Andar pedalando com o motor desligado e a embreagem acionada.

feliperl84

New member
Olá pessoal. Costumo andar com um amigo e minha irmã. Como eles não possuem motorizadas, costumam andar a 15km/h. Nessa velocidade é desconfortável andar com o motor em funcionamento pois ele fica "embolando", acredito ser o efeito 4 tempos, ou até mais tempos! visto que a queima parece acontecer a cada 3 ou 4 rotações do motor. Assim acredito que andar nessas condições force o motor e a transmissão. Assim gostaria de saber se posso rodar pedalando, com o motor desligado e a embreagem acionada por vários quilômetros sem forçar alguma peça da transmissão ou embreagem. Obrigado!

feliperl84

New member
Mas não força o pino da embreagem? Pergunto isso também pois ouvi uns ruídos de metal contra metal enquanto pedalava. Antes que perguntem, tanto o pino quanto o resto das engrenagens da embreagem estão bem lubrificados.

Última edição por um moderador:

Carlos Mayer

New member
Olá pessoal. Costumo andar com um amigo e minha irmã. Como eles não possuem motorizadas, costumam andar a 15km/h. Nessa velocidade é desconfortável andar com o motor em funcionamento pois ele fica "embolando", acredito ser o efeito 4 tempos, ou até mais tempos! visto que a queima parece acontecer a cada 3 ou 4 rotações do motor. Assim acredito que andar nessas condições force o motor e a transmissão. Assim gostaria de saber se posso rodar pedalando, com o motor desligado e a embreagem acionada por vários quilômetros sem forçar alguma peça da transmissão ou embreagem. Obrigado!

Um motor de 2 tempos completando um ciclo a cada 3 ou 4 rotações do motor? Efeito 4 tempos?

Ao pedalar a motorizada de 2 tempos com o manete da embreagem acionado a transmissão gira, inclui-se neste movimento os pads de embreagem atritando sobre o disco da embreagem, dai o barulho que você menciona. O desgaste da transmissão nesta situação fica muito próximo ao desgaste em condições de uso com o motor ligado... Não se preocupe.

Forte abraço

feliperl84

New member
Muito Obrigado! Agora me sinto mais tranquilo! Ahh minha motorizada está chegando aos 400km. :)
Estou ansioso esperando pelos 500km pra dar uma esticada. Mas curta. ;)
Abraço!

OswalTech

New member
Muito Obrigado! Agora me sinto mais tranquilo! Ahh minha motorizada está chegando aos 400km. :)
Estou ansioso esperando pelos 500km pra dar uma esticada. Mas curta. ;)
Abraço!

OK.. mais sempre respeite a propoção óleo X gasolina, uma vez eu coloquei menos óleo (uns 25ml)ccom 1l de gasola..., porém na intenção de chegar rápido num posto e comprar logo um frasco de 500ml a fim de compreta-lo com mais óleo.

Só que, acredito que daria certo. porém um cara passou numa scooterzinha e propôs um racha de curta distância. cai na besteira de aceitar..... o ultrapassei como muita facilidade... mas, logo o motor deu um estalo e perdeu tração. na moral os aneis de segmentos se fundirão fora um rasco de cima até em baixo na camisa...

Então fique ligado... na propção óleo X gasola.

Abraços.

Última edição:

zula

New member
ola Carlos,td bem?
aproveitando a pergunta do amigo Feliperl84,gostaria de saber se mesmo quando acaba a gasolina e temos que pedalar por alguns kilometros,o amaciamento continua...pois o virabrequim gira normalmente,porem tenho medo de estar sem lubrificaçao nescessaria...minha bina tem 304km,80cc e motor 2t...aguardo resposta tks

peritogouveia

New member
Estou com problemas. Abri a tampa da embreagem perto da regulagem da embreagem, pois não estava funcionando e a roda ficou travada no modo bicicleta. Após abrir a tampa, saiu um pino, não sei se ele quebrou ou não. O que pode ser ser e se fica caro o conserto.