Olá Funga
CDI significa: Sistema de Ignição por Descarga Capacitativa em inglês Capacitor Discharge Ignition de onde foi "emprestada" a sigla.
O princípio básico de funcionamento:
Um módulo de CDI típico é composto de um pequeno transformador, um circuito de carga, um circuito que funciona como gatilho e o capacitor principal. Quando o CDI recebe a energia gerada pelo magneto (estamos falando de bicicletas motorizadas) ele carrega o capacitor de energia, quando o motor chega no ponto de ignição o sistema para de carregar o capacitor permitindo que ele descarregue a energia acumulada no cabo de vela produzindo assim a centelha na vela de ignição dentro do motor...
Na verdade o CDI também funciona como um limitador de giros do motor já que ele é projetado especificamente para o motor que irá usá-lo e a rotação máxima é levada em conta no momento do projeto. Conheço um caso de um Bineiro que substituiu o CDI original por outro de ciclomotor e acabou com o pistão furado.
Infelizmente não tenho uma imagem do CDI aberto muito menos um diagrama do CDI dos motores 2T para postar. Forte abraço