cili8ndradas

peixoto

New member
olá pessoal, gostaria de saber como calcular as cilindradas, já li alguma coisa sobre volume deslocado pelo pistão

mas o que eu gostaria mesmo seria saber o memorial de cálculo, tenho um motor da bicimoto em fase de amaciamento, aproveito para informar que estou feliz com a compra. se eu tenho todas as dimenções do pistão e da camisa como chegar ao valor 80cc ou 66cc.
um abs, william peixoto !

em tempo, desculpas, gostaria que esse tópico fosse redirecionado para o devido lugar, certamente ele não faz parte do Sistema Elétrico

Última edição:

budget100

New member
Olá Peixoto.

A cilindrada é a capacidade cúbica do cilindro (volume) que tem relação ao com o diâmetro e o deslocamento vertical do pistão. Assim, o diâmetro do pistão e a altura de deslocamento entre o ponto morto superior e inferior teremos os dados para o calculo do volume do cilindro. Por não saber onde está o símbolo, chamarei "PI" de "PI"mesmo na fórmula: V=PI x R2 x H

PI = 3,1416
R = Raio que é a metade do diâmetro do pistão (que na fórmula é ao quadrado ou seja, multiplicado por ele mesmo)
H = Altura = curso do pistão.
V = Volume ( no seu caso, cilindrada em centímetros cúbicos (c.c.)

Abração

Carlos Mayer

New member
Uma vez aprendi com um mecânico do meu curso de 2 tempos uma forma interessante de medir a centimetragem cúbica de um motor...

Retira-se a vela...

Coloca-se o pistão em ponto morto inferior...

Completa-se o cilindro com óleo 2 tempos...

A quantidade de óleo que entrar em centímetros cúbicos é equivalente à centimetragem cúbica do motor...

Na minha 50cc 2 tempos foram exatamente 49,9 cc :rolleyes:

peixoto

New member
budget100/carlos mayer, valeu.
seguindo esse raciocínio , no meu caso, motor 80cc, independente de ser 2 ou 4 tempos, basta :
1 - calcular o volume que o pistão desloca em centímetros cúbicos,

usando as dimençoes do pistão e a distancia entre ponto inferior e o ponto morto superior

ou colocando líquido no pistão quando este estiver no ponto morto inferior, medir a quatidde que coube em centímetros cúbicos até ele atingir o ponto porto superior e acrescentar o termo cilindradas.

nesse caso 80cc, porque dois valores um nominal 80cc e outro real me parece que é 66cc ?

no caso da cinquentinha 50cc acho que tinha haver com a legislação em vigor, e hoje como está a legislação sobre a nossa 80cc ?

aqui em Fortaleza o Detran continua em cima do muro.

um abs, William.
2 -

Carlos Mayer

New member
Olá Peixoto

Na 50cc você encontrará 49cc e na 80cc encontrará 66cc...

Quanto a questão de nomearem o motor de 80cc quando na realidade tem 66cc creio que se deva a questões de marketing. A própria fábrica se refere a eles como 80cc, o mesmo acontece na Europa e no Brasil. Na América alguns "vendem" 80cc e outros 66cc na verdade o mesmo motor hehehe... Abç