Bicicleta parou de funcionar em movimento.

ejquirino

New member
Boa tarde.

Colegas, tenho uma bike motorizada 2t de 50cc, embreagem centrífuga com partida retrátil, com 260 km rodados e eu tenho 47 anos e peso 103 kg.
Utilizo 63ml (utilizo seringa de 20ml para medir) de óleo mineral para cada litro de gasolina comum.
Rodava com a bicicleta apenas umas 2 vezes por semana, sendo uma vez para ir ao trabalho num percurso de 20 km, entre ida e volta e na outra vez aos sábados para testa-la em trajetos curtos de uns 17 km.
Esses dois trajetos que fazia, eram em estradas asfaltadas e praticamente totalmente planas (só uma subida curta e com pouca inclinação).
A bicicleta sempre esteve muito bem e sempre respeitei a velocidade andando sempre a 30\35 km por hora.
Somente duas vezes cheguei a 40 km\h e mesmo assim por menos de 15 segundos, mas na ultima volta que dei nela, no retorno do trabalho para casa, quando estava a uns 38 km por hora, a bicicleta parou de funcionar do nada.
Eu desci dela, olhei para ver se tinha soltado alguma coisa, se o combustível estava passando (tinha coisa de 1 litro ainda no tanque) e não encontrando nada de errado, tentei dar a partida, mas a partida retrátil estava mais "mole" (mais leve pra ser puxada) e nada de o motor funciona. Voltei pedalando para casa (coisa de uns 3 km ainda) e no outro dia fiz nova verificação visual e nada de errado foi encontrado. Tentei fazer ela funcionar novamente e nada. Tentei liga-la sem a vela e o motor aparentou estar normal, com o pistão subindo e descendo normal (a partida na cordinha ficou melhor) e com cheiro de combustível saindo normal.
Fiz o teste da vela, retirando-a do motor, recolocando-a no cachimbo e a encostando na parte metálica do motor, puxei a cordinha de partida, mas nada de faísca.
Comprei´e paguei por 2 velas novas no site da Bicimoto e depois de 3 dias, recebi dos correios e ao abrir a caixa (surpresa!!), só havia 1 vela, mas essa é outra história que terei que resolver com a loja.
Desmontei o carburador e o limpei, remontei conforme o manual e o recoloquei no lugar.
Sempre li e fiz tudo conforme recomenda o manual e os parafusos estão todos apertados e o motor não apresenta "fugas" ou folgas.
Tentei ligar desconectando os fios do botão corta corrente e também verifiquei essa conexões dos fios e tudo esta correto conforme o manual ensina e também não funcionou.
Coloquei a vela "nova" ontem (01-10-16) no motor e tentei por umas 15 vezes fazer ela funcionar e nada. Fiz novamente o teste da vela e nenhuma fagulha\faísca\centelha apareceu, sendo que testei até de noite em local escuro para ter certeza disso.
Sendo assim, pergunto:
1- Vela queimada pode fazer com a bicicleta pare de funcionar do nada e em movimento...
2- Será que o CDI dela estragou e essa vela nova que comprei esta boa...
3- Como posso testar essa vela nova em outro lugar, sendo que eu não tenho e nem conheço outra pessoa que tenha uma bike motorizada...

Agradeço desde já, qualquer ajuda dos colegas de fórum.

ps:Essa bicicletinha é uma grande distração para mim e estou bastante chateado por ela não estar funcionando há umas 3 semanas.

Última edição:

ejquirino

New member
Boa tarde. Galera, só para tentar ajudar os colegas aqui do fórum, eu consegui resolver o problema e era o magneto que tinha queimado.
Comprei um novo, coloquei no lugar e o motor funcionou de primeira!! Estou muito contente.

ps: sobre a vela que tinha comprado 2 e recebido 1, entrei em contato com a loja e me enviaram outra.