Pessoal fiz um Check List em cima dos comentário. Favor corrijam se algo não estiver de acordo.
MOTOR NÃO PEGA. TUTORIAL IMPROVISADO
1 - Comece tirando a vela, após ligue novamente no cabo de vela, encoste a rosca da vela na tampa do motor, você empurra a bicicleta e verifique se a vela está faiscando. Se não faiscar o defeito é na parte elétrica, pode ter derretido algum fio encostado no escape, ou defeito nas emendas.
2 - Se o problema está somente na partida inicial, pode ser afogamento.
Toda vez que der uma parada na Bike (de um dia para outro), feche a válvula on/off que fica junto ao tanque. Se ficar mais tempo parada jogue fora a gasolina do tanque e esvazie o carburador afrouxando o parafuso abaixo do carburador.
Recoloque nova gasolina misturada com óleo 2 tempo. Tipos de óleo. Mineral 63 ml/litro de gasolina, Semissintético 50 ml/litro de gasolina, Sintético ?? ml/litro de gasolina,. A quantidade de óleo deve ser medida em ml usando uma Seringa comprada em qual quer farmácia. A quantidade de óleo varia de acordo com o tipo de óleo por litro de gasolina. FAVOR ME AJUDEM, COM A QUANTIDADE DE ÓLEO POR LITRO TENHO DÚVIDA PARA ÓLEOS SINTÉTICOS.
Obs. Faça apenas a mistura de gasolina e óleo 2 tempo na quantidade que for usar logo. Não deixe estocado combustível misturado com óleo. O óleo decanta e a gasolina envelhece perde a octanagem, isto é perde o poder de explosão.
3 – Abra a torneirinha do tanque. verifique se está passando gasolina pelo filtro e mangueiras. Verifique Qual é a mistura (proporção) de óleo que está usando? Acione 4 ou 5 vezes o botão no carburador o qual ergue a boia do carburador enchendo a cuba do carbura. Tente dar a partida. Caso não pegar.
4- Verifique a agulha, em qual sulco está? Lembrando A chaveta no primeiro sulco de cima para baixo na agulha, a mistura fica pobre isto é, entra mais ar menos combustível. No sulco do meio é uma regulagem média que vem da fábrica. A chaveta no quarto ou quinto sulco de cima para baixo a mistura fica rica isto é, mais gasolina que ar. Cidades ao nível do mar, mistura mais rica. Na serra ou em cidades acima de 500 metros de altitude, mistura mais pobre.
5 - Verifique o estado da vela deve estar limpa e seca. Se for possível, no futuro, troque a vela pela B5HS ou uma de íridium.
Obs. Falando em vela como limpa-la? Como eu faço: (Passe uma lixa fina, após lave com gasolina limpa, APÓS SECA pode aquecer um pouco o eletrodo central na boca do fogão lembrando após ela estar seca).
6 – No motor 2 tempo na primeira partida do dia, você deve acionar o afogador senão a mistura ar/gasolina fica entrando e retornando. Pegando, vc deve abrir imediatamente o afogador. Os óleos sintéticos não queimam, saem cru no escape, isso faz com que a vela fique molhada, dificultando a ignição.
7 - Um jeito de pegar rapidamente: (Sugestão de alguns colegas).
A) Colocar o afogador no ON.
B) Dar 2 aceleradas até o fim no acelerador.
C) Depois segurar o acelerador na posição acelerado, e puxar a cordinha de arranque (PULL START, partida manual). E o motor pega.