Victoria FM 38 L

Carlos Mayer

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A fábrica alemã Victoria produziu um kit de motor para bicicletas entre 1946 e 1954.

O engenheiro Albert Roder foi o criador do kit FM 38 (Fahrrad-Motor 38cc) que é considerado o primeiro kit a venda para ser instalado pelo proprietário transformando assim sua bicicleta comum em uma bicicleta motorizada. O motor de cara se tornou um sucesso pois era de fácil instalação, econômico e havia se saído muito bem em testes de estrada. Algumas unidades do kit foram montadas em bicicletas Victoria pelo próprio fabricante.

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Motor: Um cilindro de 2 tempos com 38cc que gerava 0,8 Hp a 4000 rpm. O cabeçote era removível assim como o silencioso. O sistema elétrico era composto de um magneto Noris que gerava 3 watts, 6 volts.

Transmissão: Construída no próprio bloco do motor. Duas marchas que podiam ser trocadas através de um manete fixado ao canote do guidão – a transmissão final era feita por meio de pinhão e coroa fixada diretamente à roda traseira.

Combustível: 3 litros de gasolina misturada a óleo 2 tempos. Consumo: 1,5 litros para cada 100Km a uma média de 30 Km/h.

Peso: Motor com tanque, suporte e acessórios 11,5 Kg.

Este mesmo motor com algum nível de preparo foi recordista de velocidade no dia 12 de abril de 1951 marcando impressionantes 79Km/h para uma bicicleta motorizada. As alterações se limitaram a instalação de um carburador Bing de 14mm a eliminação do filtro original da marca Knecht que foi substituído por uma “corneta” que permitia melhor captação de ar, guidom baixo e uma interessante carenagem aerodinâmica feita de alumínio que permitia diminuir a resistência ao vento.

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Nesta outra imagem de época podemos perceber que o piloto ia completamente deitado e esticado sobre a bicicleta motorizada equipada com o motor Victoria FM 38. Todo este esforço em busca de um recorde de velocidade o que representava muito em termos de propaganda para seus motores.

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O motor tinha detalhes realmente incríveis para a época. A admissão era por válvula rotativa no cárter e não pelo cilindro, como é comum nos motores 2 tempos. O carburador não tinha cuba de nível constante e por esse motivo não tinha marcha-lenta. Fechando o acelerador todo – o conjunto vinha com acelerador rotativo tipo motocicleta, a borracha era marca Magura, com nas motos BMW até hoje – o motor parava. Nas paradas nos sinais o normal era deixar o motor morrer, quando abrisse pedalava-se um a dois metros e ligava-se o motor de novo, numa versão rudimentar dos atuais liga/desliga (stop/start)…

O pequeno filtro de ar de malha de aço era da marca Knecht, exatamente a marca dos filtros de ar de carros como Porsche até os dias de hoje. A ignição era por magneto e havia um circuito separado para iluminação, fantástico! Farol e luz traseira eram alimentados por esse circuito.
A transmissão era por corrente, com pinhão e coroa, sendo o pinhão normalmente de 12 dentes. Havia na época a venda como acessório um pinhão de 13 dentes que tinha por finalidade alongar a transmissão permitindo velocidade máxima entre 50 e 60Km/h bastante se considerarmos que era uma bicicleta motorizada.

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Motor Victoria FM 38L o precursor dos atuais kits para motorizar bicicletas…
 
D

dflamen

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Que bacana essa bicicleta motorizada!!
 

Anexos

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Carlos Mayer

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Este deve ser o kit "tio avô" dos atuais... Muito bacana mesmo...

Um conhecido de Petrópolis encontrou um kit destes numa caixa na garagem da casa de campo da família. Está em processo de restauração e pelo que me disse pretende instalar em uma Göricke para manter o estilo. Se tudo der certo em breve teremos fotos desta restauração.
 

juliomartini

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Por volta de 1955 meu pai possuiu uma que usava para todos os fins, na cidade de Pirauba no interior de minas gerais, sempre comenta sobre a mesma e fala da resistencia pois nunca deu defeito a não ser formação de carvão na janela de escapamento provocando perda de potencia, problema que existe em todos os motores dois tempos, que pode ser evitado usando a quantidade de oleo recomendada e manutenção preventiva, ele não sabe dizer como chegou ao Brasil a maquininha dele mas fala com muita certeza que foram utilizadas pelo exercito alemão na invasão da Austria na segunda guerra, gostei muito deste topico ja que pude visualizar a mesma e ter ideia de como era!
 

Carlos Mayer

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Julio estes motores chegaram ao Brasil na forma de kits lá pelo final dos anos 40. A importação era um gesto de "boa fé" do Brasil para ajudar na reconstrução da Alemanha. O mesmo foi feito por Argentina, Uruguai e Paraguai. Existem registros de que mais de 500 mil kits foram importados na época se transformando rapidamente numa febre.

Bicicletas motorizadas Victoria foram importadas já com o kits instalados de 1951 a 1954 este (infelizmente) o último ano de fabricação...

Este sem dúvida é o avô dos kits atuais...
 
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