Bateria para partida

lyndell

New member
Fala galera, hoje pesquisando na internet me surgiu uma ideia que me pareceu interessante para a bicicleta motorizada, mas não sei se é de fato.
Seguinte: recentemente fiz umas gambiarras com um dinamo, um circuito regulador de tensao e uma bateria dessas de 3.6v:
interface-universal-3-6v-400mAh-bateria-Ni-MH-para-telefone-sem-fio--Ni-MH--3-6V-400--_jisxbo1282790008347.jpg

para utilizar luzes de sinalização na frente e atras da minha bicimoto.
Agora pensando sobre a partida da bicimoto, não seria mais leve a partida se existisse uma bateria recarregavel desta que fornecesse a corrente para o CDI antes do magneto, aliviando parte do atrito do motor na partida, ou isso não existe?? Ia logo começar a testar mas decidi perguntar antes se pode ter algum efeito real mesmo, hehehe.
Agradeço já

Carlos Mayer

New member
Agora pensando sobre a partida da bicimoto, não seria mais leve a partida se existisse uma bateria recarregavel desta que fornecesse a corrente para o CDI antes do magneto, aliviando parte do atrito do motor na partida, ou isso não existe??

Lyndell muito tenho visto na internet em termos de "soluções" elétricas para bicicletas motorizadas. Uma das mais interessantes e "limpas" que já vi foi o a que envolvia o acréscimo de uma outra bobina. Esta especificamente para geração de energia. Gostei da idéia pois não acrescenta penduricalhos, bateria, fios etc à motorizada já que o magneto extra fica dentro do mesmo compartimento que o original. Veja na imagem onde foi instalada...

PQAAAFuxxCPQfOdSRvc0KvZ-G8TGx5zF2fMvYMXkdgVoo2PpbICBFON0GePPUBhHZgztzKwWnCtYfJlalXSpq1EY14kAm1T1UCL2GkrUmbag8SNvCF_BrrEpnlMA.jpg

Na verdade ele utilizou um magneto defeituoso/queimado. Enrolou cobre novo e instalou-o dentro do compartimento utilizando o mesmo rotor do magneto original para geração de energia.

Quanto à sua pergunta citada acima não o motor não ficaria mais "leve" na partida uma vez que não existe atrito (sequer contato) entre o rotor e o magneto. Ao fornecer energia diretamente ao CDI o mais provável é que ele queimasse. Abç

lyndell

New member
Não entendi direito essa solução, o que eu tinha pensado que deixaria mais leve, é por que quando vc dá o giro do tranco pra pegar o motor, ele primeiro precisa girar um pouco o magneto sem explosões (grande atrito) pra daí gerar a corrente da vela e daí sim explodir e pegar, aí acho que com essa corrente inicial o tranco teria que ser bem mais curto, e leve.
A corrente elétrica que eu quis dizer não seria uma corrente extra como eu acho que é o sistema da foto, seria uma corrente inicial pra pegar o motor na partida. Mas ainda não sei se estou viajando e isso não tem sentido, hehehe, quem sabe, acho que vou testar mesmo

Carlos Mayer

New member
é por que quando vc dá o giro do tranco pra pegar o motor, ele primeiro precisa girar um pouco o magneto sem explosões (grande atrito) pra daí gerar a corrente da vela e daí sim explodir e pegar, aí acho que com essa corrente inicial o tranco teria que ser bem mais curto, e leve.

Isso não faz o menor sentido.

1º O que gira é o rotor e não o magneto.

2º O rotor está preso ao eixo do motor logo gira sempre que o motor gira esteja ele ligado ou desligado.

3º Não existe situação de "grande atrito" nem no motor que mesmo depois de desligado permanece com uma película de óleo na camisa, e muito menos entre o rotor e o magneto que nem sequer se encostam

Posso te afirmar categoricamente que sua idéia não dará certo e ainda causará danos ao CDI possivelmente queimando-o. Mas a motorizada é sua... Faça como achar melhor.

P.S. Os assuntos abordados nas suas duas postagens deveriam ser postados no tópico Sistema Elétrico e não aqui em Instalação de Kits e Projetos Especiais

Última edição:

lyndell

New member
Carlos, acho que me expressei mal novamente. Eu tive essa ideia lendo este tópico de outro forum: http://bicicletasamotor.net/index.php?topic=380.0, onde apesar de a discussão do forum ser sobre acoplar um motor de arranque, alguns usuários discutem nos primeiros posts sobre colocar uma carga de start na vela, e então queria ter certeza de que tinha entendido corretamente e se podia ter resultados, mas também lembrei de que nao sei se o CDI aceita corrente continua, então resolvi não continuar o experimento.
Também não tive intenção de postar em seção errada, o nome "Projetos especiais" me confundiu.
Desculpe qualquer transtorno, obrigado pela atenção amigo

hanubes

New member
Ola, vou aproveitar o topico para sanar uma dúvida, no meu motor saem 3 fios e o manual diz q o fio branco é um positivo 12 V, e os outros 2 vao para a bobina, de sorte que apesar de ainda não estar ligado, achei q era uma fonte para farol e lanternas.

Carlos Mayer

New member
Hanubes você se enganou amigo...

O Manual do Sistema Elétrico Bicimoto 2 Tempos não menciona que o fio branco gera 12V em página nenhuma heheheh...

Página 3 do referido manual:

"ATENÇÃO! Não utilize o fio branco (+ positivo) do chicote para instalação de acessórios ou de farol de qualquer tipo já que o alto consumo destes acessórios pode exceder a capacidade de geração de energia (de 2 a 6V) do magneto vindo a comprometer o desempenho de sua Bicimoto."

Eu consegui instalar um farol na minha 50cc 2T conectado ao fio branco, mas acredite foi muito difícil encontrar um farol dentro das especificações 6V - 3W...

Você pode ligar na verdade o que quiser no fio branco e compartilhar o aterramento (fio preto) do CDI deste que não exceda 6V -3W sob pena de sua motorizada não ligar com o farol aceso.

Forte abraço

hanubes

New member
Valeu, realmente não sabia disso, comprei o meu motor a mais de 2 anos pelo ebay e ainda não tinha o conhecimento da firma de vcs, Na pouca literatura q veio eles disseram q era uma fonte, mas 6V e 3W realmente não dá p nada, nem p lampada de led. obrigado. Vou voltar a usar o meu velho dinamo de pneu, mesmo q isso acarrete em um arraste.

Carlos Mayer

New member
Hanubes eu tive um pouco de dificuldade mas consegui comprar lâmpadas de 6V-3W na auto elétrica aqui perto de casa e substituí no farol que você vê instalado em minha 50cc 2T na foto abaixo...

PQAAACkqiyqhOrzUajA0zOWL2rUScQ_u4LQKMTEbtaNNdyJKkYZ3fSbddASay0uSceDcPUhlVwjBs43KvyEZmO75iLwAm1T1UDrIiu6cHlzyfo9WKR-pz2wESX1F.jpg

O farol foi muito barato, algo em torno de R$ 10,00 ou 12,00 e originalmente usava 4 pilhas pequenas (4 x 1,5V = 6V). Soldei o + e o - diretamente no interruptor de modo a não perder a funcionalidade. O bocal deste farol é do tipo sem rosca onde a lâmpada é apenas encaixada e depois torcida para que fique travada no lugar. Já a partir dos 20Km/h o farol ilumina satisfatoriamente e repare na foto que ao lado dele uso um de Leds da marca Serfas que serve como minha "luz alta".

Na minha 4T eu uso dínamo e sinceramente quando o conjunto é instalado corretamente pouco se percebe em termos de atrito ou como você mesmo disse arrasto.

O importante é colocar farol e lanterna na bicicleta motorizada... Forte abraço

Carlos Mayer

New member
Olá, Gabriel

Decisão do fabricante... E sinceramente 6 Voltas com apenas 3 Watts não deixavam muitas opções de acessórios sem mencionar que se o consumo passasse do máximo gerado o motor não ligava heheheh...