Motor 49cc 4tempos perdeu potencia na subida, apos ajustes do mecanico

Sandra

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Olá Pessoal,
Comprei minha bicimoto completa, qdo ela chegou andei uns 3 dias com ela antes de levar ao mecanico, para ele verificar se montei ela corretamente e fazer os ajustes necessarios iniciais.
O problema é o seguinte, antes do mecanico mexer nela, ela subia super bem qq subida, por mais acentuada q fosse, agora, depois dele mexer, ela não sobe mais subida nem msm eu pedalando o motor não puxa. O que será q ele mexeu q aconteceu isso??
Estava super feliz com a potencia dela, agora desanimei total, mto chateada!
Alguém pode me ajuda, a resolver isso! Ou sabe o que pode ter acontecido?
 

rancatoco

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Olá Pessoal,
Comprei minha bicimoto completa, qdo ela chegou andei uns 3 dias com ela antes de levar ao mecanico, para ele verificar se montei ela corretamente e fazer os ajustes necessarios iniciais.
O problema é o seguinte, antes do mecanico mexer nela, ela subia super bem qq subida, por mais acentuada q fosse, agora, depois dele mexer, ela não sobe mais subida nem msm eu pedalando o motor não puxa. O que será q ele mexeu q aconteceu isso??
Estava super feliz com a potencia dela, agora desanimei total, mto chateada!
Alguém pode me ajuda, a resolver isso! Ou sabe o que pode ter acontecido?


Oi Sandra. Praticamente impossível adivinhar o que pode ter acontecido. O jeito é vc levar de volta pra ele e relatar o acontecido. Se ele não abriu o motor, pode ser carburação. Mas vc relatando e ele for bonzinho com certeza ela voltará a subir os morros.

Vc disse que ele subia subidas ingrimes, qual o seu peso?
 

Sandra

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Oi Sandra. Praticamente impossível adivinhar o que pode ter acontecido. O jeito é vc levar de volta pra ele e relatar o acontecido. Se ele não abriu o motor, pode ser carburação. Mas vc relatando e ele for bonzinho com certeza ela voltará a subir os morros.

Vc disse que ele subia subidas ingrimes, qual o seu peso?


Meu peso é 97 kilos, eu apenas davas algumas pedalas( no máximo 5) no inicio da subida para o motor pegar pulso, depois disso, eu só acelerava e ela subia q era uma beleza!
 

Sandra

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Se ele mexeu na lenta e na regulagem de ar/combustível do carburador, pode acontecer isso de perder potencia??

O que eu pedi foi pra ele colocar o bagageiro, ai ele teve que trocar o tipo de parafuso ou eixo da roda, pq veio com varão, ai ele colocou o parafuso comum! e a corrente eu percebi q está mais esticada do q estava antes!

Não tem nenhuma marca que ele abriu o motor, está intacto a vedação!
 
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rancatoco

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Se ele mexeu na lenta e na regulagem de ar/combustível do carburador, pode acontecer isso de perder potencia??

O que eu pedi foi pra ele colocar o bagageiro, ai ele teve que trocar o tipo de parafuso ou eixo da roda, pq veio com varão, ai ele colocou o parafuso comum! e a corrente eu percebi q está mais esticada do q estava antes!

Não tem nenhuma marca que ele abriu o motor, está intacto a vedação!


Corrente muito esticada faz o motor perder força sim. se vc tiver uma chave 15 em casa, chegue a roda pra frente pra soltar um pouco a corrente e faça o teste. Acredito que ele não mexeu na carburação não, até pq esses mecânicos de bicicleta odeiam mexer com isso.

Agora com 97 Kg é impressionante o relato de subir morros com facilidade. Mas tem que ver o morro tb né. Teria como ( a título de curiosidade) vc achá-lo no street view e postar o link aqui?
 

rancatoco

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A minha é de 80/66cc. Vou fazer uma relação de morros que ela sobe ou não. Peso 84 Kg.


Esse ela sobe tranquilo:

https://www.google.com.br/maps/@-21...bwi4Lzq1yUgkXoHQDQ!2e0!7i13312!8i6656!6m1!1e1


Esse ela sobe bem no começo, mas no final quase para.

https://www.google.com.br/maps/@-21...uL4Eh8PVEgD4DcypWw!2e0!7i13312!8i6656!6m1!1e1

Esse ela sobe:

https://www.google.com.br/maps/@-21...DNvI_TsEm9OPDv9sTQ!2e0!7i13312!8i6656!6m1!1e1


Esse ela não sobe nem com reza braba:

https://www.google.com.br/maps/@-21...zckZTaxbss_gtHBb-w!2e0!7i13312!8i6656!6m1!1e1


Detalhe: Uso coroa de 41 dentes, a original é de 44.
 
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Sandra

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rancatoco

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https://www.google.com.br/maps/@-22...4!1shMjN1KlID8Iao3fVzLuVYA!2e0!7i13312!8i6656
Essa é uma avenida que eu subo e desço ela inteira com a bicimoto, ela tem pontos com mais aclives e menos aclives.

https://www.google.com.br/maps/@-22...4!1sJ64yCMB_gVW1kUQ4_MLyOA!2e0!7i13312!8i6656
E essa é uma outra rua, com subida que ela subia tb facil sem pedalar

Agora tanto uma como a outra, depois que o mecanico mexeu na bicimoto, ela não sobe nem pedalando!


Caramba ein. Muito forte esse motorzinho de 49cc. Bom faz o teste afrouxando a corrente. Se não der certo vc leva no mecânico pra ver se ele se lembra de ter feito algo que zicou o motor.
 

Sandra

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Pois é, eu estava mto contente pq ela conseguia subir sem problemas as subidas com emu peso, mas me arrepndi de ter levado pra ele dar uma geral e ver se tava tudo OK!
Como hj o dia amanheceu chovendo aqui, não tive como levar ela lá pra ele ver o q acontece, mas levarei na segunda-feira.
Hj eu estou trabalhando e não terei como mexer nela, mas amanha domingo, se não chover, vou afroxar um pouco a corrente como vc disse e testar pra ver se volta ao q era!

esta desligada o afogador, isso já manjei kkkk

Vc acha que Se ele mexeu na lenta e na regulagem de ar/combustível do carburador, pode acontecer isso de perder potencia tb??
 

rancatoco

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Pois é, eu estava mto contente pq ela conseguia subir sem problemas as subidas com emu peso, mas me arrepndi de ter levado pra ele dar uma geral e ver se tava tudo OK!
Como hj o dia amanheceu chovendo aqui, não tive como levar ela lá pra ele ver o q acontece, mas levarei na segunda-feira.
Hj eu estou trabalhando e não terei como mexer nela, mas amanha domingo, se não chover, vou afroxar um pouco a corrente como vc disse e testar pra ver se volta ao q era!

Vc acha que Se ele mexeu na lenta e na regulagem de ar/combustível do carburador, pode acontecer isso de perder potencia tb??

Verifique a alavanca do afogador no carburador. Tenho quase certeza que deve ser isso. Ela tem que ficar abaixada.
 

Sandra

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Esta abaixada ou desligado o afogador, isso já manjei kkkk, após ligar ela (qdo frio) em seguida ja desligo o afogador!

Vc acha que Se ele mexeu na lenta e na regulagem de ar/combustível do carburador, pode acontecer isso de perder potencia tb??
 

Sandra

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Huumm....o ideal dessa regulagem de mistura Ar/Combustivel, qual seria? Mais combustivel, menos Ar? Ou tem q ser igualmente de ambos?
 

rancatoco

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Huumm....o ideal dessa regulagem de mistura Ar/Combustivel, qual seria? Mais combustivel, menos Ar? Ou tem q ser igualmente de ambos?


A mistura que da mais potencia é 12/1, mas é uma proporção perigosa pois pode danificar o pistão então a proporção SEGURA com mais potência é 15/1. Como o seu motor está amaciando ele precisa de uma mistura mais rica pra poder ir mais óleo enquanto as peças estão meio presas. Depois que ele amaciar vc começa a regular pra achar a tal proporção 15/1. O único meio de saber se está ideal é verificando a vela. Tem que estar marrom. eu particularmente nunca consegui essa mistura ideal.

Uma dica valiosa é usar óleo 100% sintético, custa um absurdo mas rende muito mais. Enquanto se usa 63ML do mineral durante o amaciamento, se usa 15 ml do sintético. E depois do amaciamento se usa 10 ml. Quer dizer que 1 litro de óleo sintético da pra andar 4.000 km (supondo 40km/l de consumo) E a proteção que da no motor é muito maior. Sem contar que não faz fumaça, não solta cheiro e não fica pingando nem espirrando pelo escapamento.


 
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Sandra

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Bom, vou mexer por enquanto apenas na correira e ver o resultado. Porque esse negocio da mistura já é mais complicado pra mim que não sou mecânica rsrs

Por enquanto, muito obrigado pelas informações e ajuda! Espero q mexendo na corrente já resolva!

Até logo!
 

Gladston

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Olá pessoal, cuidado com as contradições, no tópico Sandra refere-se a um motor 4 tempos, nas orientações Rancatoco faz referências a mistura de óleo na gasolina específica dos motores 2 tempos. Os carburadores dos motores 2 tempos e 4 tempos são diferentes e o motor 4 tempos queima gasolina sem adição de óleo, sua lubrificação e feita pelo Carter.
 

rancatoco

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Olá pessoal, cuidado com as contradições, no tópico Sandra refere-se a um motor 4 tempos, nas orientações Rancatoco faz referências a mistura de óleo na gasolina específica dos motores 2 tempos. Os carburadores dos motores 2 tempos e 4 tempos são diferentes e o motor 4 tempos queima gasolina sem adição de óleo, sua lubrificação e feita pelo Carter.

Carambaaaa, verdade, me desculpem. Pensei que era o 2 tempos.

Putz, nada haver
 

Sandra

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Olá pessoal,
Eu afrouxei um pouco a corrente, mas ela continuou perdendo potencia!
Bom, conforme orientação do rancatocco, eu assisti ao vídeo que ele indiciou sobre carburador, lógico que eu não desmontei, pq isso eu não me arrisco, mas eu resolvi arriscar a mexer no parafuso do Ar/Combustível, fechei ele todo e fui abrindo aos poucos e testando, ela deu uma boa melhorada do que estava após o mecânico ter mexido, mas msm assim não voltou a ficar top como estava antes dele mexer.
 
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