Andar sem o miolo do escape ?!

matheus19

New member
Olá pessoa do forum eu gostaria de saber o por que não e bom andar sem o miolo do escape ou mesmo sem escape dos motores 2 tempos e por que danifica o motor!

Eu sei que em motores 4 tempos se você anda sem escape e sem o coletor o ar frio que entra acaba epenando as valvulas pois ela esquentariam e logo esfriariam mas no motor 2 tempos o que aconteceria?

Um abraço.

Carlos Mayer

New member
Matheus existe perfeito equilíbrio entre a entrada de combustível e a saída de gases quentes... Um engenheiro (ou vários quem sabe) projetou seu motor 2 tempos e acredite, passou muitas horas debruçado sobre a prancheta fazendo cálculos para chegar ao tamanho ideal das janelas de admissão e escape bem como que silencioso e carburador usar... Qualquer alteração na velocidade de saída dos gases (por exemplo retirando o miolo, a tampa ou mesmo o silencioso inteiro certamente desequilibrará o funcionamento do motor completamente.

Devemos nos lembrar que nossos motores não tem bomba de combustível, este é "sugado" para dentro da câmara de combustão pelo vácuo que é criado após a expulsão dos gases e todo este processo funciona em absoluta harmonia e equilíbrio com o escape original instalado no lugar...

Quer fazer barulho? Instale um escape dimensionado... No mais deixe o seu original que você só terá a ganhar com isso em consumo e principalmente em vida útil do motor...

Abç

matheus19

New member
Obrigado pela explicação na realidade ja acho o motor barulhento com escape original imagina com dimensionado, eu so tava curioso mesmo em saber o por que estraga o motor. abraço.

matheus19

New member
A outra pergunta arpoveitando o topico hehe: Meu amigo tambem tem uma bina 80cc 2 tempos igual a minha ai esses dias eu e ele estavamos adando ne ai ele inventou de tentar dar aqueles "tiros" que os motoqueiros fazem ele apertava o botão de desligar e soltava ate que ele consegiu algumas vezes mai teve uma vez que quando ele deu o tiro saiu uma fumaça branca pelo carburador que eu achei que o motor dele tinha estragado mais o motor dele continua funcionando legal ate melhor que o meu hehe. ai que vem a pergunta o que sera que pode ter acontecido pra fumaça sair pelo carburador? e esses "tiros" estragam o motor? detalhe depois que saiu fumaça do carburador ele nunca mais fez isso de novo hehehehe. Abraço.

budget100

New member
Olá Matheus.

A quantidade de mistura que entrou no motor sem centelha (quando seu amigo apertou o botão), foi muito grande e sem ser queimada. Quando o botão foi solto, a centelha retornou a acontecer e toda aquela mistura admitida explodiu, não saiu pelo escape, por onde deveria, e o excesso pelo carburador. Só isso. Não acho que isso deva ser feito podendo comprometer o comportado motor, expulsar carburador do coletor, filtro de ar e avariar o módulo de ignição. Deixe isso para os motoqueiros (e não motociclistas) e motoboys que eles acham o máximo!!! Abração.

Carlos Mayer

New member
Meu Deus... Falta do que fazer é assunto sério hehehehe...

Já vi uma Honda Fan com a biela empenada depois desta "brincadeira"... Pra quem quer destruir um motor é um bom começo...

matheus19

New member
Uhm etendi mais depois dese ocorrido ele nunca mais fez de novo eplomenos eu acho ne, nunca vou escquecer a cara que ele fez quando viu a fumaça saindo do carburador hehehe.

Pedro Nizer

New member
Cara sem mentir, aqui na minha cidade, um cara anda SEM O ESCAPE, SIM sem o ESCAPE INTEIRO, pensa na locura kkkk e a bina deles nunca estraga --' a minha que eu cuido mais que tudo acabou estragando :mad:

budget100

New member
Olá Pedro. Isso acontece mesmo. Cuidamos com carinho da motorizada e sempre tem algo para fazer. Aí aparece uma, totalmente fora de padrão que parece sobreviver com alegria. Mesmo que ela não estrague por funcionar sem o cano, espere para ver como ela vai estragar ao ser encontrada por um morador das redondezas estacionada próxima de sua casa. Há muita possibilidade de dar defeito. Um forte abraço.

Carlos Mayer

New member
Cara sem mentir, aqui na minha cidade, um cara anda SEM O ESCAPE, SIM sem o ESCAPE INTEIRO, pensa na locura kkkk e a bina deles nunca estraga --' a minha que eu cuido mais que tudo acabou estragando :mad:

Um dia a casa cai Pedro...

Já conheci muitos "bineiros" adeptos deste tipo de atitude e uma por uma as motorizadas foram quebrando inclusive uma 4 tempos... Se fosse para andar sem escape ele não viria no kit... Abç

Eu vou tentar uma doideira pra ver se ela ganha mais torque nas retomadas e nas subidas. Irei tirar o silencioso por completo e instalar um cano direto e no final soldar duas ponteiras de escapamento original de Fusca.

Passaro de fogo

New member
O Pedro, eu to quaze fazendo uma doideira com o escapamento da minha. To planejando tirar o silencioso da minha, e emendar duas ponteiras originais de Fusca. Aquelas ponteirinhas cromada originais, auelas que tem dentro um abafadozinho direto tipo uma grade interna. Imendar os dois fazer um cano só e jogar fumaça lá pra traz e acelerar na alta pra ver.

Amigo,
Você já viu cérebro funcionar bem sem miolo? Assim é a motorizada! como um passar do tempo vai ficar pinéu!
Se você quiser ter motor por muito tempo, esqueça isto!
Abraço.

flavio.x

New member
Garanto pra você que a diferença vai ser imperceptível!
Se quiser mais torque nas saídas, terá que restringir a saída de gases, para mais potência em alta, liberar a saída.
Pra isso existia a válvula YPVS que equipava algumas motos yamaha. A válvula controlava a abertura da saída dos gases, abrindo e fechando quando necessário.
Um escapamento dimensionado é a melhor opção! Já que está animado pra uma gambiarra, compra um dimensionado de mobilete e faz os cortes, PODE ser que fique bom hehehe.
E devo te lembrar que essas modificações implicam no fim da garantia.
abraço

budget100

New member
Pássaro de fogo.
Gostei da definição! Embora em outras situações digam que retirar o miolo do pão faz bem à saúde! O que posso dizer é que a 2T sem cano nenhum fica com um desempenho horrível!!!
Além de não andar bem faz muito mal aos tímpanos e as relações com os vizinhos, principalmente. Um pedacinho de cano, pelo menos, cairia bem.Experimentei sem a tampa do cano e melhorou muito o torque com a carburação rica. Mas depois de 40 ficou limitada. Abraços.

O Pedro. Eu estou com um plano de retirar por completo o silencioso e colocar duas ponteiras de fusca. Aquelas com uma gradinha por dentro. Soldar uma na outra para ficar maior e soldar no cano no lugar do silencioso original pra ver como fica. Se ficar ruim eu volto do jeito que tava. Irei comprar tambem um escape dimensionado de mobilete e fazer a adaptação. Depois posto com foto pra vocês.

Jomar2

New member
Sr Carlos Mayer.... bom dia, gostaria de saber, se possivel num passo a passo; como tirar o miolo do escapamento, com ele ja solto do corpo do motor,tiro aquele parafuso e soh sai aquele tampa com aquele caninho e nao da pra limpar la dentro do corpo do cano de escape, sem mais..... agradeço sua atençao e fico no aguardo de uma resposta sua. Jomar Santos

Carlos Mayer

New member
Realmente, Jomar...

Os primeiros kits comercializados pela Bicimoto permitiam que o silencioso (ou miolo) fosse retirado soltando-se o parafuso que fica na parte inferior do escape. Mas isso não ocorre com os kits comercializados agora já que o miolo é soldado dentro do escape.

Uma forma de limpá-lo é tampando a saída (com o escape fora da bicicleta motorizada) e despejando fluído de freio dentro dele. Basta então deixar agir por 2 ou 3 dias e depois lavar com gasolina pura. O escapamento fica completamente livre dos depósitos de carvão e óleo.

Para me certificar uso ainda um pedaço de cabo de freio de bicicleta (ou cabo de aço) preso diretamente ao mandril da furadeira. Encaixo o cabo dentro do escape e coloco a furadeira para funcionar. É muito eficiente na remoção de resíduos de carbonização. Forte abraço