Velocidade em Km/h e soquinhos motor 2t

Henrique santos

New member
Olá Carlos estou com uma grande duvida, tenho meu motor 2t com mais o menos 700 km rodados, sempre andei em 30 km/h de uns dias para cá estou li aqui no forum que posso andar no maximo 45 km/h entao passei a andar muito poucas vezes em 35 a 40 km/h fui para píracicaba em 30 km/h e voltei normal, mas a questao é por que agora quando ando em 30 km/h o motor fica dando uns soquinhos e meio tripidando? quando passo dos 30 km/h ele anda normal bem firmada a aceleraçao. e tambem uma outra duvida é: quando subo uma subida que nao é tao bruta o motor vai indo bem estabilizado, mas percebi que chega um momento que automaticamente ele muda para uma rotaçao maior e sobe bem mais rapido, ae eu pedalo um certo tanto e desacelero um pouco e ele fica estavel novamente, mas essa rotaçao automatica do motor pode danificar meu motor ou é normal? obrigado

Carlos Mayer

New member
Olá, Henrique

Não é normal o motor acelerar e desacelerar sozinho... O que pode estar acontecendo é que a vela depois de certa temperatura (motor mais quente) começa a disparar o motor. Você chegou a retirá-la? Verificar como estão suas condições? Uma solução barata para este tipo de problema é trocar a vela original Z8C pela NGK B5HS... É uma vela de ótima relação custo benefício e acredito que solucionará este problema... Forte abraço

r.mazza

New member
Carlos, ele afirma que isso ocorre em subidas, será que não está patinando a embreagem e aí ele sobe de giro? Pois ele diz que pedala um pouco e o motor volta à rotação normal, pode ser problema na regulagem da embreagem, ou gastou.

Carlos Mayer

New member
Releia a postagem R.Mazza... Ou melhor vou poupar seu trabalho:

"quando subo uma subida que nao é tao bruta o motor vai indo bem estabilizado, mas percebi que chega um momento que automaticamente ele muda para uma rotaçao maior e sobe bem mais rapido"

Embreagem gasta não faria o motor subir bem mais rápido uma ladeira não é? Pads gastos não fazem a motorizada andar mais rápido apenas o motor subir de giro enquanto a velocidade cai..

No mais um motor com apenas 700 Km rodados não pode estar com os pads gastos já que estes duram em média entre 5 e 6 mil Km...

Boa tentativa...

Henrique santos

New member
Então Carlos outro detalhe para ajudar nas ipoteses, o motor sobe de giro quando pareçe nao aguentar aquela rotaçao estavel, exemplo: começo a subir em uns 32 km/h quando ela vai perdendo um pouco de velocidade ela sobe de giro sozinha ae a rotaçao parece dobrar a bina fica mais rapida como se eu estivesse andando em 55 km/h e nunca segurei acelerado nessa rotaçao para ver oque aconteçe por medo de travar etc. entao quando aconteçe isso eu ajudo pedalando pra ela pegar uma velocidade onde ela volta a ficar com rotaçao normal.

r.mazza

New member
Então, eu tinha entendido que a rotação subia mas a velocidade não acompanhava, é isso.
Ainda acho que o texto tá meio confuso...

Henrique santos

New member
Olá! troquei a vela original pela NGK B5HS deu uma boa melhorada, e tambem eu estava colocando 50 ml de óleo como mencionado no forum só que estava pretejando a vela, entao diminui para 40 ml de óleo deu uma boa diferença na estabilidade. desde ja agradeço todos

r.mazza

New member
Olá! troquei a vela original pela NGK B5HS deu uma boa melhorada, e tambem eu estava colocando 50 ml de óleo como mencionado no forum só que estava pretejando a vela, entao diminui para 40 ml de óleo deu uma boa diferença na estabilidade. desde ja agradeço todos

isso é menos óleo do que o fabricante recomenda, vai quebrar seu motor.
Você subiu a temperatura da vela e reduziu a quantidade de óleo.... grande probabilidade de fundir o motor. Ou empenar o cabeçote. Ou quebrar o rolamento do pistão. Etc.
Achava melhor não alterar a quantidade de óleo. Se a vela estava "pretejando" ??? como você mencionou, pode ser a mistura de combustível no carburador, reduzir o óleo não me parece adequado.
Mas é só minha opinião.

Henrique santos

New member
Ok. mas como esta dito no forum colocar 50 ml de óleo em 1 litro de gasolina esta correto? eu uso uma seringa de 20 ml, entao coloco 2 seringa que da 40 ml mais 10 ml do óleo, misturo dentro de um pote de 1 litro e depois coloco no tanque, vi no manual do forum que a vela deve ficar com a cor de café e a minha original estava preta, agora que estou usando a vela NGK B5HS, mas ae qual o procedimento correto a fazer? o que devo fazer no carburador para ficar no ponto correto? o óleo que eu uso é da castrol motor 2t semi-sintético 500ml actevo extra. entao com isso vou continuar colocando os 50ml mesmo pretejando a vela. desde ja obrigado

Carlos Mayer

New member
Se você coloca 40 Ml compromete a lubrificação e fica exposto a todos os riscos mencionados pelo amigo Mazza... O óleo recomendado para estes motores é o 2T mineral para motores refrigerados a ar e você está usando um semi-sintético talvez ai esteja a explicação de não conseguir a coloração ideal da vela. Não me leve a mal, não estou criticando o tipo ou a qualidade do óleo que está usando mas considerando os "defeitos" que a sua motorizada apresentou pode ser que ai esteja a origem dos problemas...

Quanto a regulagem do carburador ela é feita na agulha. A regulagem padrão (período de amaciamento) é que a trava fique no 3º sulco de cima para baixo o que significa uma mistura de nível intermediário de gasolina e ar. Se você descer a agulha mais um sulco (4º) você enriquecerá ainda mais a mistura e se subir a agulha para por exemplo o 2º sulco de cima para baixo empobrecerá.

Em qualquer da situações aqui apresentadas o resultado só aparece mesmo com 1 ou 2 dias de uso entende? Então se quiser fazer o teste comece por exemplo empobrecendo a mistura colocando a trava da agulha do 3º para o 2º sulco. Limpe a vela e ande por um ou dois dias. Retire a vela e veja a coloração. Se ficou mais clara significa que seu motor funciona melhor com a mistura mais pobre. Só mesmo testando pra saber em que regulagem seu motor responderá melhor sem afetar consumo e desempenho. A minha 50cc 2T por exemplo "prefere" mistura mais pobre (2º sulco) e com isso consigo trabalhar com a vela bem seca e limpa...

Forte abraço