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<blockquote data-quote="Carlos Mayer" data-source="post: 428" data-attributes="member: 16"><p><strong>7. Qual a composição básica dos lubrificantes atuais - dispersantes, detergentes, etc - e para que serve cada um desses agentes? </strong></p><p></p><p>Os lubrificantes consistem basicamente da mistura de óleos básicos e aditivos. De acordo com a aplicação e com o nível de performance exigido, a formulação poderá ser diferente. Os aditivos são adicionados nas mais variadas proporções com a finalidade de melhorar ou conferir propriedades desejadas ao lubrificante final. Eles são classificados em 3 categorias:</p><p> </p><p><strong>Os que modificam a performance do óleo: aumentadores do índice de viscosidade e abaixadores do ponto de fluidez.</strong></p><p> <strong></strong></p><p><strong>Os que protegem o lubrificante: antioxidantes e antiespumantes. </strong></p><p><strong></strong></p><p><strong>Os que protegem as superfícies lubrificadas: anticorrosivos, antiferrugem, dispersantes/detergentes e anti-desgaste.</strong></p><p> </p><p>É bom lembrar que o lubrificante possui uma série de funções. Em se tratando de lubrificantes para motores, a mais importante é a formação de um filme suficientemente espesso, para prevenir o contato entre as superfícies metálicas reduzindo conseqüentemente o atrito aumentando a eficiência dos motores. Por conta disso, fabricantes de lubrificantes investem intensamente em tecnologia de aditivos pois de nada adiantaria projetar-se um motor de grande eficiência, se o lubrificante utilizado não consegue manter uma adequada película entre as partes móveis em condições severas de operação (temperaturas elevadas e altas cargas). </p><p></p><p>Outra função que merece destaque é a capacidade que o óleo tem de promover a refrigeração do equipamento. A terceira tão importante quanto as anteriores, é a refrigerante. Permitir que o lubrificante acelere o seu processo de degradação ao limite máximo poderá levá-lo a apresentar a aparência de uma graxa escura. Nesse momento não haverá a quantidade de óleo necessária para a lubrificação do motor levando-o ao seu travamento. </p><p></p><p><strong>8. Quais as diferenças entre os óleos para motores dois tempos e os para motores quatro tempos de motocicletas?</strong></p><p> </p><p>Assim como os óleos para motores 4 tempos, os óleos 2 tempos também tem de ser formulados com componentes de alta qualidade, de maneira a alcançar um melhor desempenho. A maior parte destes lubrificantes, possui em sua composição, diluentes que facilitam a diluição dele na gasolina, bem como a fluidez do óleo nos sistemas de lubrificação automática. Além destes aditivos, é importante que estes lubrificantes possuam abaixadores do ponto de fluidez a fim de melhorar o fluxo sob baixas temperaturas, anticorrosivos para prevenir a corrosão interna do motor, quando estiver desligado, detergentes e dispersantes.</p><p></p><p>Propriedades que influenciam na escolha do óleo para motores 2 tempos:</p><p> </p><p>· Baixa formação de depósitos </p><p>· Proteção contra “riscamento” das peças metálicas </p><p>· Características antiferrugem </p><p>· Elevada miscibilidade com o combustível </p><p>· Aditivos dispersantes sem cinzas para motores náuticos (não utilizar em bicicletas motorizadas)</p><p>· Aditivos dispersantes com baixo teor de cinzas para motores de motocicletas </p><p>· Baixa formação de fumaça </p><p>· Proteção anti-desgaste</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="Carlos Mayer, post: 428, member: 16"] [b]7. Qual a composição básica dos lubrificantes atuais - dispersantes, detergentes, etc - e para que serve cada um desses agentes? [/b] Os lubrificantes consistem basicamente da mistura de óleos básicos e aditivos. De acordo com a aplicação e com o nível de performance exigido, a formulação poderá ser diferente. Os aditivos são adicionados nas mais variadas proporções com a finalidade de melhorar ou conferir propriedades desejadas ao lubrificante final. Eles são classificados em 3 categorias: [b]Os que modificam a performance do óleo: aumentadores do índice de viscosidade e abaixadores do ponto de fluidez. Os que protegem o lubrificante: antioxidantes e antiespumantes. Os que protegem as superfícies lubrificadas: anticorrosivos, antiferrugem, dispersantes/detergentes e anti-desgaste.[/b] É bom lembrar que o lubrificante possui uma série de funções. Em se tratando de lubrificantes para motores, a mais importante é a formação de um filme suficientemente espesso, para prevenir o contato entre as superfícies metálicas reduzindo conseqüentemente o atrito aumentando a eficiência dos motores. Por conta disso, fabricantes de lubrificantes investem intensamente em tecnologia de aditivos pois de nada adiantaria projetar-se um motor de grande eficiência, se o lubrificante utilizado não consegue manter uma adequada película entre as partes móveis em condições severas de operação (temperaturas elevadas e altas cargas). Outra função que merece destaque é a capacidade que o óleo tem de promover a refrigeração do equipamento. A terceira tão importante quanto as anteriores, é a refrigerante. Permitir que o lubrificante acelere o seu processo de degradação ao limite máximo poderá levá-lo a apresentar a aparência de uma graxa escura. Nesse momento não haverá a quantidade de óleo necessária para a lubrificação do motor levando-o ao seu travamento. [b]8. Quais as diferenças entre os óleos para motores dois tempos e os para motores quatro tempos de motocicletas?[/b] Assim como os óleos para motores 4 tempos, os óleos 2 tempos também tem de ser formulados com componentes de alta qualidade, de maneira a alcançar um melhor desempenho. A maior parte destes lubrificantes, possui em sua composição, diluentes que facilitam a diluição dele na gasolina, bem como a fluidez do óleo nos sistemas de lubrificação automática. Além destes aditivos, é importante que estes lubrificantes possuam abaixadores do ponto de fluidez a fim de melhorar o fluxo sob baixas temperaturas, anticorrosivos para prevenir a corrosão interna do motor, quando estiver desligado, detergentes e dispersantes. Propriedades que influenciam na escolha do óleo para motores 2 tempos: · Baixa formação de depósitos · Proteção contra “riscamento” das peças metálicas · Características antiferrugem · Elevada miscibilidade com o combustível · Aditivos dispersantes sem cinzas para motores náuticos (não utilizar em bicicletas motorizadas) · Aditivos dispersantes com baixo teor de cinzas para motores de motocicletas · Baixa formação de fumaça · Proteção anti-desgaste [/QUOTE]
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