Velocímetro e potencia do magneto

lyndell

New member
Opa, mas uma duvida para o fórum que pode ajudar outros alem de mim:
Primeiro, não sei se alguem ja passou por isso, eu tenho um velocímetro digital de 11 funções na minha bina porém por algum motivo (acredito que seja interferencia da parte elétrica) ela algumas vezes sofre um pane e reseta todas as suasconfigurações e dados salvos, como o odômetro. Não sei se é isso mesmo, e se for como posso resolver. Talvez isolando algumas partes com algum reforço, mas não sei.

Outra coisa, gostaria de saber que potencia posso utilizar extra do magneto, sem perder qualquer potencia da vela. Estava pensando em ligar 12 leds, algo como 2W de potencia...

Bom, espero que todas as minhas duvidas possam ajudar a outros também como me ajudaram outras dúvidas, hehehe.

Abraços galera.
 

Carlos Mayer

New member
Velocímetros

Lamento Lyndell mas é comum que o campo magnético gerado pelo sistema elétrico da motorizada interfira em velocímetros, digamos, de segunda linha. Posso te citar dois modelos que já utilizei em minha 2T sem qualquer problema. CatEye Tomo XC CC-ST200 e Serfas 22 estes modelos em específico na casa dos R$ 100,00 a 130,00. A solução neste caso é trocar o velocímetro por um dos modelos mencionados ou superior.

Magneto

Veja como funciona o magneto de sua Bina (não importa se 50 ou 80cc 2T):


A 10Km/h gera 2,0V

A 20Km/h gera 3,6V

A 30Km/h gera 4,1V

A 40Km/h gera 4,8V

A 50Km/h o gera 6,0V

Se passar dos 50Km/h o valor não se altera já que este é o limite do magneto original. O que pode acontecer se os leds utilizados forem de 6V é que acenderão com intensidade apenas quando a motorizada estiver lá pelos 50Km/h.

Eu uso na minha um farol ligado direto ao fio branco que sai do magneto e ao fio preto do aterramento. É um farol barato que utiliza lâmpada halógena de 6V (4 pilhas pequenas no original) e apenas 2W já acende forte a partir dos 20Km/h e ilumina satisfatoriamente a noite. Além dele tenho uma da Serfas de led que uso como "farol auxiliar".

Este está ligado ao magneto

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Este é o de led da Serfas

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Abç
 
Apesar da demora, obrigado pela resposta Carlos!
Me surgiu uma dúvida, será possivel trocar os cabos e/ou velas por resistivos (contra tais interferências)?
 

gilmar_2t

New member
O link é uma abreviação para uma pagina do Mercado "Livre" que
mostra um modelo popular de velocímetro com 14 funções, que foi
desmembrado por um colega acima.

O modelo que tenho é com fio, nao é via ondas de radio como o
do autor do tópico, mas como o reset do modelo com fio tambem
existe, achei pertinente destacar a dica.

Na base que fica presa a bicicleta existem 2 contatos metálicos
que passa os pulsos elétricos para o velocímetro.

Sem o motor o velocímetro funciona corretamente, mas com ele
as vibrações faz com que o velocímetro entre em "transe" e caia
em reset.

Resolvi esse problema levantando esses dois contatos pra que
pressionem com maior força com os do velocímetro.

Infelizmente, esse modelo de 14 funções, no meu caso,
emite aferições de velocidades máximas errôneas devido
as vibrações. Imagine que a velocidade máxima de um
percurso tenha sido 92km/h ?

O restante das informações, são precisas e é o que para
mim importa.

[]s :)
 
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