorzinho ta um foguete.

Carlos Mayer

New member
Pedro infelizmente não estou com a minha 2T por perto (só com a 4T) e não me lembro de cabeça o diâmetro... Retire o seu filtro de ar e meça o diâmetro externo... Cuidado com alguns destes filtros "estilosos" a venda no mercado pois muitos não são resistentes a água e literalmente esfarelam com a primeira molhada... Abç

Carlos, eu tenho a minha bike 50cc amaciada está com mais de 1 oookm. Antes eu usava oleo mineral a marcha lenta era boa normal. Depois resolvi colocar oleo 2T ( 40ml por um litro), semi sintético a marcha lenta ficou ruim. Não consigo regular por aquele parafuzinho deixar ela sem morrer. Antes com oleo mineral era boa; Agora com oleo semi sintetico nao consigo regular , nao para ligada motor. O motor desenvolve bem que é uma beleza mas , quando fico no ponto morto , com embreagem travada, nao para ligado. O que será isso. ?

Carlos Mayer

New member
Olá Jacques

Parece piada ler sua postagem pois o mesmo ocorreu comigo... Acontece que eu me esqueci de na troca do óleo 2 tempos mineral pelo semi sintético lavar o tanque e limpar o carburador. Parece que quando estes dois óleos se misturam forma uma espécie de borra que acaba entupindo parcialmente o carburador e dai vem a explicação da marcha lenta irregular e difícil de acertar.

Para resolver o problema:

1º Limpe o tanque e a peneira da torneirinha (que fica dentro do tanque)

2º Troque o filtro de gasolina. Caso não tenha um providencie e instale entre o tanque e o carburador.

3º Limpe o carburador se possível jogando um jato de ar em todos os dutos.

4º Limpe a vela (substitua se for necessário)

5º Providencie nova mistura de gasolina fresca com o semi sintético e abasteça o tanque

Por fim teste. Foi a única forma que encontrei de estabilizar a marcha lenta de minha 50cc 2 tempos após a troca do mineral pelo semi. espero ter ajudado. Forte abraço

Ohh amigo se ajudou. irei fazer já. Mas eu passei a usar o semi sintético mais por curiosidade mesmo , para ver qual eu gostaria mais. Estou ainda em observação. Irei fazer isso gastar o resto de óleo que tenho ainda e decidir qual óleo irei continuar usando. Mas se o benefício for pouco ou se não tiver, irei optar continuando usar o mineral mesmo. Mas me diga uma coisa, se eu querer voltar a usar o sintético depois, terei que fazer o mesmo procedimento ? Esgotar todo combustível do carburador e do tanque e lavar o tanque , antes de colocar o novo combustivel o o 2t mineral ?

Carlos Mayer

New member
Infelizmente é o recomendado Jacques...

Sei que dá trabalho mas evita muitos problemas chatos como entupimento, marcha lenta irregular e vela babada... Eu testei após o amaciamento semi-sintético e sintético e acabei mesmo voltando para o mineral... Na minha (com mais de 21.000 Km rodados) eu uso 53 Ml de óleo 2 tempos mineral por litro de gasolina comum e acredite meu motor nem descarbonizado foi... Forte abraço

Ohh Carlos, vc é fóra de série viu. Eu fiz o que vc pediu, troquei gazolina por uma nova com nova mistura , troquei a vela por uma nova B8HS (OOOh vela boa sô) , tirei tornerinha e limpei a filtrozinho, só que ainda nao coloquei um novo filtro de gasolina. Mas ficou muito bom viu a marcha lenta voltou a ficar boa. Agora depois que eu consumir todo oleo que comprei 2t semi sintético eu irei voltar para o óleo mineral de novo. Irei seguir seu conselho. A respeito do escapamento , eu tinha tirado o original e fiz uma gambiarra. Coloquei duas ponteiras de escapamento de fuscas emendadas e soldei no cano. Cara, ficou um foguetinho e muito barulhenta Masss... Seguindo os seus conselhos eu tirei de novo e voltei com original. Ficou mais lentinha, mas , seguindo suas orientações para durar motor mais eu estou co ele com original de novo. Muito obrigado Carlos, mais uma vez.

Carlos Mayer

New member
Que bom saber que resolveu tudo a contento... Lembre-se de providenciar um filtro de gasolina é baratinho e evita muitas aborrecimentos com as partículas que saem do próprio tanque bem como as quem vem na nossa maravilhosa "gasolina filtrada" heheheh... Forte abraço

O diâmetro do coletor do carburador original da Bicimoto para os motores de 50 e 80cc 2 tempos é de 20mm... Abç
Carlos, eu estou com idéia de comprar um outro carburador , aquele falado de guilhotina. Mas a minha Bina é de 50cc !! Existe carburador de guilhotina para 50cc ou só tem de 80cc ? E se não encontrar o gjulhotina de 50cc eu posso comprar o de 80cc mesmo ? Vai servir ? O encaixe serão os mesmos ? Irá ter mais torque com m ais consumo ? Gostaria que opinasse a respeito com sua larga experiencia por favor é muito importante pra mim. Eu já coloquei um escapamento dimensionado e melhrou o rendimento. Mas de vez em quando dá umas emboladas esquesitas no barulho mas anda do mesmo jeito, chegando na reta ( com velocímetro Cateye) a 55km horarios. Só pára vc saber ela já tá com 1 300 km já. Coo aqui em BHMG tem muito morro estou tentando melhorar a performace dela nos morros. Porque preciso dela diariamente para ir e volar ao serviço ( totalizaddo 16 km dia )

O diâmetro do coletor do carburador original da Bicimoto para os motores de 50 e 80cc 2 tempos é de 20mm... Abç

Carlos, eu estou com idéia de comprar um outro carburador , aquele falado de guilhotina. Mas a minha Bina é de 50cc !! Existe carburador de guilhotina para 50cc ou só tem de 80cc ? E se não encontrar o gjulhotina de 50cc eu posso comprar o de 80cc mesmo ? Vai servir ? O encaixe serão os mesmos ? Irá ter mais torque com mais consumo ? Gostaria que opinasse a respeito com sua larga experiencia por favor é muito importante pra mim. Eu já coloquei um escapamento dimensionado e melhorou o rendimento. Mas de vez em quando dá umas emboladas esquesitas no barulho mas anda do mesmo jeito, chegando na reta ( com velocímetro Cateye) a 55km horarios. Só pára vc saber ela já tá com 1 300 km já e é umaq 50cc 2t Como aqui em BHMG tem muito morro estou tentando melhorar a performace dela nos morros. Porque preciso dela diariamente para ir e volar ao serviço ( totalizaddo 16 km dia )

Carlos Mayer

New member
Amigão o Sidney foi direto ao ponto... Aliás obrigado Sidney por suas constantes colaborações no Fórum...

O Post responderá todas as suas dúvidas Jacques... Forte abraço aos amigos

r.mazza

New member
Conheça cada uma das partes que compõem o carburador de sua Bicimoto:

PQAAAAchV3y6hClU1kGZ2RO2FUJT7y73qBdvlcSoI_RrC9vwT6Q_dwtICGzSa4_F9EEc9-Y7J-Szlqysa-w3vNo9SyoAm1T1UIHVFqUKxTl9vE_pRKK7q668BSF7.jpg

1. Parafuso de regulagem do cabo do acelerador / marcha lenta
2. Botão do injetor de combustível
3. Parafuso de regulagem da marcha lenta
4. Parafuso de dreno da cuba do carburador

PQAAAE1IOCRlbHhVRCc8Hb4gCWunuO0K7owE9qAvgNCxwN_SpGn1uT0dF-prawFa8gZxMQYXbV99aoaA_f3svicN9uEAm1T1UJJkS6y87Oho9FkHqviElPSu8W2m.jpg

5. Alavanca do afogador
6. Entrada de combustível

PQAAACepSstX-yMJhYn-hecI5eeVkwHziIGONn2j-rcHtspPZ0YV0fY-tko2xXe-puDKfBO_P-p8oheSw6c_hO9zzmwAm1T1ULA2MWDQdX0pu2pji67hU3hJjZbI.jpg

7. Filtro de ar

Bom agora você já conhece cada uma das partes externas que compõe o seu carburador Bicimoto.
E para que serve cada uma delas?

1. Parafuso de regulagem do cabo do acelerador / Marcha lenta – Este parafuso tem por função eliminar as folgas do cabo do acelerador permitindo que a resposta seja mais rápida.

2. Botão do injetor de combustível – Este botão força a bóia de combustível para baixo permitindo a entrada de combustível na cuba. Útil por exemplo após a desmontagem do carburador quando a cuba se encontrará seca dificultando a partida.

3. Parafuso de regulagem da marcha lenta – Este parafuso com mola age diretamente sobre o pistão do carburador travando-o na posição desejada. Se girado para a esquerda diminui o número de rotações, se girado para a esquerda aumenta o número de rotações da marcha lenta (deve ser usado em conjunto com o parafuso de regulagem do cabo do acelerador).

4. Parafuso de dreno da cuba do carburador – Caso deseje desmontar o carburador remova este parafuso a fim de esvaziar o combustível armazenado na cuba.

5. Alavanca do afogador – Levante-a para acionar o afogador recomendável quando estiver com dificuldades de colocar sua Bicimoto em funcionamento ou em dias frios. Abaixe-a para uso normal.

6. Entrada de combustível – Conecte a mangueira de combustível que sai do tanque a esta entrada.

7. Filtro de ar – Tem por finalidade filtrar o ar que é misturado à gasolina evitando assim que partículas e poeira sejam aspiradas pelo carburador.

Bom, para mim ainda restou uma dúvida.
Essse parafuso 3, já vi em outro manual da bicimoto que ele regula a mistura ar/combustível, e aqui diz que ele trava o pistão do carburador. Afinal, qual é a indicação correta? Pois o meu motor dá mistura rica em baixa rotação e mistura pobre em alta, o carburador não acerta de jeito nenhum... chega a dar superaquecimento e pré-ignição no motor, perde potencia... só esperando esfriar.
Nunca tentei regular a mistura por meio desse parafuso, mas será que isso é correto???

Se alguém tiver a resposta, desde já agradeço.

Carlos Mayer

New member
Na verdade as duas coisas pois a partir do momento em que o parafuso "trava" o pistonete do carburador ele determina a marcha lenta certo? Se você pegar o pistonete do carburador na mão verá que existe uma espécie de "rampa" sulcada no metal exatamente onde pega o parafuso da marcha lenta. Quando você gira este parafuso no sentido horário ele empurra esta rampa levantando o pistonete e a marcha lenta acelera, quando você gira em sentido anti-horário ele permite que o pistonete desça e desacelera a lenta...

A mistura ar combustível é acertada através do posicionamento da trava na agulha do carburador. Quanto mais para cima a trava mais pobre a mistura, quanto mais para baixo a trava mais rica a mistura. A regulagem de fábrica é no 3º sulco e assim deve ficar até o término do período de amaciamento que é de 500 Km.

Quanto a questão da regulagem da mistura ar/combustível, após o amaciamento a minha 50cc por exemplo se adaptou melhor com a agulha no 4º sulco de cima para baixo ou seja com a mistura ainda mais rica do que quando veio de fábrica no 3º sulco. E isso porque moro ao nível do mar... Com esta regulagem o motor funciona bem em todos os regimes de rotação, porém na hora de ligá-lo só com o afogador puxado pois tende a afogar por excesso, tão logo liga a carburação limpa e funciona 100%