4t 50cc x 2t 80cc

Carlos Mayer

New member
Olá, Felipe

Vamos lá

1) Quanto de peso esse motor aguenta tracionar em uma subida? Vale lembrar que por exemplo, planejo usar um pneu de carro na roda traseira da bike que estou montando, o que a deixaria mais pesada e também sou pesado... Em comparação ao 80cc vale mais a pena?

Os kits de motorização de 2 e de 4 tempos são fabricados especificamente para bicicletas, logo devem ser instalados em bicicletas equipadas com pneus de bicicleta. Nem a embreagem dos 2 tempos e muito menos a T-Belt dos 4 tempos resistirão a um "pneu de carro". Devo salientar que este tipo de instalação invalidará a garantia do seu kit. Aqui mesmo no Fórum um membro construiu uma chopper com pneu de carro na roda traseira. Com poucos dias de uso a embreagem quebrou (era um 4 tempos com clutch box). Lembre-se que a capacidade máxima destes kits é de 120 Kg incluindo condutor e bicicleta.

2) Não ter de misturar gasolina e óleo em casa e poder simplesmente parar no posto para abastecer já é uma vantagem, até porque pretendo usar ela por volta de uns 46km diariamente, Para este fim o 4t poderia ser uma opção melhor que o 2t, ou vale mais levar em conta o consumo? 2t realmente consomem menos?

Os 4 tempos consomem nenos do que os 2 tempos. se considerarmos ainda que os 4 tempos são abastecidos apenas com gasolina o custo por Km rodado tende a ser ainda menor. O óleo dos kits 4 tempos vai no cárter e como são apenas 250 Ml um litro dá para 4 trocas ou 2.000 Km. A distância a ser percorrida diariamente não representa problemas nem para os kits de 2 e nem para os kits de 4 tempos.

3) Vou andar nas avenidas de São Paulo, preciso de um pouco de velocidade (não muita) para não atrapalhar o transito, após o amaciamento consigo andar com uma frequência de 45 a 50km/h, sem depreciar o motor? Essa velocidade para mim já é muito boa, se não for possível, usar shift para atingir essa velocidade constante, deprecia o motor?

Manter médias de 45 a 50 Km/h não é recomendado para nenhum dos kits. A velocidade está muito próxima da máxima e assim seu motor trabalhará quase sempre no limite de giros. Lembre-se também que os kits necessitam de um período de amaciamento de 500 Km quando a velocidade de cruzeiro não deve ultrapassar 50% da velocidade máxima. O shift kit é uma acessório que não comercializamos, logo prefiro não me manifestar a respeito.

4) Como vou usar ela todo dia e saio de madrugada e volto a noite, não tenho muito como contornar chuvas, ouvi dizer que o magneto é blindado nas 4t, minha 2t tinha teve vários problemas com isso, mesmo selando o motor com silicone.

A bobina do kit 4 tempos é blindada. Kits de 4 tempos não possuem "magneto". Quanto aos kits de 2 tempos o manual informa claramente que não devem ser expostos a chuva ou lavados com mangueira.

5) tem como utilizar o pedal para dar partida na 4t, ou só com a cordinha?

A única forma de colocar o kit de 4 tempos em funcionamento é com o pull start. O pedal funciona livre e independentemente do motor.

Forte abraço