Arrancada

rodolfoasjj

New member
e aew?!

Bem...tenho um kit 80cc que acabei de amaciar e gostaria de saber o que é possível fazer para melhorar a arrancada da bike, que é realmente muuuuiiitto fraca!
Não saio do lugar sem pedalar, preciso de 5 a 10 pedaladas bem fortes pra sair do lugar. (depois de sair é de boa)

Meu intuito não é fazer coisas como "rebaixar o cabeçote", se tiverem dicas de simples melhorias que me ajudarão na arrancada ficarei grato.

Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Rodolfo,
Dependendo do peso do condutor, a arrancada pode ser prejudicada.
Um peso até 100 kg (bike + motor + condutor), não costuma prejudicar. Com certeza, acima disso, já é perceptível a queda nas arrancadas. Os usuários usam alguns artifícios para melhorar a performance, tais como:

1- Abertura da janela de saída dos gases no motor
2- Abertura da janela da admissão do motor
3- Abertura do cano do escapamento (ponteira)
4- Troca do filtro de ar pelo de maior vazão
5- Troca de coroa para 54 dentes.
6- Melhor lubrificação das partes da transmissão do motor e da bike.
7- Calibração adequada dos pneus.

Algumas dessas modificações tem suas consequências negativas também.

Avalie com cuidado se vale o resultado esperado.

O ideal seria trocar a coroa por uma de mais dentes mas você perderia a velocidade final também. Este motor não foi dimensionado para ter arrancadas se fizer modificações nele com certeza afetará outros itens como a biela, rolamentos, superaquecimento e terá uma vida útil curta.
a perda de velocidade vc calcula assim: faça uma divisão do numero de dentes da sua coroa original pelo número de dentes de suas coroa nova, e multiplique esse resultado pela velocidade máxima que vc já alcançou com sua bicicleta, assim vc terá a nova velocidade máxima.
ex: coroa atual 40 dentes; coroa nova 50 dentes, então 40/50=0,8 ; velocidade atual máxima = 50Km/h x 0,8 = 40Km/h , ou seja, eu vou perder 10 Km/h, entendeu.